O Show de Talentos da Gramática

Desenvolvida por: Karoli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Gramática e Regras Gramaticais

Esta atividade convida os alunos do 6º ano a desenvolver e executar apresentações em grupo que integrem elementos gramaticais da língua inglesa com criatividade artística. O objetivo é que cada grupo elabore uma apresentação de show de talentos, podendo ser uma canção ou peça teatral, que destaque a aplicação de tempos verbais e a construção de frases. A atividade é concebida para reforçar o entendimento das regras gramaticais de forma prática e envolvente, enquanto promove habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Posteriormente, na segunda aula, haverá uma roda de debate onde cada grupo compartilha suas apresentações, permitindo a troca de feedback entre os alunos. Assim, incentiva-se a reflexão crítica, o entendimento dos conceitos abordados e a capacidade de comunicação oral, alinhando-se às diretrizes da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito central deste plano de aula é promover a compreensão e aplicação de regras gramaticais da língua inglesa através de abordagens criativas e colaborativas. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de demonstrar suas competências por meio da elaboração e apresentação de projetos temáticos, enquanto desenvolvem habilidades de comunicação eficaz e cooperação em grupo. Alinhado aos objetivos da BNCC, a atividade foca também em estimular a responsabilidade e autonomia dos alunos ao gerirem suas tarefas dentro dos grupos, além de ampliar sua habilidade de se comunicar oralmente em inglês.

  • Desenvolver a compreensão e aplicação das regras gramaticais através de atividades criativas.
  • Fomentar habilidades de comunicação oral em língua inglesa.
  • Estimular o trabalho colaborativo e o respeito mútuo entre os pares dentro da sala de aula.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI02: Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • EF06LI06: Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.
  • EF06LI09: Localizar informações específicas em texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange três eixos centrais: a elaboração e execução de apresentações criativas utilizando regras gramaticais, a discussão sobre as apresentações em uma roda de debate, e o uso de feedback colaborativo para aprimorar a compreensão dos conteúdos. Esses conteúdos são ministrados para estimular não apenas a memorização das regras gramaticais, mas principalmente sua aplicação de forma prática e contextualizada, enriquecendo assim o aprendizado desses alunos. Esse enfoque é estrategicamente pensado para superar a percepção tradicional de gramática como algo estático e promover o seu entendimento dinâmico e interativo.

  • Elaboração e execução de apresentações criativas.
  • Discussão e feedback em rodas de debate.
  • Aplicação prática das regras gramaticais.

Metodologia

As metodologias implementadas neste plano enfatizam a aprendizagem ativa por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos e a participação em Rodas de Debate. A estratégia inicial visa engajar os alunos em um processo criativo ao permitir que explorem suas ideias em grupos enquanto aplicam conceitos gramaticais em suas apresentações. Posteriormente, a troca de feedbacks em rodas de debate não só consolida o aprendizado dos conteúdos gramaticais, como também promulga o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia e eficientes habilidades de comunicação. Dessa maneira, busca-se uma educação que potencie o aprendizado dinâmico e interdisciplinar.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Participação em Rodas de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê a execução da atividade dividida em duas aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os grupos irão planejar e ensaiar suas apresentações utilizando regras gramaticais como tempos verbais e construções de frases. Será priorizado o desenvolvimento da criatividade e colaboração entre os alunos. Na segunda aula, será promovida uma roda de debate onde as apresentações serão compartilhadas e discutidas. Este espaço será crucial para promover o feedback construtivo e reflexivo entre os estudantes, permitindo-lhes aprenderem uns com os outros e aprimorarem ainda mais suas habilidades linguísticas.

  • Aula 1: Planejamento e ensaio das apresentações, foco em gramática.
  • Momento 1: Abertura e Introdução da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade: desenvolver uma apresentação criativa que integre elementos gramaticais com uma abordagem artística. Use um flip chart para listar os tempos verbais e estruturas de frases que os alunos devem incorporar. É importante que você defina claramente as expectativas e critérios de avaliação. Observações iniciais sobre o que constitui um show de talentos também podem ser discutidas.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Planejamento da Apresentação (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de forma que cada aluno tenha a chance de participar ativamente. Permita que os alunos discutam ideias para suas apresentações e escolham se querem fazer uma canção ou uma peça teatral. Circule entre os grupos para orientá-los sobre como incorporar as regras gramaticais dentro da apresentação. Sugira que os alunos usem papéis para esboçar suas ideias e desenhar um roteiro se necessário. Avalie a participação e contribuição de cada membro do grupo.

    Momento 3: Ensaio das Apresentações (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os grupos ensaiem suas apresentações. Forneça instrumentos musicais simples e materiais decorativos para a criação de cenários. Ofereça feedback imediato e construtivo enquanto observa os ensaios, especificamente em relação ao uso correto das estruturas gramaticais. Incentive os alunos a se autoavaliar e ajustar suas apresentações conforme necessário, promovendo a autonomia e responsabilidade.

  • Aula 2: Apresentação e roda de debate para reflexão e feedback.
  • Momento 1: Boas-vindas e Relembrando a Atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e relembrando a atividade realizada na aula anterior. Explique brevemente como será a estrutura do dia, enfatizando a importância da apresentação das atividades e do feedback para o crescimento coletivo. Estimule os alunos a estarem abertos a receber e fornecer críticas construtivas.

    Momento 2: Apresentação dos Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Organize o palco ou espaço de apresentação e chame os grupos, um por vez, para apresentarem suas canções ou peças teatrais. Cada grupo deve ter entre 4 a 5 minutos. Durante as apresentações, faça anotações sobre pontos fortes e aspectos que necessitam de aprimoramento em cada grupo, dando atenção ao uso das regras gramaticais, clareza da pronúncia e criatividade. Finalize agradecendo e parabenizando cada grupo após sua apresentação.

    Momento 3: Roda de Debate e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Forme uma roda com os alunos e inicie o debate solicitando que os alunos compartilhem comentários positivos sobre o que acharam interessante nas apresentações dos colegas. Incentive a troca de percepções com perguntas abertas, como 'O que mais chamou sua atenção?' ou 'Como vocês se sentiram ao apresentar?'. Na rodada final de feedback, ofereça suas observações anotadas, sempre priorizando uma abordagem construtiva e incentivadora. Permita que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem o que aprenderam com as atividades. Encoraje-os a pensar sobre como poderiam melhorar em futuras apresentações. Esteja atento às dinâmicas sociais do grupo e intervenha caso identificado algum desconforto ou necessidade de suporte. Feedbacks construtivos devem ser mediados para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, incluindo métodos formativos e somativos. Na avaliação formativa, o professor observará enquanto os alunos trabalham nos projetos, oferecendo feedback contínuo para guiar as melhorias durante o processo. Esta prática fomenta a autoavaliação e evolução contínua dos alunos. Para a avaliação somativa, os grupos serão avaliados com base em suas apresentações finais, considerando critérios como clareza de expressão, precisão gramatical, criatividade e participação. A flexibilidade é assegurada, permitindo adaptação das avaliações conforme necessário e garantindo um ambiente de inclusão. Em momentos de dificuldade, estratégias como reformulação de critérios serão aplicadas para atender as necessidades específicas dos alunos, e um feedback construtivo contínuo será oferecido como suporte.

  • Avaliação formativa através de observação contínua.
  • Avaliação somativa focada em apresentações finais.
  • Feedback contínuo para ajuste e adaptação.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento eficaz desta atividade, serão utilizados recursos didáticos tradicionais que promovem a interação entre os alunos sem o uso de tecnologia digital, enfatizando o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas. Serão empregados materiais como flip charts, marcadores, papéis e artigos decorativos, que permitirão aos alunos preparar suas apresentações com criatividade e inovação. O uso de instrumentos musicais simples também pode enriquecer as apresentações, promovendo um ambiente lúdico e acolhedor. A escolha desses materiais tem o propósito de incentivar uma aprendizagem prática e acessível, permitindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, participem ativamente.

  • Flip charts e marcadores.
  • Papéis e artigos decorativos.
  • Instrumentos musicais simples.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a complexidade do trabalho docente, mas acreditamos na importância de garantirmos a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Assim sendo, propomos abordagens que integram os alunos de maneira homogênea na atividade. Sugere-se a formação de grupos mistos, em que alunos com diferentes níveis de habilidade possam colaborar. Estratégias como a simplificação verbal dos conceitos gramaticais e o uso de exemplos do dia a dia ajudarão a facilitar a compreensão. Além disso, aulas práticas, onde os alunos podem aprender através da experimentação e do jogo, são úteis para promover a inclusão e captar o interesse dos diferentes perfis existentes na turma. É vital promover uma sala de aula cooperativa e segura para que todas as vozes sejam ouvidas.

  • Formação de grupos mistos de habilidade.
  • Simplificação verbal dos conceitos.
  • Uso de exemplos e atividades práticas.

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