Quem é Quem na Minha Família?

Desenvolvida por: Ana V … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: A língua inglesa no mundo, Árvore Genealógica

A atividade 'Quem é Quem na Minha Família?' busca integrar o aprendizado de termos em inglês relacionados à árvore genealógica, como 'uncle', 'aunt', 'cousin', e outros dentro de um contexto familiar. Inicialmente, através da Aula 1, os alunos participarão de um jogo de cartas motivador, onde personificam personagens familiares, incentivando a memorização e interpretação rápida dos termos em inglês através da dinâmica do jogo. Na Aula 2, essa experiência lúdica se transforma em uma atividade prática de construção, ao criarem suas próprias árvores genealógicas utilizando recortes de revistas. Com isso, os estudantes colocam em prática o novo vocabulário, ao mesmo tempo em que conectam os termos a suas próprias histórias familiares. O plano de aula visa conectar o conhecimento linguístico com o contexto pessoal dos alunos, promovendo um aprendizado significativo, ao mesmo tempo que integra componentes visuais e interativos, ajustados às competências linguísticas e sociais adequadas à sua faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é promover o domínio do vocabulário em inglês relacionado às estruturas familiares, enquanto reforça a capacidade dos alunos de conectar termos em uma língua estrangeira ao seu próprio contexto social e familiar. Através de abordagens lúdicas e práticas, espera-se que os alunos adquiram confiança no uso do vocabulário distinguindo membros familiares, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de interpretação e expressão escrita em inglês. Alinhada à BNCC, a atividade também visa o desenvolvimento de competências socioemocionais como empatia e colaboração em grupo, fundamentais para o contexto pedagógico do 6º ano.

  • Dominar o vocabulário em inglês relacionado aos membros familiares.
  • Conectar termos da língua inglesa ao contexto social e familiar dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de expressão e escrita em inglês.
  • Fomentar a empatia e a colaboração durante atividades em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI01: Utilizar repertório básico (rudimentos) de vocabulário e de estruturas gramaticais do inglês em situações de intercâmbio social, nas quais se faz necessário: cumprimentar, agradecer, formular perguntas e respostas simples em inglês congruentes ao 6º ano.
  • EF06LI06: Observar e identificar informações específicas em textos simples em língua inglesa, como comandos, instruções, anúncios e mensagens de mídia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático estruturado para esta atividade inclui a introdução e prática do vocabulário em inglês associado a estruturas familiares. Além do ensino tradicional de vocabulário, os alunos serão expostos a expressões de uso prático e contextual durante as aulas, que envolvem interação dinâmica com colegas. Este conteúdo não visa somente a aquisição de termos estrangeiros, mas também incentiva a elaboração de conexões práticas através de expressões escritas, desenvolvendo a habilidade de interpretação das relações familiares nesse contexto linguístico. Além disso, a criação de árvores genealógicas fornece uma oportunidade para os alunos qualificarem suas habilidades de apresentação e síntese de informações, favorecendo uma abordagem interdisciplinar entre a língua inglesa, ciências sociais e artes visuais.

  • Apresentação de vocabulário em inglês de membros familiares.
  • Interpretação de relações familiares utilizando a língua inglesa.
  • Criação visual de uma árvore genealógica através de recortes e colagens.
  • Expressão verbal e escrita das relações familiares em inglês.

Metodologia

O uso de metodologias ativas é fundamental para a eficácia desta atividade. A aprendizagem baseada em jogos, aplicada na primeira aula, oferecerá um ambiente lúdico e motivador para a fixação de vocabulário, desincentivando métodos expositivos tradicionais. Já na segunda aula, a abordagem mão-na-massa permite que os estudantes utilizem suas habilidades manuais combinadas ao vocabulário aprendido, promovendo a assimilação do conteúdo de forma significativa. Estas metodologias são adaptadas para garantir que os alunos participem ativamente de seu próprio processo de aprendizado, fortalecendo o engajamento e a retenção da informação por meio da prática associada ao contexto real.

  • Aprendizagem baseada em jogos para fixação de vocabulário.
  • Abordagem mão-na-massa para construção da árvore genealógica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi elaborado para abranger duas aulas de 60 minutos cada, explorando tanto o aspecto lúdico quanto o prático do ensino de vocabulário em inglês. Na primeira aula, a metodologia de aprendizagem baseada em jogos é implementada, fornecendo uma atividade divertida e desafiadora que incentiva a participação de todos os alunos de forma colaborativa. A segunda aula permite a transição para atividades práticas, onde cada estudante é incentivado a criar sua árvore genealógica. Esse cronograma maximiza o tempo para induzir um aprendizado interativo e contextualizado enquanto assegura que cada aluno tenha a oportunidade de participar ativamente. A inclusão de tempo para discussão e reflexão é essencial no cronograma para permitir o feedback em aula e a autoavaliação dos alunos do seu progresso.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário familiar através de jogos de cartas.
  • Momento 1: Apresentação dos Termos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o vocabulário em inglês relacionado aos membros da família. Utilize um projetor para expor imagens de uma árvore genealógica, enquanto pronuncia os termos em inglês: 'father', 'mother', 'brother', 'sister', 'uncle', 'aunt', 'cousin', entre outros. Permita que os alunos repitam após cada apresentação. É importante que associe as palavras às imagens para reforçar a associação visual. Observe se os alunos estão atentos e participando, incentivando a fala de todos.

    Momento 2: Jogo de Cartas: Quem Sou Eu? (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua um baralho de cartas personalizadas com imagens e palavras do vocabulário familiar para cada grupo de alunos. Instrua os alunos sobre as regras do jogo, onde devem, individualmente, escolher uma carta e descrever o membro da família ao grupo, sem revelar a imagem, usando expressões em inglês. Os colegas devem adivinhar de qual membro se trata. Incentive a participação de todos e esclareça dúvidas sobre a pronúncia. Faça a mediação entre os grupos, garantindo que respeitem a vez de cada jogador. Avalie a compreensão e uso correto do vocabulário através da observação do jogo.

    Momento 3: Discussão e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma breve discussão para que os alunos compartilhem suas impressões sobre o jogo e como isso ajudou na compreensão do vocabulário. Peça que cada aluno mencione uma palavra nova que aprendeu e explique como a atividade facilitou esta aprendizagem. Permita que expressem dificuldades e sentimentos em relação ao aprendizado. Utilize essa reflexão como uma autoavaliação, ajudando-os a perceber seu próprio progresso.

  • Aula 2: Construção de uma árvore genealógica com recortes de revistas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recapitulando o vocabulário relacionado aos membros da família aprendido na aula anterior. Utilize novamente os visuais da árvore genealógica para reforçar essa memória. Explique aos alunos que eles criarão suas próprias árvores genealógicas em inglês utilizando recortes de revistas. É importante que reforce a ligação entre os termos e suas representações visuais. Observe se todos compreendem a tarefa e incentivem perguntas.

    Momento 2: Seleção de Recortes (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua revistas, tesouras e folhas grandes de papel para cada grupo. Oriente os alunos a procurar imagens que representem seus familiares, como homens, mulheres, crianças, animais de estimação, etc. Diga que recortarão essas imagens para colar em suas árvores genealógicas. É importante que incentive a criatividade e a associação entre imagens e vocabulário. Circule entre os grupos para resolver dúvidas e ajudar na seleção dos recortes.

    Momento 3: Construção da Árvore Genealógica (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua os alunos a organizarem seus recortes em uma folha de papel, desenhando uma árvore genealógica. Eles devem colar as imagens e rotulá-las com os termos em inglês (e.g., 'father', 'mother') ao lado das fotos correspondentes. Permita que cada grupo escolha como decorar sua árvore, estimulando a colaboração e o diálogo em inglês durante o processo. Avalie o uso correto do vocabulário e a clareza das relações na árvore.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos grupos que apresentem suas árvores genealógicas à turma, descrevendo as relações em inglês. Incentive os colegas a fazer perguntas sobre as árvores apresentadas, visando à interação e troca de feedback. É importante que ofereça feedback positivo e corrija de forma construtiva possíveis erros de vocabulário ou pronúncia. Conclua a atividade com uma breve reflexão sobre a experiência, incentivando-os a compartilhar o que mais gostaram.

Avaliação

Para avaliar o aprendizado dos alunos, diferentes abordagens serão utilizadas, adequando-se à diversidade de habilidades e estilos de aprendizagem dos estudantes. O principal objetivo da avaliação é verificar a assimilação de vocabulário familiar em inglês e a habilidade de expressá-lo em contextos sociais relevantes. 1. Avaliação por Observação: Durante as atividades, o professor observa o uso do vocabulário e a colaboração entre os alunos. Critérios de avaliação incluem o uso correto dos termos, a participação ativa e a demonstração de respeito e empatia durante as interações. Por exemplo, durante o jogo de cartas, a observação de como os alunos usam e reconhecem os termos em inglês sugerirá sua compreensão. 2. Avaliação Prático-Descritiva: A criação da árvore genealógica serve como um elemento prático que os alunos apresentarão oralmente para a classe. Será avaliada a clareza, a pronúncia e a capacidade de relacionar cada termo aos membros da família. Ajustes podem ser feitos para considerar variações na apresentação individual. O uso de feedback formativo contínuo, dado oralmente e por escrito, servirá como ferramenta para os alunos ajustarem suas práticas para melhorar o aprendizado. 3. Autoavaliação e Reflexão: Um breve questionário ao final das aulas permitirá que os estudantes reflitam sobre seu próprio aprendizado e progresso. Isso ajuda não somente a consolidação dos termos assimilados, mas também promove uma autoidentificação das áreas onde podem melhorar.

  • Observação do uso de vocabulário e interações.
  • Apresentação e descrição da árvore genealógica.
  • Autoavaliação e reflexão do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que sustentem o caráter prático e interativo das aulas. Jogo de cartas personalizado com membros familiares em inglês, revistas para recortes, papel, tesoura e cola são essenciais para as atividades propostas. Além disso, materiais de apoio visual e projetor podem ser utilizados para introduzir o vocabulário e apoiar a visualização das atividades em sala. O plano de aula também incentiva o uso de tablets ou smartphones, se disponíveis, para pesquisas rápidas ou referências adicionais ao tema. Ao permitir que os alunos utilizem diferentes recursos, o plano visa acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem e promover a incorporação tecnológica de maneira ética e segura.

  • Jogo de cartas personalizado com membros familiares.
  • Revistas para recortes e materiais de colagem.
  • Projetor ou materiais visuais de apoio.
  • Tablets ou smartphones para pesquisa (opcional).

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, entendemos os desafios diários no ambiente escolar e reconhecemos a importância de garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo a um aprendizado enriquecedor. Nossa proposta de inclusão e acessibilidade envolve estratégias que não demandam altos recursos ou tempo adicional, mas que são eficazes em garantir uma sala de aula inclusiva. Recomenda-se adaptações de atividades práticas para conjugar recursos visuais e auditivos, oferecendo materiais impressos com fontes maiores se necessário, e utilizando tecnologia assistiva disponível, como aplicativos traduzindo texto para voz quando preciso. A inclusão de temas diversos relacionados ao contexto familiar dos alunos pode fomentar um ambiente que respeite a diversidade cultural e linguística. Além disso, orientar os alunos a trabalhar em pares ou grupos pequenos pode promover a cooperação e a troca de saberes, atendendo diferentes estilos de aprendizagem, enquanto se monitora o progresso e ajusta o apoio para que todos avancem em seu ritmo.

  • Utilização de fontes maiores para materiais impressos.
  • Trabalho em pares ou grupos pequenos para troca de saberes.
  • Integração de tecnologia assistiva quando necessário.
  • Incorporação de diversidade cultural nas atividades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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