O Grande Jogo das Palavras

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Sequência didática: Alfabetização em inglês

Neste plano de aula, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participarão do 'O Grande Jogo das Palavras', uma atividade prática em que formarão um círculo para um jogo de palavras em inglês. O objetivo principal é enriquecer o vocabulário dos alunos, além de melhorar a pronúncia correta e a capacidade de alfabetização nesta língua. Durante a atividade, o professor iniciará com uma palavra em inglês e, em seguida, cada aluno deverá propor uma nova palavra que comece com a última letra daquela anteriormente apresentada. Essa dinâmica não só incentiva a cooperação entre os alunos, como promove o pensamento rápido, estimulando habilidades cognitivas essenciais como a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Ademais, ao participar de um jogo em grupo, os alunos têm a oportunidade de experimentar a prática de habilidades sociais importantes, como a mediação de conflitos e a execução de atividades colaborativas dentro de um prazo estabelecido.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano passam por estimular a capacidade dos alunos em pensar rapidamente em um idioma estrangeiro, melhorando suas habilidades de vocabulário e pronunciando corretamente as palavras em inglês. Espera-se que os alunos demonstrem uma melhor compreensão e uso das palavras de vocabulário apropriadas para seu nível, ampliem seu repertório linguístico e participem ativamente do aprendizado coletivo. Os alunos exercitarão sua habilidade de escuta e de formulação de respostas em inglês, contribuindo para sua familiaridade com o idioma e criando uma base cultural e linguística sólida que pode ser aplicada em contextos mais avançados posteriormente.

  • Enriquecer o vocabulário dos alunos em inglês.
  • Aprimorar a pronúncia correta de palavras em inglês.
  • Estimular o pensamento rápido e a formulação de respostas.
  • Promover habilidades sociais através de atividades colaborativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LI15: Produzir textos orais e escritos em línguas de sinais e estrangeiras, apropriando-se dos conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa.
  • EF05LI07: Compreender e usar vocabulário e expressões típicas do estrangeiro.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula inclui prática de vocabulário e pronúncia em inglês através de exercícios de formação de palavras. Estabelecendo uma ligação direta entre o uso da língua e a interação social, esta atividade promoverá o desenvolvimento de habilidades tanto linguísticas quanto socioemocionais. Também será discutida a importância do trabalho em equipe e das habilidades interpessoais no contexto de aquisição de uma nova língua, incentivando os alunos a aplicarem tais competências na vida diária.

  • Prática de vocabulário em inglês.
  • Exercícios de pronúncia correta.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e interpessoais.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem colaborativa e no ensino lúdico. Ao envolver os alunos em um jogo dinâmico, aplicamos técnicas de gamificação para estimular o interesse e o engajamento. Essa abordagem incentiva os alunos a aprenderem de forma ativa, com foco nas interações verbais e na construção conjunta do conhecimento. O plano prevê também a rotatividade, garantindo que todos os alunos participem igualmente, além de criar espaços para observação e reflexão, onde os alunos podem avaliar sua própria performance e dos colegas, promovendo maior autonomia na aprendizagem.

  • Interações verbais colaborativas.
  • Gamificação e aprendizagem lúdica.
  • Participação igualitária e rotatividade dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'O Grande Jogo das Palavras' está planejado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. Durante esta sessão, serão introduzidos os objetivos e regras do jogo, seguida da execução do jogo envolvendo todos os participantes. Iniciará com uma introdução e demonstração rápida pelo professor. O restante do tempo será dedicado ao jogo propriamente dito, fechando com um breve feedback coletivo sobre os aprendizados e as dificuldades enfrentadas, incentivando a reflexão e discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução, demonstração do jogo, atividade prática com os alunos e feedback.
  • Momento 1: Introdução ao 'O Grande Jogo das Palavras' (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula introduzindo o tema 'O Grande Jogo das Palavras'. Explique aos alunos que a atividade focará em melhorar o vocabulário e a pronúncia em inglês de forma divertida. Use um projetor ou quadro para listar algumas palavras em inglês conhecidas pelos alunos. Pergunte se conhecem o significado e a pronúncia, incentivando a participação. Isso aquecerá o engajamento dos estudantes.

