Viagem ao Castelo Encantado

Desenvolvida por: Mara C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: A castle

A atividade 'Viagem ao Castelo Encantado' destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo integrar diversas áreas de conhecimento por meio de um tema fascinante e lúdico. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, os alunos explorarão a história e a geografia associadas aos castelos, desenvolvendo a habilidade de relacionar imagens e palavras. A atividade envolverá uma 'saída de campo' virtual utilizando vídeos e imagens de castelos famosos, seguida da construção de modelos de castelos com materiais recicláveis. Além disso, haverá jogos de vocabulário específicos e uma aula expositiva sobre a era medieval. Este plano visa não só o ensino da língua inglesa, mas também promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, bem como estimular a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade incluem o desenvolvimento da capacidade de reconhecimento de vocábulos em inglês relacionados a castelos, a estimulação do interesse pela história e cultura medieval e a promoção de habilidades motoras e criativas através da construção de modelos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de seguir instruções em inglês, reconhecer e usar palavras básicas do tema, e aplicar conceitos de forma prática e colaborativa. Além disso, objetiva-se o desenvolvimento da socialização e cooperação entre os alunos durante a construção dos castelos.

  • Reconhecer e utilizar palavras em inglês relacionadas a castelos.
  • Seguir instruções em inglês para construção de modelos.
  • Desenvolver habilidades motoras e criativas.
  • Estimular interesse pela história e cultura de castelos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LI07: Reconhecer palavras conhecidas por seu propósito social e leitor (exemplo: livros, revistas, etc.) em textos escritos.
  • EF01LI10: Explorar a língua inglesa oralmente em diferentes contextos, valorizando a socialização no compartilhamento de jogos e atividades lúdicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Viagem ao Castelo Encantado' está estruturado em torno da exploração contextualizada dos castelos, abordando aspectos históricos, culturais e arquitetônicos. A atividade começa com uma apresentação visual de castelos, seguida pela construção dos próprios modelos a partir de materiais recicláveis, integrando assim uma perspectiva ambiental. Em seguida, jogos de vocabulário são utilizados para reforçar a aprendizagem das novas palavras em inglês, culminando na compreensão das funções e significados dos castelos na era medieval por meio de uma aula expositiva.

  • Apresentação visual e discussão sobre castelos famosos.
  • Construção de modelos de castelos com materiais recicláveis.
  • Jogos de vocabulário em inglês sobre castelos.
  • Aula expositiva sobre a história dos castelos medievais.

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Viagem ao Castelo Encantado' utiliza metodologias ativas para promover o engajamento e a aprendizagem significativa. A primeira aula aproveita vídeos e imagens para realizar uma 'saída de campo' virtual, fornecendo contexto visual e histórico. A segunda aula envolve atividades práticas, permitindo que os alunos criem seus próprios castelos, promovendo a aprendizagem colaborativa e a destreza manual. A terceira aula incorpora jogos educacionais, promovendo a aquisição de vocabulário de forma lúdica e dinâmica. Finalmente, a quarta aula é expositiva, resgatando teoricamente o percurso aprendido e conectando as atividades práticas com conhecimentos históricos e culturais.

  • Saída de campo virtual com vídeos e imagens.
  • Atividade prática de construção de castelos.
  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Aula expositiva sobre castelos medievais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em quatro aulas de 90 minutos, cada uma conectando diferentes atividades metodológicas que culminam na aquisição de conhecimento de forma ampla e significativa. A primeira aula apresenta as bases visuais e contextuais dos castelos. Na segunda aula, os alunos colocarão a mão na massa, construindo seus próprios castelos. Na terceira aula, os jogos de vocabulário reforçarão os termos e conceitos aprendidos. Finalmente, a quarta aula contextualiza todo o conhecimento adquirido, oferecendo uma reflexão mediada sobre a função dos castelos na história. Esta sequência é projetada para garantir o máximo envolvimento dos alunos e a sólida integração dos conteúdos propostos.

  • Aula 1: Visita virtual aos castelos utilizando vídeos.
  • Momento 1: Introdução à Viagem Virtual (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução sobre castelos medievais, explicando o objetivo da atividade de forma clara e divertida. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre castelos para estimular o interesse inicial. É importante que você contextualize o uso de inglês durante a atividade, reforçando algumas palavras chave já conhecidas pelos alunos, como 'castle', 'king', 'queen'. Em seguida, apresente o vídeo de introdução, pedindo que os alunos observem atentamente as imagens e tentem identificar diferentes elementos do castelo. Peça que eles compartilhem as impressões sobre o vídeo.

    Momento 2: Visita Virtual Guiada (Estimativa: 40 minutos)
    Projete um vídeo de uma visita guiada a castelos famosos, pausando estrategicamente para fazer observações sobre a estrutura, função e características dos castelos apresentados. Sugira que os alunos tomem nota de palavras ou conceitos que acharem interessantes. Durante as pausas, faça perguntas como 'What can you see?' ou 'How old do you think this castle is?' para promover a participação ativa. Reforce o vocabulário relacionado, ajudando os alunos a relacionarem as palavras com as imagens observadas.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e peça que discutam o que aprenderam e quais foram as imagens ou informações mais impressionantes. Forneça perguntas norteadoras para que cada grupo tenha foco, tais como 'What did you like the most about the castles?' e 'Can you remember any new words?'. Peça que um representante de cada grupo compartilhe algumas das observações dos colegas com o restante da turma. Utilize este momento para reforçar o vocabulário e ampliar o entendimento dos alunos.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula fazendo um rápido resumão do que foi visto e discutido. Permita que os alunos façam perguntas finais e expressem o que mais os surpreendeu. É importante que você avalie continuamente o envolvimento e a compreensão dos alunos durante a atividade, fazendo observações durante as discussões e perguntas finais. Sugira que eles desenhem um castelo e tragam na próxima aula para a construção de um cenário coletivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere preparar material visual adicional para alunos que possam ter dificuldade em seguir vídeos, como imagens impressas dos castelos apresentados. Use legendas no vídeo e apresente os textos do vídeo oralmente, reforçando as explicações em inglês e português. Durante as discussões em grupos, incentive a colaboração e o apoio mútuo, para que todos se sintam valorizados e encorajados a participar. Esteja sempre disponível para repetir ou esclarecer os pontos caso algum aluno apresente dúvidas ou dificuldade em compreender o conteúdo.

  • Aula 2: Construção de castelos com materiais recicláveis.
  • Momento 1: Introdução à Atividade de Construção (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando rapidamente os castelos vistos na aula anterior. Explique que hoje os alunos terão a oportunidade de construir seus próprios castelos usando materiais recicláveis. Mostre exemplos de materiais que podem ser usados, como papelão, garrafas plásticas e potes de iogurte. Encoraje-os a pensar criativamente sobre quais partes do castelo querem construir e quais materiais pretendem usar. É importante que você supervisione as escolhas dos alunos para garantir que os materiais sejam seguros e adequados para a atividade. Permita que os alunos compartilhem suas ideias iniciais.

    Momento 2: Planejamento da Construção (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que desenhem um rascunho do castelo que querem construir. Ofereça modelos simples para quem precisar de inspiração, mas incentive a originalidade. Ande pela sala para observar os planos dos alunos e ofereça sugestões práticas sobre como transformar suas ideias em realidade. Avalie o entendimento dos alunos ao observar se eles conseguem identificar quais materiais usar e como montar as diferentes partes do castelo.

    Momento 3: Construção dos Castelos (Estimativa: 40 minutos)
    Distribua materiais recicláveis aos alunos e oriente-os a iniciar a construção de seus castelos. Promova a colaboração, formando grupos caso os alunos desejem trabalhar juntos. Encoraje os alunos a pedir ajuda uns aos outros e a discutir maneiras de superar desafios. Esteja disponível para oferecer suporte e incentivar soluções criativas. Observe se os alunos conseguem seguir seus planos e adaptá-los conforme necessário. Avalie o envolvimento e a cooperação dos alunos durante a atividade.

    Momento 4: Exposição e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma pequena exposição dos castelos construídos, permitindo que cada aluno ou grupo explique seu processo de criação e o que representaram em sua construção. Faça perguntas que incentivem a reflexão, como 'Qual foi a parte mais difícil e como vocês resolveram?' e 'O que vocês aprenderam sobre castelos através desta atividade?'. Utilize este momento para reforçar conceitos de vocabulário em inglês. Finalize a aula fazendo um resumão dos aspectos criativos e colaborativos que foram observados. Para avaliação, considere o esforço, a criatividade, e a capacidade de trabalho em grupo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos tenham acesso aos materiais necessários, adaptando-os caso algum estudante precise de apoio extra. Forneça instruções claras e passo a passo para aqueles que possam ter dificuldade em seguir direções. Informe-se sobre a possibilidade de obter materiais mais fáceis de manusear para alunos que possam ter dificuldade motora. Esteja presente para apoiar estudantes que precisam de orientações adicionais, reforçando que todas as contribuições são valiosas. Encoraje o apoio mútuo entre os alunos para que todos se sintam incluídos e parte do projeto.

  • Aula 3: Jogos de vocabulário sobre castelos.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos de Vocabulário (Duração: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de jogos para aprender mais palavras em inglês relacionadas a castelos. Use cartões de vocabulário com imagens e palavras como 'castle', 'tower', 'moat', 'drawbridge', e 'dungeon'. Mostre cada cartão para a turma e pronuncie a palavra, incentivando que repitam em conjunto. Explique rapidamente as regras simples dos jogos que serão realizados mais adiante.

    Momento 2: Jogo de Memória (Duração: 25 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e forneça um conjunto de cartas de memória para cada grupo. As cartas devem ter pares de imagem e palavra correspondente. Instrua os alunos a jogarem o tradicional jogo de memória, onde precisam encontrar pares corretos. Caminhe pela sala para observar a atividade dos alunos e garantir que todos estejam participando de forma ativa. Observe se os alunos pronunciam corretamente as palavras ao formar pares e promova correções conforme necessário.

    Momento 3: Bingo de Vocabulário (Duração: 30 minutos)
    Distribua cartelas de bingo, previamente preparadas, com imagens de partes do castelo. Explique as regras do jogo e como os alunos devem marcar a cartela ao ouvir a palavra correspondente ser chamada. Durante o jogo, varie a ordem das palavras e utilize frases curtas como I see a tower para contextualizar a palavra. Encoraje os alunos a gritarem Bingo! quando completarem uma linha. Avalie o sucesso dos alunos em compreender e identificar palavras com base em suas respostas.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Duração: 20 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo para discutir quais palavras aprenderam com mais facilidade e quais foram mais desafiadoras. Permita que compartilhem suas estratégias para lembrar as palavras e peça sugestões de novos jogos ou palavras que gostariam de aprender. Reforce o vocabulário aprendido durante a aula quando necessário. Registre as palavras mais difíceis em um quadro ou cartaz que possa ser revisitado em futuras aulas. Finalize com um rápido feedback sobre a participação e entusiasmo demonstrados.

    Estrategias de avalição: Durante os jogos, observe se os alunos conseguem reconhecer palavras ao ouvir (no bingo) e visualizar (no jogo da memória). Tome notas das dificuldades comuns para ajustar futuras atividades e intervenções. Use o momento de reflexão para verificar a autoavaliação dos alunos sobre o que aprenderam.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mantenha os grupos pequenos para que todos os alunos tenham a chance de participar ativamente. Utilize imagens claras e coloridas nos cartões de vocabulário e nas cartelas de bingo, de forma a facilitar o entendimento visual. Esteja disponível para ajudar os alunos que possam ter dificuldades com a pronúncia das palavras ou com as regras dos jogos, oferecendo explicações adicionais sempre que necessário. Encoraje a cooperação e o apoio mútuo dentro dos grupos, promovendo um ambiente onde todos se sintam confortáveis para fazer perguntas e se expressar. Considere a possibilidade de adaptar o tamanho dos cartões para facilitar o manuseio dos mesmos.

  • Aula 4: Aula expositiva sobre a história e função dos castelos.
  • Momento 1: Introdução à História dos Castelos (Duração: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo de aprender sobre a história e função dos castelos, relacionando com o conteúdo já explorado nas aulas anteriores. Utilize imagens visuais e mapas simples para mostrar a localização de castelos famosos na Europa. Introduza vocabulário básico em inglês, como 'castle', 'fortress', 'knights', e 'kingdom'. É importante que você faça perguntas para estimular o conhecimento prévio dos alunos, como 'Do you remember what castles were used for?'. Observe se os alunos estão interessados e participativos, e conduza uma breve discussão sobre o que esperam aprender.

    Momento 2: Aula Expositiva Interativa (Duração: 30 minutos)
    Utilize um projector para apresentar slides que mostram imagens e informações sobre a construção e função de castelos na era medieval. Inclua curiosidades para manter o interesse, como a vida de um cavaleiro ou o processo de defesa de um castelo. Durante a exposição, faça pausas para perguntas guiadas, como 'How do you think people lived in castles?'. Incentive os alunos a interagirem levantando a mão para contribuirem com pensamentos e ideias. Para avaliação, observe se os alunos conseguem relacionar imagens apresentadas com as palavras-chave do vocabulário.

    Momento 3: Atividade em Dupla: Linha do Tempo dos Castelos (Duração: 20 minutos)
    Divida os alunos em duplas e distribua cartões com datas e eventos importantes sobre castelos. Peça que organizem esses cartões em uma linha do tempo simplificada. Forneça orientação, caso necessário, explicando eventos significativos em termos simples, como o desenvolvimento de muros e torres para defesa. Circule pela sala para auxiliar os alunos e certificar-se de que estão compreendendo o processo. Avalie a capacidade dos alunos de cooperarem e organizarem a informação cronologicamente.

    Momento 4: Discussão Final e Atividade de Fechamento (Duração: 20 minutos)
    Reúnam-se para uma discussão reflexiva sobre o que aprenderam. Pergunte aos alunos o que mais os surpreendeu acerca da história dos castelos e como os castelos influenciam a cultura e a arquitetura moderna. Permita que compartilhem suas linhas do tempo com a turma, destacando eventos importantes. Para encerrar, peça que os alunos façam um rápido desenho de um castelo, incorporando um elemento histórico aprendido, e escrevam uma frase ou palavra em inglês que tenha aprendido. Use esta atividade para revisar vocabulário e solidificar o aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que a apresentação visual contém imagens claras e textos legíveis para todos os alunos. Utilize legendas durante o conteúdo em vídeo ou slides onde for viável. Quando os alunos estiverem trabalhando em duplas, incentive cooperação e empatia. Esteja preparado para fornecer assistência adicional aos alunos que possam enfrentar dificuldades com leitura ou organização dos cartões. Se necessário, ofereça cartões de tamanho maior ou que sejam mais fáceis de manusear. Lembre-se que todas as formas de contribuição são importantes, e encoraje alunos a participar de acordo com suas habilidades e conforto. Mostre-se sempre disponível para esclarecer dúvidas de forma encorajadora.

Avaliação

A avaliação da 'Viagem ao Castelo Encantado' é planejada para ser diversificada e formativa, visando não só medir o aprendizado, mas também orientar para melhorias. Uma das opções é a observação contínua, onde o professor acompanhará o engajamento e a participação dos alunos ao longo das atividades. Será dado feedback imediato para que os alunos possam ajustar suas abordagens. Outra possibilidade é o uso de portfólios, registrando a evolução dos modelos de castelos e as respostas em jogos de vocabulário. Esta técnica possibilita uma autoavaliação e promove a reflexão crítica do aluno sobre seu próprio progresso. Finalmente, será desenvolvido um quiz lúdico ao final da última aula para avaliar a compreensão dos conceitos abordados, permitindo adaptações dos conteúdos se necessário.

  • Observação contínua durante as atividades.
  • Utilização de portfólios para registro e autoavaliação.
  • Quiz lúdico para avaliação da compreensão final.

Materiais e ferramentas:

Para enriquecer a 'Viagem ao Castelo Encantado', foi considerada uma variedade de recursos que envolvem o uso de tecnologias e materiais acessíveis. Principalmente, serão utilizados vídeos e imagens digitais para a visita virtual aos castelos, disponíveis em plataformas acessíveis. Além disso, os alunos utilizarão materiais recicláveis facilmente encontrados, como papelão, garrafas plásticas e rolos de papel, para a atividade de construção prática. Jogos de cartas com vocabulário, que podem ser feitos pelos próprios alunos como parte da atividade, serão incorporados para unir diversão e aprendizado. A combinação desses recursos visa facilitar a aprendizagem significativa, prática e acessível para todos os alunos, sem agregar custos substanciais.

  • Vídeos e imagens de castelos.
  • Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas).
  • Jogos de vocabulário com cartas.
  • Recursos digitais de armazenamento acessíveis.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios enfrentados pelos educadores no dia a dia e reiteramos nossa empatia e apoio ao professor. Entretanto, explorar e implementar estratégias práticas de inclusão não apenas enriquecerá a aula como também beneficiará todos os alunos. Para esta atividade, recomenda-se a inclusão de imagens de diversos estilos de castelos para representar uma variedade de culturas, possibilitando a discussão sobre diversidade. Quanto à utilização de tecnologias, sugerimos garantir que os vídeos utilizados incluam legendas para promover a inclusão linguística e cognitiva. Promover um ambiente acolhedor em sala de aula, onde todos os alunos sintam-se seguros para interagir, é fundamental. Sugere-se também a promoção de um diálogo aberto com os alunos sobre suas experiências, incentivando-os a compartilhar diferentes perspectivas culturais e sociais, enriquecendo, assim, as discussões em sala de aula.

  • Incorporação de imagens de castelos de diferentes culturas.
  • Uso de vídeos com legendas.
  • Promoção de um ambiente acolhedor e seguro.
  • Diálogo aberto sobre experiências e perspectivas culturais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo