A Magia das Cores e as Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Colors and Greetings

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma emocionante caça ao tesouro das cores pela sala de aula. Cada criança receberá cartões coloridos com nomes de cores em inglês e deverá procurar objetos na sala que correspondam às cores indicadas nos cartões. Para cada objeto encontrado, eles precisarão usar saudações e expressões básicas em inglês, como 'Hello' e 'Thank you', ao interagir com os colegas e professores. Essa atividade é projetada para promover o aprendizado lúdico e interativo sobre cores e vocabulário básico de saudações. O objetivo é integrar de forma prática e divertida o desenvolvimento de habilidades linguísticas básicas com o fortalecimento das habilidades sociais dos alunos, como a espera pela vez e o respeito às regras simples, reforçando também o reconhecimento das emoções durante as interações. Além disso, a atividade ajuda a construir uma base para a aprendizagem contínua de inglês, tornando a experiência educacional atrativa e relevante para os alunos dessa faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no reconhecimento e uso básico do vocabulário de cores e saudações em inglês. Os alunos irão desenvolver competências linguísticas iniciais, reconhecendo e nomeando cores, além de aprender saudações básicas de maneira prática e contextualizada. A atividade também visa promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de seguir instruções, interagir de forma cooperativa e respeitosa com os colegas, e demonstrar empatia e cortesia nas interações sociais. Dessa forma, os objetivos são integrar o ensino da língua inglesa com a educação socioemocional, favorecendo o aprendizado significativo e o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Reconhecer e nomear cores em inglês.
  • Utilizar expressões de cumprimento básicas como 'Hello' e 'Thank you'.
  • Desenvolver habilidades sociais e emocionais em interações de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LI05: Reconhecer formas de cumprimento, apologias e agradecimentos em interações orais.
  • EF01LI07: Identificar e nomear cores, números e objetos em inglês.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a introdução ao vocabulário básico de cores e saudações em inglês, focando na prática interativa e uso comunicativo. Envolve atividades práticas de busca e interação para consolidar a aprendizagem, além de promover o desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em equipe e da construção de um ambiente de sala de aula respeitoso e colaborativo.

  • Vocabulário básico de cores em inglês.
  • Expressões de cumprimento em inglês: 'Hello', 'Thank you'.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa e interativa, onde os alunos engajam-se diretamente com o conteúdo através de uma experiência de caça ao tesouro. Utiliza-se do aprendizado lúdico para estimular a curiosidade e a motivação dos alunos. A prática da sala de aula invertida será utilizada numa prévia preparação em casa, onde os alunos poderão explorar, com seus pais, algumas das cores e saudações através de brincadeiras e diálogos simples, antes da execução da atividade prática na sala de aula. Essa abordagem promove a autonomia dos alunos, ao mesmo tempo em que se alicerça no suporte familiar.

  • Aprendizagem ativa e interativa através de caça ao tesouro.
  • Incorporação da sala de aula invertida com apoio familiar.
  • Práticas lúdicas para engajamento dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em uma única aula de 50 minutos. Durante essa aula, os alunos participarão de atividades práticas e interativas que irão consolidar o aprendizado do vocabulário de cores e saudações. A metodologia de sala de aula invertida permitirá que parte do aprendizado ocorra em casa, proporcionando maior tempo para a prática e a interação durante a classe. Esse formato otimiza o tempo de aula e garante que os alunos tenham uma experiência completa e enriquecedora.

  • Aula 1: Execução da atividade de caça ao tesouro na sala, com foco na prática de saudações em inglês.
  • Momento 1: Introdução e Motivação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos usando 'Hello' e incentive-os a responder da mesma forma. Explique que hoje faremos uma 'Caça ao Tesouro das Cores' e que eles aprenderão a dizer nomes das cores e usar saudações em inglês. Mostre os cartões coloridos e pronuncie cada cor em inglês para que os alunos possam repetir. É importante que cada aluno manuseie ao menos um cartão enquanto repete as cores.

    Momento 2: Explicação das Regras da Atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Explique as regras da caça ao tesouro: cada aluno receberá um cartão com o nome de uma cor e precisará encontrar na sala um objeto que corresponda a essa cor. Quando encontrarem o objeto, devem dizer 'Hello' para o colega próximo a ele e 'Thank you' após pegá-lo. Reforce a importância de seguir as regras e de respeitar o tempo de cada colega na atividade.

