Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um projeto investigativo sobre diferentes países de língua inglesa. Na primeira aula, eles serão divididos em grupos e, por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, pesquisarão um país específico, explorando sua cultura e idioma. Após isso, participarão de uma Saída de Campo virtual usando recursos online para ver pontos turísticos. Na segunda aula, tornando a experiência mais prática, haverá uma etapa de Sala de Aula Invertida, onde cada grupo compartilha suas descobertas com a turma em uma Roda de Debate, culminando com uma Atividade Mão-na-massa em que produzem um mural colaborativo.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam ampliar o conhecimento dos alunos sobre a diversidade cultural e linguística dos países de língua inglesa. Espera-se que ao final os alunos sejam capazes de reconhecer o inglês como uma língua global, relacionando sua presença no Brasil e no mundo com a cultura de cada país pesquisado. Além disso, a atividade busca estimular o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, colaboração em grupo e expressão oral, por meio da apresentação de suas descobertas. Ao fomentar o protagonismo do aluno, esta atividade incentiva uma aprendizagem autônoma e crítica, alinhando-se às diretrizes da BNCC.
O conteúdo programático se concentra principalmente na exploração da língua inglesa como idioma global, incluindo sua presença em diferentes contextos culturais. Os alunos serão expostos a diversas formas de aplicar o inglês, facilitando a sua compreensão como ferramenta de comunicação intercultural. O programa abordará não só aspectos linguísticos, mas também históricos e culturais, proporcionando uma aprendizagem mais abrangente sobre o papel do inglês no cenário internacional. A meta é integrar essas perspectivas para enriquecer a compreensão dos alunos sobre países de língua inglesa.
Para a realização desta atividade, serão empregadas metodologias ativas que promovem o engajamento e a interação dos alunos. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos investiguem de maneira colaborativa, utilizando recursos digitais para enriquecer suas pesquisas. A Saída de Campo virtual ampliará o contexto cultural, oferecendo uma experiência imersiva na geografia e pontos turísticos dos países estudados. Subsequentemente, a Sala de Aula Invertida promoverá o intercâmbio de ideias entre os grupos, fortalecendo as habilidades orais e críticas dos estudantes. A atividade culminará com a criação de um mural colaborativo, onde os alunos poderão expressar o aprendizado por meio de múltiplas linguagens.
O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 50 minutos, cada uma com enfoque em metodologias específicas para maximizar o aprendizado. Na primeira aula, os alunos iniciarão suas investigações e participarão de uma saída de campo virtual, permitindo a aplicação prática de conceitos aprendidos de forma contemporânea e envolvente. Já na segunda aula, a ênfase estará na apresentação e discussão dos achados durante uma Roda de Debate, seguida pela criação de um mural colaborativo, através da Atividade Mão-na-massa, estimulando a expressão criativa e colaborativa dos estudantes.
Momento 1: Introdução ao Projeto e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula apresentando o projeto 'Missão Explorador: Descobrindo o Mundo em Inglês'. Explique aos alunos que eles vão pesquisar sobre diferentes países de língua inglesa. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e atribua a cada grupo um país específico para pesquisa. É importante que você esclareça os critérios de avaliação e incentive os alunos a trabalharem de forma colaborativa desde o início. Observe se todos os alunos estão envolvidos e motivados com a tarefa.
Momento 2: Pesquisa em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
Oriente os alunos para que comecem a pesquisa utilizando dispositivos com acesso à internet. Instrua os grupos a coletar informações sobre a cultura, idioma e principais pontos turísticos do país em questão. É importante que os alunos anotem o vocabulário novo que encontrarem. Caminhe pela sala para oferecer suporte, tire dúvidas e incentive o uso de sites confiáveis. Sugira fontes específicas, se necessário, e promova uma atmosfera de curiosidade e respeito.
Momento 3: Saída de Campo Virtual (Estimativa: 15 minutos)
Leve os alunos a uma 'Saída de Campo Virtual', utilizando recursos de realidade virtual ou aplicativos online que permitam a exploração de pontos turísticos dos países pesquisados. Permita que cada grupo explore visualmente as atrações de seu país e anote observações importantes. Facilite o acesso imediato a perguntas e curiosidades enquanto circula pela sala, garantindo o engajamento e apoiando qualquer dificuldade técnica.
