Do Rascunho ao Brilho: A Arte de Planejar Seu Texto!

Desenvolvida por: Danila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão explorar a importância do planejamento no processo de escrita. A atividade começa com um brainstorm criativo para gerar ideias, que serão organizadas em mapas mentais para destacar as palavras-chave essenciais. Utilizando a metodologia de sala de aula invertida, os alunos devem pré-estudar vídeos e textos focados em técnicas de pré-escrita. No ambiente de sala de aula, a colaboração em grupo é incentivada, onde os alunos trabalham juntos para produzir rascunhos de redação argumentativa, considerando aspectos estruturais e coerentes. Esse processo não apenas orienta os alunos sobre a importância do planejamento e organização de suas ideias, mas também promove habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico ao desenvolver um entendimento mais profundo das técnicas de escrita. Além disso, essa abordagem estimula o protagonismo estudantil, uma vez que eles selecionam suas ideias e maneiras de expressá-las, respectando o planejamento eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em aprimorar as habilidades de escrita e planejamento dos alunos. A atividade visa desenvolver não apenas técnicas de escrita, mas também incentivar o pensamento crítico necessário para elaborar textos coesos e coerentes. Ao trabalhar em grupos, os alunos fortalecem suas habilidades comunicativas e colaborativas, sendo constantemente motivados a utilizar técnicas de brainstorming e mapeamento mental, importantes na organização de ideias. Esta prática não só estimula a competência linguística dos alunos, mas também promove o desenvolvimento integral de habilidades interpessoais e cognitivas fundamentais à formação acadêmica e à vivência social dos adolescentes.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização de ideias na escrita.
  • Incentivar o uso de brainstorming e mapas mentais como ferramentas de pré-escrita.
  • Aprimorar habilidades de escrita argumentativa considerando estrutura e coerência.
  • Promover a colaboração e comunicação efetiva entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP18: Empregar estratégias de planejar, redigir, revisar, editar e reescrever textos, de diferentes gêneros e em situações diversas, para a construção de autoria.
  • EM13LP29: Aplicar tecnologias digitais de informação e comunicação na compreensão, produção e/ou revisão de textos, considerando sua adequação aos contextos de produção, circulação e recepção/inserção no mundo do trabalho, na ciência e na cultura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange diversas estratégias de pré-escrita, com o uso de brainstorming e mapeamento mental para organização de ideias. O foco será a elaboração de um rascunho de texto argumentativo, considerando aspectos estruturais fundamentais como introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, os estudantes terão contato com técnicas de revisão para aprimorar a coesão e coerência textual. Este programa visa não apenas elevar o nível de comunicação escrita dos alunos, mas também estimular a capacidade de análise crítica e autorreflexão sobre o processo de escrita, essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

  • Brainstorming para geração de ideias.
  • Criação de mapas mentais.
  • Estrutura de textos argumentativos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Técnicas de revisão textual.

Metodologia

Nesta atividade, a metodologia de sala de aula invertida será aplicada de forma a maximizar o engajamento e aprendizado dos alunos. Os estudantes terão acesso a materiais audiovisuais e textos previamente selecionados, que introduzem técnicas de pré-escrita, permitindo assim que o tempo em sala de aula seja dedicado à aplicação prática e discussão colaborativa. Durante a aula, os alunos formam grupos para criar rascunhos de textos, promovendo uma aprendizagem coletiva e interdisciplinar. Essa abordagem metodológica não só facilita o desenvolvimento das habilidades de escrita, mas também incentiva o protagonismo estudantil e a capacidade de resolução de problemas.

  • Sala de aula invertida.
  • Aprendizagem colaborativa.
  • Discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a realização desta atividade é de uma aula de 60 minutos. Neste tempo, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido previamente em um ambiente de aprendizagem prático e interativo. A aula segue uma estrutura que alinha o tempo à atividades específicas: introdução ao tema, formação de grupos, desenvolvimento das ideias em brainstorm, criação de mapas mentais e, por fim, a elaboração de um rascunho coletivo. Essa organização auxilia na otimização do tempo e garante que todos os objetivos de aprendizagem possam ser abordados de maneira eficaz durante o período estabelecido.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação de grupos (15 min), brainstorm e criação de mapas mentais (20 min), redação de rascunho (20 min), fechamento e feedback (5 min).
  • Momento 1: Introdução ao tema e formação de grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando aos alunos o título da atividade e discutindo brevemente a importância do planejamento na escrita. Em seguida, organize a turma em grupos pequenos de três a quatro alunos. É importante que os grupos sejam equilibrados em termos de diferentes habilidades para fomentar a colaboração. Oriente os alunos sobre a dinâmica da aula, destacando a metodologia de sala de aula invertida e a importância da participação ativa de todos. Observe se os alunos têm dificuldade em se organizar em grupos e ofereça ajuda quando necessário.

    Momento 2: Brainstorm e criação de mapas mentais (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os grupos a iniciarem um brainstorm sobre um tema escolhido coletivamente ou pré-definido. Permita que cada aluno contribua com suas ideias em papéis coloridos ou diretamente nos quadros brancos. Após o brainstorm, guie os grupos na criação de mapas mentais, destacando as palavras-chave e organizando as ideias de forma lógica. Sugira que utilizem canetas coloridas para codificar informações diferentes. Observe se algum grupo precisa de direcionamento ou motivação extra para participar e ofereça sugestões construtivas.

    Momento 3: Redação de rascunho (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos grupos que utilizem mapas mentais como base para redigir um rascunho de texto argumentativo. Explique a estrutura fundamental de introdução, desenvolvimento e conclusão, ajudando os alunos a focarem na coerência e nos argumentos. Circule pela sala, oferecendo feedback imediato e respondendo dúvidas. Incentive que todos os membros do grupo contribuam para a escrita, promovendo um ambiente de verdadeiro trabalho colaborativo.

    Momento 4: Fechamento e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula solicitando que cada grupo compartilhe brevemente suas ideias e experiências durante a atividade. Ofereça feedback oral sobre o trabalho, destacando pontos fortes e áreas para melhorar. Permita que os alunos façam uma autoavaliação rápida de seu próprio progresso e contribuição para o grupo. Encoraje a reflexão sobre o aprendizado e como poderão aplicar essas técnicas em atividades futuras. Termine a aula agradecendo a participação de todos.

Avaliação

A avaliação do aprendizado nesta atividade será diversificada, visando capturar o progresso dos alunos de maneira abrangente e inclusiva. Diversos métodos podem ser utilizados: autoavaliação, permitindo que os alunos reflitam sobre suas próprias contribuições e progresso; observação direta durante as atividades em grupo, possibilitando ao professor analisar o desempenho colaborativo e individual; e feedback construtivo, oferecido ao final da atividade, para guiar os alunos na identificação de áreas de melhoria. Cada uma dessas abordagens não apenas fornece uma visão sobre a aquisição de conhecimento dos alunos, mas também promove uma cultura de reflexão contínua. O objetivo principal é assegurar que os alunos compreendam a importância do processo de escrita, bem como o desenvolvimento de habilidades de cooperação e argumentação.

  • Autoavaliação individual com foco no progresso pessoal.
  • Observação direta por parte do professor durante a atividade em grupo.
  • Feedback construtivo, oral ou escrito, ao final da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessária a utilização de diversos recursos didáticos que apoiarão tanto o processo de pré-estudo quanto as atividades em sala de aula. A utilização de vídeos e textos sobre estratégias de escrita será essencial para garantir um entendimento prévio dos conceitos que serão trabalhados. Em sala de aula, materiais como papéis, canetas coloridas e quadros brancos são recomendados para facilitar o brainstorming e a construção dos mapas mentais, além de promoverem a interação visual dos alunos com suas ideias. Tais recursos, aliados à tecnologia, oferecem um apoio visual e de pesquisa importante, permitindo que os alunos expressem suas ideias de maneira criativa e organizada.

  • Vídeos e textos sobre técnicas de pré-escrita.
  • Papéis e canetas coloridas.
  • Quadros brancos para apresentações visuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga dos professores pode ser bastante pesada, mas é imperativo proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos. Embora esta turma específica de alunos não possua condições ou deficiências a serem consideradas, sempre devemos estar atentos para garantir que ninguém seja deixado para trás. Neste sentido, tornar os materiais diversificados, com o uso de vídeos para complementar a leitura, pode beneficiar diferentes tipos de aprendizagem. A disposição do espaço em sala para facilitar o movimento e interação dos alunos em grupos é essencial. Além disso, incentivar diferentes formas de expressão, como o uso de recursos visuais além da escrita, pode tornar a aula mais inclusiva e acessível para vários estilos de aprendizagem.

  • Materiais didáticos diversificados para atender diferentes estilos de aprendizagem.
  • Organização do espaço que facilite a interação entre grupos.
  • Adoção de recursos visuais como suporte para a expressão de ideias.

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