    Momento 3: Caça ao Tesouro das Cores (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os cartões aos alunos e dê início à caça ao tesouro. Circule pela sala para observar e auxiliar os alunos, se necessário. Permita que os alunos se ajudaem mutuamente, mas lembre-se de que é essencial que cada um participe ativamente. Observe se estão usando as expressões em inglês corretamente e se demonstram respeito e paciência com seus colegas. Anote exemplos de bom uso das saudações e cooperação para feedback positivo.

    Momento 4: Compartilhamento de Experiências e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em círculo e peça que compartilhem o que encontraram durante a atividade, mencionando a cor do objeto e dizendo 'Hello' e 'Thank you'. Dê feedback positivo, destacando os bons exemplos de uso social e linguístico que observou. Permita que alguns alunos façam demonstrações breves, caso queiram. Finalize reforçando o aprendizado do dia e dizendo 'Goodbye', incentivando os alunos a repetir.

    Momento 5: Revisão e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Realize uma rápida revisão das cores e saudações em inglês. Utilize o quadro para anotações coletivas sobre o que aprenderam, concentrando-se em expressões-chave. Conclua a aula reforçando a importância da cooperação e do respeito durante as atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem de forma inclusiva, considere criar pequenos grupos mistos de habilidades onde os alunos possam apoiar uns aos outros. Use pistas visuais, como cartões com cores vivas e imagens associadas às palavras, para auxiliar a compreensão dos termos em inglês. Para alunos que possam ter dificuldades de compreensão auditiva, aproxime-se e fale devagar, permitindo que eles vejam seus lábios enquanto você fala. Está tudo bem adaptar a caça ao tesouro para crianças que possam ter dificuldades de locomoção, permitindo que escolha objetos acessíveis ao seu alcance. Lembre-se de que seu olhar atencioso e incentivo são fundamentais para manter todos envolvidos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, incorporando métodos formativos e somativos para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de forma abrangente. Inicialmente, o professor observará a participação dos alunos durante a caça ao tesouro, avaliando o uso adequado das expressões em inglês e a identificação correta das cores. Critérios específicos incluirão a capacidade de seguir instruções, interagir de forma respeitosa com colegas e o uso preciso de vocabulário de cores e saudações. Além disso, será realizado um pequeno 'desafio' no final da atividade, onde será pedido aos alunos para mostrarem suas cartas e falarem as cores e cumprimentos aprendidos. O feedback será fornecido imediatamente após essa apresentação, de forma construtiva, destacando os pontos fortes do aluno e áreas para melhorias, promovendo um ambiente de aprendizado positivo.

  • Observação da participação e interação durante a atividade.
  • Avaliação do uso correto e preciso das expressões em inglês.
  • Desafio final de identificação e cumprimento em inglês, com feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão utilizados materiais simples mas eficazes, que apelam ao aprendizado visual e tátil dos alunos. Os cartões de cores em inglês servirão como o material principal, fornecendo uma referência visual direta para a tarefa. Adicionalmente, será encorajado o uso de objetos já existentes na sala de aula, sem a necessidade de gastos adicionais. Tais recursos são estrategicamente selecionados para facilitar a implementação da atividade sem onerar os professores, ao mesmo tempo em que enriquecem o ambiente de aprendizagem através de múltiplas formas de interação com o material didático.

  • Cartões coloridos com nomes de cores em inglês.
  • Objetos coloridos facilmente acessíveis na sala de aula.
  • Quadro para anotações coletivas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta muitos desafios e responsabilidades no dia a dia, mas é fundamental garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação. Portanto, ainda que esta turma não tenha alunos com necessidades específicas, sugerimos estratégias que possam ser benéficas para garantir plena participação e aprendizagem de todos. Acessibilidade pode ser ampliada com a disposição dos materiais de forma ordenada e clara, permitindo uma melhor visualização e acesso. Estratégias de comunicação incluem falar pausadamente e com clareza, garantindo que todas as expressões em inglês sejam entendidas. Qualquer adaptação de material é evitada nesta proposta, reduzindo custos e tempo de implementação, mas sempre mantendo a possibilidade de incorporação caso surja a necessidade. A interação constante com os alunos garante que o professor possa identificar necessidades emergentes e ajustar abordagens metodológicas conforme necessário, assegurando um ambiente inclusivo e seguro para o desenvolvimento dos alunos.

  • Organização coerente dos materiais para facilitar o acesso.
  • Comunicação clara e pausada para compreensão efetiva.
  • Monitoramento constante para ajustes metodológicos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo