Bingo das Saudações

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Títulos, Saudações, Adjetivos sobre Sentimentos, Introduções Pessoais, Pronomes Pessoais, Verbo To Be

A aula propõe o desenvolvimento das competências linguísticas em inglês com foco em saudações e apresentações pessoais. Como predição, praticaremos, de maneira espontânea, o conhecimento prévio dos alunos. Em sequência, serão orientadaos `prática de diálogos simples, utilizando saudações e cumprimentos em inglês, promovendo a prática oral por meio da interação. Esta atividade visa não apenas a compreensão dos elementos básicos da apresentação pessoal em inglês, mas também a valorização das interações sociais, destacando a importância das saudações nas relações interpessoais. Durante o desenvolvimento, a atividade será iniciada com uma introdução aos títulos formais e informais, seguida por uma roda de debate sobre sua importância cultural e social. No decorrer da sequência didática, os alunos serão encorajados a refletir sobre as frases utilizadas, promovendo a prática de habilidades sociais segundo idioma. As interações serão orientadas, assegurando que todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades específicas, participem ativamente e compreendam o objetivo dos exercícios. A aula foi também planejada para ser inclusiva, respeitando as necessidades e ritmos individuais dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no fortalecimento das habilidades comunicativas dos alunos através do uso da língua inglesa no contexto de saudações e apresentações pessoais. Visa-se que os participantes se familiarizem com estruturas gramaticais básicas do inglês, como o uso dos pronomes pessoais e o verbo 'to be', de forma lúdica e interativa. Como resultado, espera-se que os alunos desenvolvam confiança ao se expressarem em um segundo idioma, além de fomentar a prática colaborativa e socialização respeitosa entre pares. Portanto, o aluno será encorajado a integrar o aprendizado linguístico em situações cotidianas, promovendo autonomia e participação ativa durante a aula.

  • Desenvolver habilidades comunicativas em inglês por meio de saudações e apresentações; 
  • Familiarizar-se com o uso de pronomes pessoais e o verbo 'to be' em contextos práticos; 
  • Promover a confiança na expressão em inglês e na socialização entre colegas; 

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LI01: Reconhecer e reproduzir diferentes entonações, ritmos e pausas, além de participarem de conversas, interações ou produções orais em inglês.
  • EF05LI07: Apreciar o uso da língua inglesa em diferentes contextos e saberem utilizá-la para interações sociais e acadêmicas de modo eficiente e respeitoso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está fundamentado na prática e sistematização das estruturas fundamentais da língua inglesa, especialmente focando no ensino dos pronomes pessoais e o verbo 'to be'. Além disso, incorpora o aprendizado de saudações e títulos em diversos contextos, fomentando a compreensão da aplicabilidade desses elementos em interações sociais reais. A estrutura dos exercícios permitirá aos alunos vivenciarem a língua inglesa de maneira prática e contextualizada, promovendo uma experiência de aprendizado significativa e engajadora. Em complemento, a atividade integra componentes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, encorajando os alunos a se expressarem e respeitarem a diversidade cultural e linguística de seus colegas.

  • Pronomes pessoais em inglês.
  • Uso do verbo 'to be' em frases simples.
  • Saudações e títulos formais e informais.
  • Prática oral em interações sociais.

Metodologia

A metodologia baseia-se no uso de metodologias ativas e participativas, com foco no engajamento e protagonismo do aluno. Inicialmente, faremos uma predição sobre o vocabuláro em inglês que os alunso já conhecem. Em sequência, apresentaremos os conceitos principais por meio de uma aula expositiva dinâmica, seguida de uma roda de debate sobre o uso cultural e social das saudações. Após essa introdução, a prática de diálogos permitirá que os alunos utilizem o vocabulário aprendido de forma lúdica e interativa, promovendo o exercício contínuo da fala e a audição em inglês. Essa abordagem é validada por elementos da aprendizagem baseada em estratégias cooperativas, que fornecem um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Assim, as metodologias são coerentes com os objetivos de aprendizagem pregressos da BNCC, no tocante ao desenvolvimento da oralidade e compreensão do idioma.

  • Aula expositiva para introduzir conceitos fundamentais.
  • Roda de debate sobre saudações e suas funções sociais.
  • Dinâmica de diálogos para prática lúdica e aplicada.
  • Discussões em grupo para incentivo ao protagonismo.

Aulas e Sequências Didáticas

A inteção é otimizar a aprendizagem dos alunos no decorrer dessa aula de 4 horas (240 minutos). Inicialmente, os primeiros 60 minutos serão dedicados à aula expositiva, onde será prativado o vocabulário prévio, seguindo com a introdução do tema das saudações, apresentando exemplos práticos de uso dos pronomes pessoais e do verbo 'to be'. Em seguida, uma roda de debate de 60 minutos permitirá aos alunos discutirem as diferenças culturais nas saudações, promovendo a interculturalidade. 

Faremos um intervalo de, no máximo "20 minutos" (a acordar). 
Posteriormente, a atividade da dinãmica de diálogos durará 70 minutos, tempo em que os alunos serão capazes de criar, planejar e compartilhar suas experiências e aprendizados. Para finalizar, os últimos 30 minutos serão utilizados para reflexão e troca de ideias sobre a experiência, integrando a prática social e emocional ao aprendizado linguístico.

  • Aula 1: Introdução expositiva sobre saudações e debate sobre suas funções (Primeiros 60 minutos).
  • Momento 1: Introdução ao vocabulário (Duração: 15 minutos)
    A aula será iniciada cumprimentando os alunos em inglês, utilizando algumas das saudações que serão abordadas. Será explicado brevemente em português que, ao longo da aula, eles irão aprender saudações formais e informais. Faremos uma análise  sobre as palavras que os alunos já conhecem em inglês, e uma prática espontânea com elas. 


    Momento 2: Introdução às apresentações e saudações em Inglês (Duração: 15 minutos)
    Exploraremos um diálogo em inglês,  cumprimentando os alunos em inglês, utilizando algumas das saudações que serão abordadascom cumprimentos e apresentações. O diálogo será exercitado entre pares. 

    Momento 3: Prática Guiada com Pronomes Pessoais e o Verbo 'To Be' (Duração: 20 minutos)
    Será conduzida uma prática oral onde os alunos formarão pequenas frases utilizando pronomes pessoais e o verbo 'to be' em combinação com saudações aprendidas. Exemplos: 'I am John', 'She is Anna', 'We are friends'. Mediando os alunos, será oferecida assistência e correção conforme necessário. Haverá o incentivo à construção de frases completas e claras. 

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso haja alunos com déficit  de atenção e outras necessidades específicas, manteremos as explicações sucintas e ofereceremos suporte constante. Será assegurado que os alunos com dificuldades de socialização sejam incluídos nos grupos de trabalho em pares, dando-lhes a oportunidade de liderarem em alguma questão para valorização de sua contribuição. Para todos os alunos, será assegurado feedback positivo e orientado para fortalecer a confiança na prática oral.

  • Aula 1: Jogo do Bingo e reflexão colaborativa (Últimos 180 minutos).
  • Momento 1: Preparação e Criação de Cartões de Bingo (Estimativa: 30 minutos)
    Comece a aula explicando rapidamente o que é o jogo do bingo e como ele será adaptado para praticar saudações em inglês. Forneça cartões em branco e explique que os alunos deverão preencher suas grades com saudações, cumprimentos e apresentações pessoais em inglês, que já foram discutidas anteriormente.
    É importante que você incentive a diversidade nos cartões, guiando os alunos a incluírem variações de saudações formais e informais. Este é um momento para reforçar o aprendizado oral e a escrita dos termos e frases abordados. Circule pela sala, oferecendo sugestões e verificando se os alunos estão utilizando corretamente os pronomes pessoais e o verbo 'to be'. Avalie a compreensão dos alunos observando os cartões preenchidos e sugerindo correções quando necessário.

    Momento 2: Jogo de Bingo das Saudações (Estimativa: 70 minutos)
    Explique as regras específicas do jogo de bingo e como as saudações vão funcionar. Em vez de números, você vai anunciar uma saudação ou apresentação em inglês. Quem tiver essa saudação em seu cartão, deve marcá-la. Inicie o jogo chamando em voz alta as saudações e observe o progresso dos alunos. Incentive a participação de todos e ofereça apoio ao esclarecer dúvidas.
    O objetivo é promover a prática oral, por isso, certifique-se de que, ao marcar uma saudação ou ao fazer bingo, os alunos leiam em voz alta a frase ou saudação em inglês. Reforce o uso correto da pronúncia e do verbo 'to be'. Premie os vencedores com algum tipo de reconhecimento simbólico, como adesivos ou elogios.

    Momento 3: Reflexão e Compartilhamento Colaborativo (Estimativa: 80 minutos)
    Após finalizar o jogo de bingo, promova uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências no jogo. Incentive-os a refletir sobre quais saudações acharam mais fáceis ou difíceis e por quê. Faça perguntas como: 'Qual saudação você achou mais interessante?' ou 'Houve alguma saudação que você não conhecia?'.
    Permita que os alunos falem sobre suas particularidades na utilização das saudações e cumprimentos em diferentes contextos. Reforce a importância das interações sociais e como a prática pode melhorar suas habilidades comunicativas em inglês. Avalie a compreensão através do nível de engajamento e das reflexões compartilhadas pelos alunos. Anote feedbacks relevantes para planejar próximas atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, mantenha a dinâmica do jogo envolvente, com transições suaves entre as atividades e ofereça lembretes visuais constantes. Para alunos com TEA, forneça instruções claras, passo a passo, e utilize fichas de apoio ilustrativas, de forma que possam se referir a elas quando necessário. Assegure que alunos com dificuldades de socialização sejam incluídos na roda de conversa, incentivando-os a compartilhar uma contribuição, mesmo que breve. Esteja atento a sinais de desconforto e ofereça apoio adicional se necessário. Reforce o feedback positivo e celebre as pequenas vitórias de cada aluno, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

Avaliação

A avaliação desta atividade propõe diversas metodologias que abarcam tanto aspectos formais quanto informais do aprendizado linguístico. Primeiramente, a observação do professor durante a atividade prática oferecerá um feedback formativo e imediato, avaliando a compreensão e uso dos pronomes e verbo 'to be'. Outrossim, será realizada uma autoavaliação, em que os alunos poderão compartilhar suas percepções e auto-reflexões sobre seu desempenho, incentivando o autoconhecimento e a autoavaliação crítica. Como avaliação somativa, os alunos podem ser convidados a realizar uma breve apresentação oral, em pares, utilizando as saudações que aprenderam durante a atividade, recebendo então um feedback construtivo personalizado. Para alunos com dificuldades de socialização ou necessidades específicas, os critérios de avaliação poderão ser adaptados para que sempre sejam valorizados sua participação e progresso individual, garantindo um ambiente inclusivo.

  • Observação contínua e feedback formativo durante as atividades.
  • Autoavaliação para reflexão sobre o aprendizado pessoal.
  • Apresentação oral em pares como avaliação somativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos planejados para a implementação da atividade são orientados a reforçar os objetivos de aprendizagem sem recorrer a tecnologias avançadas, devido à restrição de uso de recursos digitais. Materiais simples, como cartões de papel para o jogo de bingo, canetas e fichas de índice para anotações dos alunos, serão utilizados. Além disso, o uso de cartazes com imagens de saudações, pronomes pessoais e exemplos do verbo 'to be' servirá como referência visual ao longo da aula. Estes materiais não apenas promovem uma abordagem prática, mas também custos acessíveis e uma preparação rápida por parte do professor, minimizando o impacto em sua carga de trabalho. Afinal, a chave está na utilização criativa e eficiente dos recursos disponíveis, otimizando o aprendizado dos alunos.

  • Cartões de papel e canetas para o jogo de bingo.
  • Fichas de índice para anotações dos alunos.
  • Cartazes ilustrativos sobre saudações e gramática.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos como a sobrecarga de trabalho pode ser desafiadora para os professores, por isso forneceremos estratégias de inclusão que são práticas e demandam pouco tempo e recursos. As estratégias incluídas neste plano de aula consideram as necessidades específicas dos alunos com TDAH, autismo (Nível 1) e dificuldades de socialização. Para estudantes com TDAH, é recomendado o uso de horários bem estruturados com atividades curtas, que mantêm o engajamento ativo. Para alunos com autismo, a preparação do ambiente visual e previsível, com instruções claras, é essencial. Além disso, alunos com dificuldades de socialização se beneficiam de oportunidades estruturadas para interagir com pares em contextos de apoio. A comunicação aberta com a família deve ser feita regularmente para coletar insights sobre as necessidades dos alunos e ajustar as estratégias de maneira adaptativa com base nessa discussão. A monitorização constante e flexível das estratégias incluirá indicadores de progresso como aumento da participação ativa e desenvolvimento de interações positivas.

  • Horários e atividades estruturadas para a concentração dos alunos com TDAH.
  • Preparação de um ambiente de aprendizagem visual e previsível para alunos com TEA.
  • Oportunidades de socialização estruturadas e seguras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo