Meu Mini-Comercial

Desenvolvida por: Elisab… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Gênero Propaganda Lúdica

A atividade 'Meu Mini-Comercial' é projetada para promover habilidades de comunicação e criatividade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Utilizando vídeos curtos de propagandas populares como ponto de partida, os alunos aprenderão a identificar elementos persuasivos como emoções e o uso de cores dentro das peças publicitárias. Na segunda parte da atividade, cada aluno terá a chance de se tornar um pequeno publicitário, desenvolvendo um mini-comercial para um brinquedo ou jogo de sua preferência. A tarefa envolve a criação de um curto vídeo e uma apresentação ao vivo, onde as crianças podem usar fantasias e demonstrar suas habilidades de expressão e improvisação. A atividade culmina com uma avaliação feita por uma banca composta por seus próprios colegas, promovendo a socialização e o desenvolvimento de habilidades de crítica construtiva. Ao final, espera-se que os alunos tenham aprimorado suas habilidades de comunicação oral e escrita em inglês, compreendido a estrutura e os elementos das propagandas e desenvolvido a capacidade de trabalhar em grupo, respeitando diferenças, opiniões e desenvolvendo o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Meu Mini-Comercial' incluem o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita em inglês, a capacidade de identificar e empregar elementos persuasivos em peças publicitárias e o desenvolvimento da criatividade e do trabalho em equipe. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender as componentes de uma propaganda, desenvolver suas próprias narrações e apresentá-las de forma clara e criativa. Além disso, a atividade visa fortalecer a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, já que avaliarão o trabalho dos colegas, e compreender o valor do feedback construtivo. Ao promover a organização de ideias de forma lógica e sequencial, bem como a resolução de pequenos conflitos por meio do debate saudável e respeitoso, os alunos serão encorajados a aplicar essas habilidades em contextos práticos, facilitando uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em inglês.
  • Identificar e utilizar elementos persuasivos em propaganda.
  • Fomentar a criatividade e trabalho em equipe.
  • Promover o pensamento crítico e a apreciação de feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LI05: Compreender textos orais em Língua Inglesa, com apoio de imagens, sobre temas abordados nas aulas, estabelecendo relações entre fala e verbo registrado.
  • EF03LI07: Produzir textos orais em Língua Inglesa com intencionalidade comunicativa clara, cooperando em atividades coletivas de comunicação, acordando e respeitando regras simples de convivência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Meu Mini-Comercial' está estruturado para fornecer aos alunos uma compreensão sólida sobre o gênero textual propaganda dentro do contexto lúdico. Inicia-se com o estudo da persuasão na publicidade, focando em como emoções e cores são utilizadas para influenciar decisões e comportamentos. Os alunos assistirão e analisarão vídeos curtos de propagandas populares, identificando elementos persuasivos e discutindo suas observações. A segunda aula foca na produção e apresentação de comerciais, permitindo que os alunos apliquem suas novas habilidades de forma criativa e prática. Este conteúdo está alinhado com a proposta de fomentar a habilidade de comunicação efetiva em inglês, promovendo, ao mesmo tempo, a cooperação e o trabalho em equipe.

  • Estudo do gênero textual propaganda.
  • Análise de elementos persuasivos como emoções e cores.
  • Produção de comerciais em inglês.
  • Técnicas de apresentação e improvisação.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Meu Mini-Comercial' inclui uma combinação de ensino expositivo, análise crítica interativa de vídeos, e atividades práticas de produção e apresentação. Inicialmente, a abordagem expositiva será utilizada para introduzir o conceito de propaganda e seus elementos, utilizando exemplos de vídeos curtos. Em seguida, atividades interativas permitirão aos alunos identificar e discutir elementos persuasivos, promovendo o pensamento crítico. Para a produção dos comerciais, a estratégia de aprendizagem baseada em projetos será empregada, permitindo que os alunos desenvolvam e apresentem suas ideias, estimulando a criatividade e a capacidade de comunicação. Este método também favorece o desenvolvimento da autonomia, já que os estudantes terão que planejar, executar e avaliar suas produções. As apresentações finais diante da banca de colegas promovem a argumentação e o respeito às críticas, importantes para a socialização e aprendizagem colaborativa.

  • Ensino expositivo para introdução ao tema.
  • Análise crítica interativa de vídeos.
  • Aprendizagem baseada em projetos para produção dos comerciais.
  • Apresentações e feedback colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Meu Mini-Comercial' está organizado em duas aulas de 100 minutos cada, permitindo um desenvolvimento gradual e eficaz dos objetivos previstos. Na primeira aula, a introdução aos elementos persuasivos nas propagandas será feita por meio de uma exposição teórica curta, seguida de análise de vídeos. Este tempo dedicado permite que os alunos internalizem conceitos e comecem a pensar em suas próprias criações. A segunda aula será focada na produção e apresentação dos comerciais. Os alunos terão tempo para planejar, criar e ensaiar suas apresentações, que serão realizadas no final da aula. A divisão das aulas garante que os alunos assimilem os conceitos e pratiquem as habilidades necessárias para apresentar seus comerciais de forma compreensiva e criativa.

  • Aula 1: Introdução aos elementos persuasivos e análise de vídeos.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Propaganda (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula contextualizando o tema 'propaganda'. Explique sua importância no dia a dia e como ela é utilizada para chamar a atenção das pessoas. Utilize exemplos práticos que as crianças possam facilmente reconhecer, como comerciais de brinquedos ou alimentos. É importante que você faça perguntas para envolver os alunos, questionando quais propagandas eles lembram e por que gostaram delas. Observe se os alunos mencionam elementos como cores vivas ou músicas cativantes.

    Momento 2: Identificação de Elementos Persuasivos (Estimativa: 30 minutos)
    Projete vídeos curtos de propagandas populares para os alunos, preferencialmente em inglês. Após cada vídeo, conduza uma discussão informal, pedindo para que identifiquem os elementos persuasivos presentes (como a música, cores, ou emoções evocadas). Ajude os alunos a perceberem como esses elementos são intencionalmente usados para influenciar sua percepção. Permita que expressem suas opiniões, incentivando a participação de todos. É importante que você observe se os alunos conseguem identificar esses elementos e incentivá-los a darem exemplos de outros ambientes.

    Momento 3: Trabalho em Grupo - Analisando Propagandas (Estimativa: 30 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e entregue a cada grupo a tarefa de analisar um vídeo publicitário específico (pode ser uma cena de um vídeo que você já apresentou ou uma nova). Permita que eles discutam entre si sobre os elementos persuasivos encontrados e que façam anotações sobre suas observações. Circule entre os grupos para oferecer suporte e fazer perguntas guiadoras. Ao final, cada grupo deve apresentar suas conclusões para o restante da turma. Avalie como os alunos conseguem trabalhar em equipe e a clareza de suas apresentações.

    Momento 4: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 20 minutos)
    Conclua a aula com uma reflexão sobre o que aprenderam. Pergunte aos alunos o que consideraram mais interessante sobre os elementos persuasivos e como isso mudou sua visão sobre propagandas. Incentive uma discussão aberta, onde todos possam compartilhar suas descobertas e opiniões. Utilize este momento para reforçar a importância de compreender propagandas e como isso se relaciona com o pensamento crítico. Avalie a capacidade dos alunos de refletir sobre o conteúdo aprendido e de expressar suas opiniões de forma construtiva.

  • Aula 2: Produção, ensaio e apresentação dos mini-comerciais.
  • Momento 1: Planejamento do Mini-Comercial (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a escolherem um brinquedo ou jogo para o qual criarão um mini-comercial. Permita que discutam suas ideias com os colegas em pequenos grupos, explorando diferentes abordagens criativas. Incentive-os a pensar sobre os elementos persuasivos que poderiam utilizar, como emoções, cores e música. É importante que você circule entre os grupos, fazendo perguntas guiadoras para ajudá-los a desenvolver suas ideias. Ao final, cada grupo deve anotar seu plano em um papel, como uma pré-roteirização.

    Momento 2: Criação e Filmagem (Estimativa: 30 minutos)
    Os alunos devem agora colocar seus planos em ação. Distribua materiais de arte para que possam criar adereços ou cenários simples para seu comercial. Utilize câmeras ou celulares (caso disponível) para que possam gravar seus vídeos. Assista às filmagens iniciais e dê feedback em tempo real sobre aspectos como clareza da mensagem e expressividade. É importante que você incentive a experimentação e a expressão criativa, assegurando que todos tenham a oportunidade de participar do processo de filmagem.

