Painel Interativo: A Revolução dos Organismos Internacionais

Desenvolvida por: Nara N… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Crise de 1929 e o período entre guerras

A atividade 'Painel Interativo: A Revolução dos Organismos Internacionais' visa proporcionar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada e crítica sobre o surgimento dos organismos internacionais no período entre guerras, com destaque para a Liga das Nações. A atividade será desenvolvida em quatro aulas de 60 minutos, utilizando metodologias ativas para engajar os alunos. Na primeira aula, os estudantes participarão de um jogo educativo que introduz os conceitos fundamentais dos organismos internacionais. A segunda aula aplicará a metodologia de sala de aula invertida, onde, previamente instruídos, os alunos farão pesquisas sobre a Liga das Nações, suas origens e seu impacto global. A terceira aula será expositiva, permitindo ao professor consolidar os conhecimentos adquiridos e destacar a relevância histórica e contemporânea desses organismos. Finalmente, a quarta aula será uma roda de debate, onde os alunos, apoiados por materiais visuais e comunicação adaptada, discutirão as limitações e contribuições dos organismos internacionais, desenvolvendo pensamento crítico e habilidades argumentativas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em estimular nos alunos uma análise crítica sobre a formação de organismos internacionais e seu impacto nas políticas globais. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de elaborar uma visão crítica sobre as atuações desses organismos, identificando suas contribuições e limitações históricas e atuais. A atividade é planejada para promover o entendimento dos princípios dos Direitos Humanos e como eles se conectam com o funcionamento dessas entidades internacionais. Além disso, busca-se fomentar a discussão sobre cidadania global, justiça e igualdade, elementos essenciais no contexto histórico da Liga das Nações e em seus sucessores contemporâneos.

  • Desenvolver uma análise crítica sobre o papel dos organismos internacionais.
  • Fomentar a compreensão dos princípios dos Direitos Humanos no contexto internacional.
  • Promover a discussão sobre cidadania global e igualdade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS603: Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
  • EM13CHS604: Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
  • EM13CHS605: Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade explorará a formação e o impacto dos organismos internacionais surgidos no período entre guerras, com foco predominante na Liga das Nações. Os estudantes investigarão as razões históricas que motivaram a criação destes organismos, suas estruturas e funções, e como eles pavimentaram o caminho para futuras entidades internacionais, como a ONU. A abordagem histórica se tornará contemporânea ao relacionar esses insights com desafios globais atuais, como a governança internacional, os princípios dos Direitos Humanos e a atuação em crises globais. Esta contextualização visa não apenas explorar o passado, mas conectar esses eventos com o presente, fomentando uma compreensão crítica das estruturas de governança global.

  • História da Liga das Nações e sua origem no contexto pós-Primeira Guerra Mundial.
  • Estrutura e funções das organizações internacionais no período entre guerras.
  • Contribuições dos organismos internacionais para a governança global atual.

Metodologia

Para esta atividade, aplicaremos distintas metodologias ativas aprimorando a abordagem didática e facilitando o engajamento dos alunos. A Aula 1 introduz a Aprendizagem Baseada em Jogos, a qual estimulará o interesse inicial pelo tema dos organismos internacionais, por meio de interações lúdicas e dinâmicas, promovendo a internalização de conceitos básicos. Na Aula 2, adotaremos a Sala de Aula Invertida, permitindo que os alunos explorem e pesquisem conteúdos fora de aula, criando um ambiente colaborativo onde compartilham saberes e debates, potencializando suas habilidades de investigação e síntese. Na Aula 3, realizaremos uma Aula Expositiva, onde os conhecimentos adquiridos serão consolidados e interligados com reflexões críticas conduzidas pelo professor. Por fim, a Aula 4 consistirá em uma Roda de Debate, onde os alunos, utilizando argumentos baseados em suas pesquisas e reflexões, discutirão o impacto, as contribuições e as limitações dos organismos internacionais, estimulando o desenvolvimento de pensamento crítico e habilidades argumentativas.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Sala de Aula Invertida.
  • Aula Expositiva.
  • Roda de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade será estruturado em quatro encontros de 60 minutos cada, promovendo uma construção do conhecimento de maneira gradual e contínua. A Aula 1 introduz os conceitos através de um jogo interativo, facilitando a compreensão inicial dos organismos internacionais. Na Aula 2, o foco será a pesquisa individual e colaborativa sobre a Liga das Nações, antecipando discussões e reflexões na Sala de Aula Invertida. A Aula 3 proporcionará uma aula expositiva, fundamentando os conceitos explorados e relacionando-os aos contextos atuais. Finalmente, a Aula 4 culminará em uma Roda de Debate, onde os alunos sintetizarão seus conhecimentos, debatendo o papel e impacto dos organismos internacionais na política global. Este cronograma busca engajar os alunos através de metodologias ativas, oferecendo oportunidades para que desenvolvam não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades críticas e de argumentação.

  • Aula 1: Introdução aos organismos internacionais através de um jogo interativo.
  • Momento 1: Introdução ao tópico e instruções do jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente o tema dos organismos internacionais, destacando o contexto histórico do período entre guerras. Explique o objetivo da atividade, que é aprender de maneira interativa sobre o surgimento desses organismos, especialmente a Liga das Nações. Distribua aos alunos os materiais do jogo educativo e explique as regras. É importante que você assegure que todos compreendam as instruções e estejam prontos para participar.

    Momento 2: Realização do jogo educativo (Estimativa: 35 minutos)
    Permita que os alunos joguem em grupos, incentivando a colaboração e discussão entre eles. Durante a atividade, observe se os alunos estão se engajando e compreendendo os conceitos abordados. Auxilie os grupos que estiverem com dificuldades, mas incentive que resolvam os problemas discutindo entre si. Avalie a participação dos alunos e o uso criativo dos conceitos durante o jogo.

    Momento 3: Discussão e síntese em grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Conclua o jogo pedindo que cada grupo compartilhe o que aprendeu e discuta as interações do jogo que acharam mais impactantes. Oriente um breve debate sobre como os organismos internacionais influenciam questões contemporâneas. Incentive os alunos a relacionarem o jogo com temas da atualidade, como a ONU e a cidadania global. Utilize a discussão para avaliar a capacidade de conexão entre o conhecimento adquirido e sua aplicação em contextos atuais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, assegure a presença de um intérprete de Libras durante a explicação das regras e a discussão em grupo. Ofereça legendas ou transcrições resumidas do conteúdo em vídeos ou apresentações. Utilize recursos visuais, como gráficos e imagens, que possam facilitar a compreensão dos conceitos do jogo. Permita que os alunos com deficiência auditiva escolham modos alternativos de participação e expressão durante o jogo, conforme necessário. É importante criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e encorajados a contribuir com suas perspectivas únicas.

  • Aula 2: Pesquisas individuais e colaborativas sobre a Liga das Nações na Sala de Aula Invertida.
  • Momento 1: Orientação para pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula lembrando o objetivo da atividade sobre a Liga das Nações e destacando os temas para pesquisa. Explique que a metodologia de sala de aula invertida busca que cada aluno traga um conhecimento prévio, compartilhando-o com seus colegas. Distribua os temas de pesquisa previamente comunicados e distribua aos alunos. Garanta que todos sabem o que pesquisar e utilizem fontes confiáveis. Motive-os a refletir sobre a origem, estrutura e funções da Liga das Nações.

    Momento 2: Pesquisa Individual e Sistematização (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos comecem a pesquisa individual com os dispositivos eletrônicos disponíveis. Circule pela sala monitorando o progresso, oferecendo apoio para acessar as informações e fontes adequadas. Sugira que façam anotações resumidas para compartilhar posteriormente. Avalie a habilidade dos alunos em identificar informações relevantes e em sistematizar o conhecimento obtido.

    Momento 3: Colaboração em Grupo e Elaboração de Apresentações (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em grupos para compartilhar suas descobertas e discutir os pontos principais. Incentive a comunicação efetiva e assegure que cada membro contribua. Após a troca de ideias, oriente os grupos a prepararem uma breve apresentação visual utilizando recursos digitais como slides, abordando de maneira sucinta os aspectos mais relevantes de suas pesquisas. Avalie a colaboração e a capacidade de síntese dos grupos.

    Momento 4: Apresentações e Reflexão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os grupos a apresentarem suas descobertas de forma concisa. Após cada apresentação, abra para perguntas e comentários dos colegas. Estimule reflexões sobre o impacto histórico da Liga das Nações e sua relação com os organismos internacionais atuais. Avalie a clareza das apresentações e a habilidade crítica dos alunos ao questionar e refletir sobre os conteúdos apresentados.

  • Aula 3: Consolidação dos conhecimentos por meio de uma aula expositiva.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o que foi discutido nas aulas anteriores sobre a Liga das Nações e outros organismos internacionais. Utilize um recurso visual, como um mapa temporal ou linha do tempo, para relembrar os eventos-chave e contextualizar a importância histórica desses organismos. Durante essa fase, incentive os alunos a compartilhem suas impressões e qualquer dúvida que possa ter surgido. Avalie o engajamento inicial dos alunos e a capacidade de conectar informações previamente discutidas.

    Momento 2: Apresentação de Conteúdo (Estimativa: 25 minutos)
    Prepare uma apresentação expositiva detalhada, cobrindo a evolução dos organismos internacionais desde a Liga das Nações até os dias atuais. Utilize slides interativos com imagens, vídeos curtos e infográficos para ressaltar os principais pontos, como estrutura, funções e impactos globais. Ao longo da apresentação, faça perguntas dirigidas para garantir que os estudantes estejam acompanhando e compreendendo o conteúdo. Avalie o entendimento dos alunos através de respostas às perguntas e observação atenta de suas reações e expressões.

    Momento 3: Interação e Perguntas (Estimativa: 15 minutos)
    Abra espaço para perguntas e comentários sobre o conteúdo apresentado. Estimule a participação dos alunos, incentivando-os a relacionar as informações com temas contemporâneos relevantes. Este é um momento de esclarecimento de dúvidas e discussão de aspectos mais complexos, então é importante que você demonstre abertura e escuta ativa. Utilize as perguntas para reavaliar e ajustar possíveis lacunas na apresentação e reafirmar pontos-chave.

    Momento 4: Resumo e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula com um resumo dos aspectos mais importantes discutidos, reforçando as conexões entre o histórico dos organismos internacionais e sua relevância nos dias de hoje. Permita que os alunos façam uma breve reflexão escrita, em forma de síntese, sobre o que aprenderam na aula. Esta atividade também servirá como uma autoavaliação e oportunidade de expressar qualquer persistente dúvida ou ponto de vista. Recolha os textos ao final para avaliar a compreensão e a habilidade de síntese dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para engajar os alunos com deficiência auditiva, assegure sempre que os slides tenham texto claro e legível e legendas em vídeos. Durante a introdução e apresentação de conteúdo, conte com o apoio de um intérprete de Libras, se possível. Garanta que haja transcrições das palestras para consultas futuras. Incentive pares ou grupos de apoio para alunos que podem usar a comunicação escrita como alternativa para participar dos momentos de perguntas. Ofereça momentos de feedback onde se sintam seguros e confortáveis para expressar seu entendimento e impressões sobre os conteúdos abordados.

  • Aula 4: Síntese e debate sobre o papel dos organismos internacionais na Roda de Debate.
  • Momento 1: Abertura e Revisão do Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente os conceitos principais discutidos nas aulas anteriores sobre os organismos internacionais, com ênfase na Liga das Nações. Utilize recursos visuais como mapas e gráficos para ilustrar a evolução desses organismos. Peça aos alunos para compartilharem suas impressões e perguntas, considerando as apresentações anteriores. Avalie o engajamento e a capacidade dos alunos de conectar os conceitos discutidos em aulas anteriores.

    Momento 2: Preparação para o Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos, incentivando uma abordagem colaborativa. Assegure-se de que cada grupo tenha um tema ou questão específica sobre os organismos internacionais para discutir, como limitações, contribuições ou impacto atual. Forneça materiais de apoio, se necessário, e oriente-os a definir seus argumentos e possíveis contrapontos. Monitore o andamento das discussões e intervenha quando apropriado para garantir que todos os membros contribuam. Avalie a preparação dos grupos e a coerência dos argumentos formulados.

    Momento 3: Condução do Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Com os grupos preparados, organize uma roda de debate em que cada grupo apresente seus argumentos. Estabeleça regras básicas para o debate, como tempo de fala e a importância de respeitar as opiniões alheias. Incentive uma discussão respeitosa e contextualizada, explorando diferentes perspetivas sobre o papel dos organismos internacionais. Durante o debate, tome nota das principais ideias discutidas, que servirão para a síntese final da aula. Avalie a clareza da comunicação e a capacidade de argumentação dos alunos.

    Momento 4: Síntese e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua o debate resumindo os pontos altos da discussão e destacando a importância dos organismos internacionais na sociedade contemporânea. Peça aos alunos para refletirem individualmente por escrito, respondendo a uma pergunta orientadora sobre o impacto e relevância desses organismos no mundo atual. Utilize essa atividade como forma de avaliação somativa, observando a habilidade dos alunos em sintetizar informações críticas de maneira clara e coesa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, garanta que as instruções e regras do debate estejam disponíveis por escrito, em uma linguagem simples. Se possível, ter um intérprete de Libras presente durante o debate é ideal. Incentive grupos ou pares a cooperarem com esses alunos durante a preparação e discussão. Forneça resumos e transcrições das atividades orais, sempre que possível. Lembre-os de que seu papel é de inclusão, e que o ambiente de aprendizado deve ser acolhedor e encorajador para todos os alunos, respeitando suas necessidades de expressão.

Avaliação

A avaliação da atividade será composta por diversas metodologias, visando abranger diferentes aspectos das habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos alunos. A primeira metodologia será a avaliação formativa contínua, onde o professor acompanhará o progresso dos alunos ao longo das aulas, oferecendo feedbacks individuais, especialmente para alunos com necessidades específicas. Critérios como participação, engajamento e capacidade crítica serão observados durante as atividades, especialmente nos debates. Outra abordagem será a avaliação somativa ao final do ciclo, solicitando aos alunos a construção de um breve artigo ou reflexão escrita sobre o papel e impacto dos organismos internacionais. Critérios objetivos como clareza, argumentação e uso de referências adequadas serão avaliados. Por fim, será incentivado o uso de autoavaliação, permitindo que os alunos reflitam sobre o próprio progresso e aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de autoanálise e identificação de seus pontos fortes e áreas a melhorar. As avaliações serão acompanhadas de feedbacks construtivos, orientados para o aprimoramento contínuo.

  • Avaliação formativa contínua considerando participação e capacidade crítica.
  • Avaliação somativa através de um artigo ou reflexão escrita.
  • Uso de autoavaliação para refletir sobre o próprio progresso.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade deverão contemplar uma gama de soluções que permitam o envolvimento de todos os alunos de forma igualitária e acessível. Inicialmente, utilizaremos recursos visuais e tecnologias digitais que ressaltam informações sobre a Liga das Nações e outros organismos internacionais. Ferramentas como apresentações de slides e plataformas de jogos educativos online constituirão o núcleo da experiência interativa e informativa. Reforçando estas soluções, utilizaremos mecanismos de síntese escrita e produção textual, tais como editor de texto colaborativo, onde os alunos poderão refinar sua pesquisa e construção de argumentos. Para alunos com deficiência auditiva, será essencial o uso de intérprete de Libras e legendas em vídeos, facilitando a inclusão e acessibilidade. O ambiente de aprendizagem será configurado para proporcionar total inclusão digital e cognitiva, maximizando o impacto positivo do aprendizado coletivo e colaborativo.

  • Tecnologias digitais como jogos educativos e apresentações de slides interativas.
  • Editor de texto colaborativo para a síntese e argumentação.
  • Intérprete de Libras e legendas em vídeos para acessibilidade.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da carga intensa de responsabilidades que os professores enfrentam diariamente. Contudo, é vital garantir que nossas práticas pedagógicas sejam inclusivas e acessíveis para todos. Para os alunos com deficiência auditiva nesta atividade, devemos considerar algumas estratégias práticas e efetivas que não impliquem em custos adicionais excessivos nem em demandas inviáveis de tempo. Um dos passos fundamentais será garantir que os intérpretes de Libras estejam disponíveis para auxiliar durante todas as atividades, especialmente durante a roda de debates e a aula expositiva. Além disso, utilizar recursos visuais de alta qualidade e legendagem em vídeos é crucial para garantir a inclusão plena. Sugere-se adaptar o layout da sala para facilitar a visualização direta do professor e dos colegas, promovendo assim uma maior interação visual e inclusão social. A avaliação também poderá ser ajustada, garantindo alternativas que respeitem as necessidades comunicativas e de expressão dos alunos com deficiência auditiva. Sinais de alerta como a falta de participação podem indicar a necessidade de intervenção mais direta, facilitando diálogos individuais que respeitem as preferências e limites dos alunos. Estratégias de comunicação com a família devem manter os pais informados sobre o progresso e desafios, assegurando um suporte multidimensional. Constantemente monitorar e ajustar essas estratégias será chave para um ensino inclusivo, utilizando indicadores de progresso claros e oportunidades para feedback contínuo e construtivo.

  • Disponibilização de intérprete de Libras durante as atividades.
  • Uso de recursos visuais e legendagem para garantir a inclusão.
  • Adaptação do ambiente físico para melhor interação e inclusão social.

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