Momento 4: Compartilhamento Inicial e Planejamento para a Próxima Aula (Estimativa: 5 minutos)
Peça aos alunos que compartilhem brevemente uma descoberta interessante com a classe. Explique a importância de preparar uma apresentação mais aprofundada para a próxima aula, onde discutirão suas descobertas na Roda de Debate. Incentive os grupos a organizarem suas informações de forma lógica e clara. Forneça um resumo das atividades do dia e esclareça expectativas sobre o trabalho fora da sala de aula, se necessário.
Momento 1: Boas-Vindas e Revisão (Estimativa: 5 minutos)
Comece a aula com uma saudação aos alunos e uma breve revisão da aula anterior. Recapitule as informações chave discutidas por cada grupo e prepare os alunos para o compartilhamento mais aprofundado durante a Roda de Debate.
Momento 2: Preparação para a Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
Instrua os grupos a reverem suas anotações e organizarem as informações que coletaram. Oriente-os a escolher um porta-voz ou, preferencialmente, promover um rodízio entre os membros para que todos participem da apresentação. É importante que cada aluno saiba seu papel na apresentação e seja capaz de responder perguntas sobre o tópico.
Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 20 minutos)
Facilite a Roda de Debate, permitindo que cada grupo apresente suas descobertas. Garanta que as apresentações sejam breves (cerca de 3 minutos por grupo) para que todos tenham a chance de compartilhar. Encoraje perguntas e comentários respeitosos dos colegas. Este é um bom momento para observar a capacidade de síntese dos alunos, bem como seu vocabulário e habilidades de apresentação em inglês.
Momento 4: Atividade Mão-na-Massa: Mural Colaborativo (Estimativa: 10 minutos)
Oriente os alunos a colaborarem na criação de um mural digital ou físico usando as informações coletadas. Divida as tarefas, como escrita de texto, seleção de imagens e organização de layout de forma colaborativa entre os grupos. Forneça materiais necessários e apoie os alunos em relação à criatividade e coesão visual do mural.
Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
Feche a aula elogiando o esforço dos alunos e destacando pontos fortes das apresentações e mural. Promova uma reflexão sobre o que aprenderam e o que foi mais interessante no processo. Anote sugestões dos alunos para futuras atividades semelhantes.
A avaliação desta atividade será diversificada, contemplando aspectos processuais e finais do aprendizado. Inicialmente, será adotada a avaliação formativa, focando em observar o engajamento e progresso dos alunos durante as atividades. Os critérios principais serão a participação ativa, a capacidade colaborativa e o aprofundamento das pesquisas realizadas. Ao final, a apresentação do mural colaborativo servirá como uma avaliação somativa, onde os alunos serão avaliados quanto à clareza de comunicação, criatividade e coerência na apresentação das descobertas. Adicionalmente, o feedback formativo será utilizado ao longo do processo para apoiar o aprimoramento contínuo. Assim, a escolha de abordagens avaliativas visa os objetivos de aprendizagem, promovendo reflexão crítica e protagonismo estudantil.
Os materiais e recursos aplicados na atividade foram selecionados para potencializar a experiência de ensino e aprendizagem dos alunos de maneira inovadora. O uso de tecnologias, como aplicativos de realidade virtual para a Saída de Campo virtual, proporcionará um aprendizado mais interativo e moderno. Além disso, a disponibilização de materiais digitais de pesquisa e plataformas colaborativas, como murais virtuais, auxiliarão na organização e troca de informações entre os grupos. Dessa forma, os recursos visam enriquecer a prática pedagógica, garantindo acessibilidade e inclusão.
Compreendemos os desafios e a dedicação envolvidos na educação, e reconhecemos a importância de oferecer estratégias que visam a inclusão e acessibilidade, sem onerar o professor. Para garantir a participação de todos, as atividades contarão com versões digitais acessíveis, que podem ser facilmente adaptadas conforme a necessidade dos alunos. A diversidade cultural será valorizada, oferecendo a possibilidade de os alunos explorarem culturas além dos materiais padrões. Ademais, as atividades em grupo fomentarão a interação positiva entre os alunos, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e respeitoso, incentivando o apoio mútuo entre os colegas.
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