    Momento 3: Ensaios de Apresentação (Estimativa: 20 minutos)
    Com os vídeos prontos ou em fase de finalização, peça para que cada grupo ensaie sua apresentação oral e ao vivo do comercial. Ofereça orientação sobre entonação de voz, linguagem corporal e improvisação. Permita que se ensaiem em frente a colegas de outros grupos para receberem feedback. É importante que você forneça tempo suficiente para que possam ajustar e melhorar suas apresentações com base nas observações dos pares.

    Momento 4: Apresentações Finais e Avaliação (Estimativa: 30 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar seu mini-comercial, tanto a gravação quanto a apresentação ao vivo. Após cada apresentação, facilite feedback construtivo, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Utilize rúbricas para avaliar as apresentações e incentive a autoavaliação entre os alunos. É importante que você crie um ambiente seguro e encorajador, onde os alunos se sintam confortáveis para compartilhar suas criações e receber críticas de maneira positiva.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Meu Mini-Comercial' será feita de forma diversificada, contemplando tanto aspectos formativos quanto somativos. O objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de identificar e utilizar elementos persuasivos em suas apresentações, bem como sua habilidade de trabalhar em equipe e dar feedback construtivo. Os critérios de avaliação incluirão a clareza e persuasão da apresentação, o uso criativo de recursos e linguagem, e a capacidade de interação e cooperação com os colegas. Exemplos práticos incluem a utilização de uma rúbrica para avaliar as apresentações orais, a autoavaliação dos alunos sobre seu processo criativo, e a avaliação dos pares, permitindo que cada aluno receba feedback construtivo dos colegas. A flexibilidade e inclusão são garantidas pela adaptação de critérios a diferentes perfis de aprendizagem, e o feedback contínuo é garantido através de comentários positivos e sugestões de melhorias.

  • Uso de rúbricas para avaliar apresentações orais.
  • Autoavaliação sobre o processo criativo.
  • Avaliação dos pares com feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Meu Mini-Comercial' incluem ferramentas de projeção para exibição de vídeos curtos, materiais audiovisuais que servirão de exemplo de propagandas, e materiais de arte como papéis coloridos, marcadores, fantasias e objetos de cena para a criação dos mini-comerciais. Ferramentas audiovisuais básicas serão necessárias para gravar e compartilhar as apresentações dos alunos. Incentiva-se também o uso de recursos tecnológicos, como câmeras ou celulares, que podem ser utilizados para filmar os comerciais produzidos pelos alunos, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades tecnológicas junto às de comunicação. Estes recursos foram escolhidos para enriquecer a experiência educacional, permitindo às crianças explorar sua criatividade e envolver-se mais profundamente com o processo de aprendizagem.

  • Ferramentas de projeção e exibição de vídeos.
  • Materiais de arte para criação dos comerciais.
  • Câmeras ou celulares para filmagem.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão e acessibilidade são questões fundamentais em qualquer ambiente educativo. Portanto, para garantir que todos os alunos tenham uma experiência enriquecedora e inclusiva na atividade 'Meu Mini-Comercial', sugerimos algumas estratégias que podem auxiliar o professor sem sobrecarregá-lo. Uma recomendação é a configuração da sala de aula de forma que todos possam ter uma visão clara das apresentações, promovendo a participação de todos os alunos. É interessante também fomentar a formação de grupos heterogêneos para a troca de experiências diversas. O uso de recursos visuais pode ser enfatizado, já que imagens e vídeos podem ajudar a transmitir ideias de forma mais acessível. Recomenda-se também proporcionar momentos onde os alunos possam compartilhar suas ideias e perspectivas em um ambiente seguro e respeitoso. Em situações de dificuldade, estímulos verbais positivos e ajustes nos materiais podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem, sem comprometer os objetivos educacionais. Nos momentos de avaliação, proporcionar tempo adicional para a execução das tarefas pode ser uma medida inclusiva.

  • Configuração de sala para visão clara das apresentações.
  • Formação de grupos heterogêneos para troca de experiências.
  • Ênfase em recursos visuais para acessibilidade.
  • Estímulos verbais positivos e tempo adicional nas avaliações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo