Rumo ao Futuro: Planejando uma Viagem

Desenvolvida por: Aledis… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Relato de Viagem e Análise Linguística: Simple Past, Simple Future; Números (cardinais e ordinais), datas.

Esta atividade tem como objetivo principal melhorar a compreensão e aplicação do Simple Future em Língua Inglesa. Planejando uma viagem imaginária ao futuro, os estudantes são estimulados a usar estruturas linguísticas de forma prática e contextualizada. Na primeira aula, os alunos receberão um guia básico contendo frases e verbos úteis que os auxiliarão na construção dos seus planos de viagem. A intenção é que eles internalizem o uso do tempo verbal em um contexto realista e interessante. Na segunda aula, os alunos, divididos em pequenos grupos, serão incentivados a compartilhar suas propostas de viagem utilizando mapas e guias impressos. Essa dinâmica proporciona a prática da expressão oral em um ambiente colaborativo, permitindo que desenvolvam a capacidade de organizar e apresentar argumentos. Ao longo do processo, os alunos aprimorarão suas habilidades de leitura e escrita, promovendo também a interação social e o respeito entre pares, sem a utilização de recursos digitais, estimulando assim a criatividade e desenvolvimento de competências sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento das habilidades linguísticas, sociais e cognitivas dos alunos. A atividade busca promover a aplicação prática do Simple Future na Língua Inglesa, estimulando a construção de frases coerentes em contextos imaginários, como o planejamento de uma viagem futura. A interação em grupos proporciona aos alunos a oportunidade de exercitar suas habilidades de comunicação e colaboração, fundamentais para o desenvolvimento integral e social. Por meio da leitura e análise de guias e mapas, os alunos são desafiados a lidar com informações de diferentes fontes, aprimorando suas capacidades analíticas e de interpretação. As atividades propostas também visam fomentar a criatividade, empatia e capacidade crítica dos alunos, preparando-os para situações reais de interação e resolução de problemas.

  • Aplicar o Simple Future em contextos linguísticos práticos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em língua inglesa.
  • Estimular a colaboração e interação social entre os alunos.
  • Promover a capacidade de planejar e apresentar ideias de forma organizada.
  • Aprimorar a habilidade de leitura crítica de guias e mapas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG704: Utilizar adequadamente o contexto, os gêneros e as variações linguísticas na interação com falantes de diferentes variedades do inglês.
  • EM13LP06: Planejar, revisar e editar o gênero textual a ser produzido, tendo em vista as condições de produção/reprodução (tema, interlocutores, objetivos e circulação do texto), as estratégias linguísticas discursivas e multissemióticas mais adequadas ao gênero textual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está estruturado para facilitar o uso prático do Simple Future através de atividades que desafiem os alunos a pensar e comunicar ideias futureiras de maneira estruturada. Além disso, a atividade contempla a análise de textos que lidem com datas e números (cardinais e ordinais), o que é fundamental tanto para o desenvolvimento da fluência quanto para a precisão gramatical. Durante a construção dos planejamentos de viagem, a incorporação de elementos culturais e históricos será estimulada através da seleção de destinos imaginários, incentivando os alunos a contextualizar suas escolhas de maneira relevante e articulada.

  • Uso do Simple Future em falas e textos.
  • Redação de textos sobre viagens futuras.
  • Interpretação e uso de números cardinais e ordinais.
  • Leitura e análise de mapas e guias turísticos impressos.
  • Expressão oral e apresentação de planos de viagem.

Metodologia

Durante a atividade, os alunos serão incentivados a aplicar suas habilidades linguísticas de maneira prática e colaborativa. Na primeira aula, a abordagem será mais voltada para a instrução e compreensão do uso do Simple Future, com exercícios de fixação. Já na segunda aula, a metodologia foca na expressão e comunicação oral, onde os alunos apresentarão seus planejamentos em pequenos grupos. Essas práticas favorecem a participação ativa dos estudantes e promovem um ambiente de aprendizado baseado em projetos, sem a utilização de recursos digitais, o que estimula a criatividade e o engajamento dos alunos.

  • Instrução guiada sobre Simple Future.
  • Atividades em grupos para planejamento de viagens.
  • Uso de mapas e guias impressos para análise.
  • Apresentação oral dos planos em grupo.
  • Tarefas escritas e orais para verificação da compreensão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planejado para esta atividade distribui as tarefas de forma a maximizar o envolvimento dos alunos e consolidar o aprendizado. Dura duas aulas de 50 minutos cada, promovendo um equilíbrio entre instrução e prática. A primeira aula enfatiza o ensino das estruturas linguísticas através de exemplos e exercícios. A segunda aula é destinada à apresentação colaborativa dos planos de viagem, proporcionando um espaço para aplicação prática e feedback dos colegas e do professor.

  • Aula 1: Introdução à atividade e ensino do Simple Future com exercícios de aplicação.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo principal: compreender e aplicar o Simple Future em inglês através do planejamento de uma viagem imaginária. Forneça aos alunos exemplos de situações em que usamos o Simple Future, como plano de ações futuras e previsões. É importante que o professor exemplifique frases simples para que os alunos identifiquem a estrutura. Permita que alguns alunos compartilhem exemplos de coisas que planejam fazer no futuro para que todos se familiarizem com o tempo verbal.

    Momento 2: Instrução Dirigida sobre Simple Future (Estimativa: 15 minutos)
    Explique as regras gramaticais do Simple Future, como utilizar 'will' e 'going to', fornecendo exemplos claros na lousa. É essencial que os alunos copiem essas explicações e exemplos em seus cadernos. Observe se os alunos estão entendendo ao pedir que cada um construa uma frase utilizando 'will' e outra utilizando 'going to'. Corrija possíveis erros de forma coletiva para que todos possam aprender com as dúvidas dos colegas.

    Momento 3: Guia Prático com Frases Úteis em Simple Future (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua os guias com frases úteis em Simple Future e explique como essas frases podem ser aplicadas em conversas sobre planos de viagem. Deixe que os alunos leiam cada frase em voz alta, praticando a pronúncia e a entonação. Peça a eles que trabalhem em duplas para criar um pequeno diálogo de duas ou três falas cada, utilizando as frases do guia, e depois compartilhem com a turma. Isso permitirá que pratiquem a estrutura de forma contextualizada.

    Momento 4: Exercícios de Aplicação Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua uma folha de exercícios com frases para serem completadas com o tempo verbal correto (will ou going to). Este momento ajuda a consolidar o aprendizado de forma individual, abordando a escrita e revisão das regras gramaticais aprendidas. É vital que você circule pela sala para ajudar os alunos com dificuldades e verificar se todos estão no caminho certo. Recolha os exercícios para correção posterior e forneça feedback individual à turma na próxima aula.

  • Aula 2: Apresentação em grupos dos planos de viagem, com feedback coletivo.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando os grupos formados na sessão anterior e conceda 5 minutos para que reúnam suas anotações e materiais, como mapas e guias, revendo seus planos antes da apresentação. A cada grupo, forneça suporte para que organizem a sequência de quem falará primeiro, garantindo que todos os membros do grupo tenham oportunidade de participar. Instrua os alunos a focarem nas frases em Simple Future, explicando como elas se aplicam em seus planos de viagem.

    Momento 2: Apresentação dos Planos de Viagem (Estimativa: 25 minutos)
    Cada grupo terá em média 4 a 5 minutos para apresentar seus planos à turma. É importante que todos os membros do grupo participem, falando ao menos uma parte do plano. Durante as apresentações, tome notas sobre o uso correto do Simple Future e a clareza na apresentação das ideias. Após cada apresentação, faça elogios específicos a aspectos positivos e, se necessário, corrigir gentilmente os erros comuns verificando a compreensão adequada e incentivando os alunos a refletirem sobre os pontos a melhorar.

    Momento 3: Feedback Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma em um círculo para discutir as apresentações. Pergunte aos alunos o que acharam do exercício e como avaliam o uso do Simple Future nesse contexto. Incentive-os a dar feedback aos seus colegas, focando nos desafios enfrentados e nas soluções encontradas. Discuta os pontos fortes e as dificuldades percebidas, incentivando a colaboração e o respeito. Reforce o aprendizado destacando o uso adequado do tempo verbal em situações práticas como esta.

Avaliação

O processo avaliativo será diversificado para contemplar as diversas habilidades e competências desenvolvidas durante a atividade. Na primeira fase, será utilizada a avaliação formativa, através de observação contínua dos alunos durante a elaboração de seus planos, permitindo feedback imediato e ajustes necessários. O critério aqui inclui a adequação do uso do tempo verbal e clareza na exposição das ideias. Na segunda fase, além do desempenho na apresentação, será considerada a capacidade de trabalhar em grupo e expressar as ideias de forma coerente e organizada. Exemplos práticas incluem a avaliação dos mapas e guias preparados pelos alunos e a coerência das apresentações orais face aos planos elaborados, incentivando o aprendizado peer-to-peer e o uso de feedback formativo.

  • Avaliação contínua durante a atividade prática e correção de exercícios.
  • Observação da interação e colaboração entre os alunos.
  • Avaliação da apresentação oral dos planos de viagem.
  • Feedback formativo sobre o uso do Simple Future.

Materiais e ferramentas:

Os recursos empregados nesta atividade foram pensados para serem simples, mas efetivamente integrados ao conteúdo programático. O uso de mapas e guias impressos permitirá que os alunos se engajam de maneira tradicional no aprendizado de novas palavras e frases. Estes materiais foram escolhidos para sustentar a aplicação prática da linguagem, enquanto as discussões em grupo incentivam a interação e uso efetivo da língua inglesa. Recursos como canetas e folhas para rascunho e planejamento serão utilizados para atividades escritas, em um suporte prático e livre da distração dos dispositivos digitais.

  • Guias básicos de viagem com frases em Simple Future.
  • Mapas impressos para análise e uso em planejamento.
  • Material de escrita como canetas e papéis em branco.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios de um professor em sala de aula e reconhecemos seu esforço e empenho na promoção de um ambiente inclusivo e acessível. Para esta atividade, recomendamos algumas estratégias que asseguram a inclusão de todos os alunos. Não há deficiências específicas na turma, mas ainda assim é vital garantir que nenhum aluno seja deixado para trás. Para isso, o uso de linguagem clara e a simplificação de instruções são essenciais. Incentivamos o professor a criar um ambiente acolhedor onde todos possam contribuir, equacionando a participação de alunos mais tímidos com estratégias dinâmicas de engajamento, como a criação de grupos heterogêneos para promover a inclusão ativa.

  • Adaptar a linguagem das instruções para clareza.
  • Formar grupos heterogêneos para promover diversidade.
  • Incentivar a participação de todos com perguntas direcionadas.
  • Instruções verbais e visuais para reforçar o entendimento.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo