A atividade de escrita criativa 'Diário de Viagem: Escrita Imaginativa' está centrada no desenvolvimento das habilidades linguísticas e criativas dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Neste projeto, os estudantes irão redigir um diário fictício que narra uma semana de viagem por um país de língua inglesa. Este exercício promove a ampliação do vocabulário e o domínio das estruturas gramaticais da língua inglesa, além de incentivar a criatividade e a expressão individual. Ao trocar os diários com os colegas, os alunos também praticam a leitura crítica e a revisão pós-escrita, apontando aspectos de coerência, coesão e a criatividade nos textos dos colegas. Além de aprimorar a escrita e a capacidade analítica, a atividade envolve uma discussão coletiva que contribui para o desenvolvimento da empatia e do trabalho colaborativo, alinhando-se, assim, ao ensino das habilidades socioemocionais propostas pela BNCC.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento de habilidades de escrita e revisão crítica, com um enfoque na criatividade e na expressão pessoal dos estudantes. Almeja-se que os alunos consigam não apenas utilizar de forma correta e diversificada o vocabulário e as estruturas gramaticais da língua inglesa, mas também aprimorar suas capacidades de análise e criticidade através da revisão colaborativa dos textos. A atividade visa também a fomentar habilidades socioemocionais, promovendo a empatia e a comunicação efetiva durante as trocas de feedback entre os pares. Desta forma, o estudante é incentivado a não só ser um escritor eficaz, mas também um leitor analítico e crítico, habilidades essenciais para a formação integral do aluno no Ensino Médio, conforme delineado pela BNCC.
O conteúdo programático da atividade 'Diário de Viagem: Escrita Imaginativa' dirige-se ao aprofundamento das competências de uso da língua inglesa, com foco na produção textual criativa e no uso correto das normas gramaticais e vocabulário. Os alunos serão expostos a técnicas de escrita criativa e revisão crítica, desenvolvendo, assim, um olhar mais atento para aspectos de coesão e coerência textual. Durante o processo, fomentar-se-á a aplicação prática desses conhecimentos através de exercícios contínuos de escrita e feedback entre os pares, garantido uma aprendizagem significativa e integrada às diretrizes educacionais propostas pela BNCC.
Serão utilizadas abordagens de aprendizagem colaborativa e escrita criativa para engajar os alunos e promover a assimilação prática dos conteúdos. A metodologia será centrada em atividades práticas de escrita e revisão, onde os alunos poderão aplicar diretamente os conteúdos aprendidos. Motivados por princípios de autodireção no aprendizado, cada estudante terá a oportunidade de criar e compartilhar textos, recebendo feedbacks construtivos que promovem a autorreflexão e a melhoria contínua. Com base na revisão de pares, os estudantes são encorajados a desenvolver a empatia e a compreensão crítica, elementos essenciais para um aprendizado integrador.
O cronograma desta atividade está planejado para incluir uma aula de 60 minutos, na qual os alunos terão a oportunidade de engajar-se na atividade criativa de escrita e revisão. A aula será estruturada de modo que cada etapa seja clara e com tempo adequado à aplicação prática de exercícios. Dentro do limite de tempo, os alunos escreverão suas entradas de diário, terão uma pausa para revisão entre pares e proporão sugestões de melhorias, envolvendo-se em um ciclo feedback construtivo e reflexão sobre o uso da língua inglesa na escrita ficcional. Esta abordagem integrada garante que em apenas uma aula os objetivos estabelecidos possam ser alcançados de forma eficaz.
Momento 1: Introdução à Escrita Criativa e a Atividade (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula apresentando o conceito de escrita criativa e explique a atividade proposta: a elaboração de um diário de viagem fictício em inglês. Use exemplos de diários de viagem para ilustrar o tipo de narrativa que os alunos vão criar. É importante que os alunos compreendam a base imaginativa da atividade. Pergunte aos alunos sobre experiências anteriores com redações criativas e incentive a participação.
Momento 2: Planejamento do Diário de Viagem (Estimativa: 10 minutos)
Oriente os alunos a escolher um país de língua inglesa para a viagem fictícia e anotar ideias preliminares sobre o que poderia ser interessante incluir no diário. Permita que conversem entre si para ampliar ideias e sugestões. Observe se os alunos conseguem organizar suas ideias e ofereça intervenção caso sintam dificuldade em iniciar o planejamento.
Momento 3: Elaboração do Diário (Estimativa: 25 minutos)
Incentive os alunos a começarem a escrita do diário, agora com um foco mais estruturado. Destaque a importância de utilizar vocabulário diversificado e estruturas gramaticais adequadas. Circule pela sala proporcionando feedback imediato sobre pontos como clareza, vocabulário e gramática. Incentive a expressão pessoal e a criatividade, lembrando os alunos da importância da coesão e coerência dentro do texto.
Momento 4: Troca de Feedback Colaborativo (Estimativa: 10 minutos)
Organize a sala para que os alunos possam trocar seus diários com um colega. Instrua-os a fornecer feedback construtivo sobre o texto do colega, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias. Estimule a prática da empatia durante este processo e auxilie os alunos que apresentarem dificuldades na identificação de aspectos textuais importantes.
A avaliação desta atividade é composta por dois momentos principais: a avaliação formativa através de feedbacks contínuos durante a revisão de pares, e a avaliação somativa realizada pelo professor após a finalização dos textos. A avaliação formativa permitirá que os alunos aprendam através de feedback imediato de seus pares, desenvolvendo habilidades de autoavaliação e entendendo melhor os elementos essenciais à escrita de qualidade. A avaliação somativa será utilizada para quantificar o domínio das habilidades objetivo, como o uso correto de linguagem e a criatividade no texto. Critérios como riqueza de vocabulário, estrutura gramatical, criatividade, coesão e coerência serão pré-estabelecidos. A aplicação prática pode incluir exemplos onde os alunos, após troca de diários, façam pequenas apresentações orais sobre as correções e sugestões dadas, estimulando a autonomia e compreensão discursiva.
Para a realização da atividade, serão utilizados materiais simples, mas eficazes, que englobam cadernos ou folhas para o diário, dicionários ou aplicativos de consulta de vocabulário e dispositivos para acesso a textos exemplares que ilustrem boas práticas de escrita. Tais recursos visam facilitar um ambiente de aprendizado ativo, permitindo que os alunos explorem o uso da língua inglesa em um formato criativo e aplicável. Tecnologias acessíveis, como aplicativos de escrita e editores de texto básicos online, serão sugeridas para aqueles que assim preferirem, preservando a flexibilidade no cumprimento dos objetivos de aprendizado.
Sabemos que a inclusão e a acessibilidade são aspectos fundamentais na educação. Portanto, mesmo não havendo condições ou deficiências específicas identificadas nesta turma, estamos apresentando recomendações para garantir a participatividade e equidade de todos os alunos. São sugeridas estratégias como adaptação das atividades de troca de diários para um formato digital, quando apropriado, o que pode acomodar diferentes estilos de aprendizado. Além disso, práticas que promovam a inclusão como oferecer feedback positivo inicialmente, e a análise individual das necessidades de cada aluno ao facilitar as trocas, são recomendadas, assegurando que todos os alunos sintam-se integrados e respeitados no processo educacional.
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