    Momento 2: Demonstração do Jogo (Estimativa: 15 minutos)
    Explique as regras do jogo em detalhes. Demonstre como a sequência de palavras será formada, começando com uma palavra em inglês e seguindo com outra que inicie com a última letra da palavra anterior. Exemplifique com algumas palavras e peça a participação de dois ou três alunos para praticar, garantindo que todos compreendam a dinâmica. Observe se todos estão acompanhando e intervenha ajustando a demonstração conforme necessário.

    Momento 3: Atividade Prática com os Alunos (Estimativa: 25 minutos)
    Organize os alunos em um grande círculo no espaço físico disponível. Inicie o jogo com uma palavra simples e deixe que cada aluno, na sua vez, proponha uma nova palavra. Incentive a consulta a um dicionário ou a utilização de palavras já conhecidas. Observe atentamente interações e a capacidade de cooperação. Corrija pronúncias suavemente e dê dicas quando necessário. O professor deve garantir que todos tenham a oportunidade de participar.

    Momento 4: Feedback e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua o jogo e reúna os alunos para uma conversa final. Peça para que compartilhem o que aprenderam e como foi a experiência. Além disso, conduza uma breve autoavaliação onde cada aluno possa falar sobre sua participação. Utilize este momento para reforçar pontos positivos e oferecer suporte onde houver dificuldades. Ofereça feedback positivo e dê exemplos de melhorias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar que todos os alunos participem adequadamente, adapte as interações considerando as necessidades específicas que possam não ter sido inicialmente identificadas. Utilize materiais didáticos visuais claros e, se necessário, recorra a ferramentas de áudio para auxiliar na pronúncia. Permita o uso de tablets ou dispositivos que ajudem na tradução e entendimento. Lembre-se de dar o tempo necessário para os alunos que possam precisar de mais tempo para formular respostas e incentive um ambiente acolhedor onde todos se sintam confortáveis para contribuir.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, com foco no progresso individual e coletivo dos alunos. O objetivo é examinar a habilidade dos estudantes na formulação de palavras em inglês, precisão na pronúncia e uso correto do vocabulário aprendido. Os critérios de avaliação incluem participação ativa, capacidade de colaboração e aplicação das regras do jogo. As opções avaliativas incluem a observação direta pelo professor, feedback entre pares e autoavaliação. Por exemplo, durante a atividade, o professor pode observar e anotar o desenvolvimento de cada aluno, enquanto incentiva que os estudantes forneçam feedback entre si, destacando erros comuns e acertos.

  • Observação direta pelo professor.
  • Feedback entre pares.
  • Autoavaliação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, os recursos principais incluem espaço físico adequado para realizar o círculo e proporcionar o ambiente lúdico necessário. Além disso, é necessário ter à disposição, quando relevante, listagens de palavras em inglês que os alunos possam consultar caso encontrem dificuldade em formar novas palavras. O planejamento dos recursos deve também considerar o uso de tecnologias básicas, como projetores ou quadros interativos, se disponíveis, para mostrar exemplos de palavras e reforçar as explicações do professor ao grupo.

  • Espaço físico para formação de círculo.
  • Listagem de palavras em inglês.
  • Quadro negro ou projetor para visualização de exemplos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço diário e a falta de tempo dos professores, mas é vital apresentar estratégias efetivas para promover inclusão e acessibilidade em sala de aula. Neste caso, mesmo sem haver alunos com necessidades específicas, a proposta envolve a integração plena dos estudantes, respeitando diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Estratégias práticas podem incluir o uso de recursos visuais e auditivos que atendam diferentes preferências de aprendizagem. Além disso, encorajar formas variadas de expressão e participação, como permitir que alunos utilizem listas de palavras de apoio ou trabalhem em dupla, pode ajudar a garantir que todos participem ativamente. Acesso equitativo aos recursos e, onde necessário, a consideração de tecnologias assistivas de baixo custo ou sem custo, compõem a essência das nossas recomendações.

  • Uso de recursos visuais e auditivos.
  • Variedade de formas de expressão e participação.
  • Consideração de tecnologias assistivas acessíveis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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