Paisagens Infinitas

Desenvolvida por: Silvio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Uso de Adjetivos Descritivos em Textos

A atividade denominada 'Paisagens Infinitas' visa explorar a capacidade descritiva dos alunos ao utilizar adjetivos em inglês para enriquecer suas interpretações de texto. Os alunos serão imersos em um texto que destaca diversas paisagens, repleto de adjetivos vívidos que ampliam a percepção do leitor sobre o espaço descrito. O objetivo principal é desenvolver habilidades de interpretação textual, enquanto se enriquece o vocabulário ao reconhecer a função descritiva e intensificadora dos adjetivos. Os alunos serão orientados a responder a 10 perguntas interpretativas, cada uma focando em diferentes aspectos textuais, como o efeito dos adjetivos sobre a imagem mental do leitor e a maneira como eles contribuem para o ambiente e emoção do texto. Esta abordagem reconhece a importância de fortalecer a competência linguística dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, alinhando-se ao seu desenvolvimento cognitivo, enquanto se promove uma interação enriquecedora com a língua inglesa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o aprimoramento das habilidades de leitura crítica e interpretação por meio de uma análise detalhada de adjetivos descritivos. Os alunos serão não apenas consumidores passivos de texto, mas analisadores ativos que identificam e discutem a intenção do autor e o impacto estilístico no texto. Dessa maneira, a atividade está projetada para encorajar uma interpretação textual mais sofisticada e um vocabulário enriquecido. Além disso, os alunos terão oportunidades para expandir sua fluência em inglês, apreciando suas nuances através da apreciação da linguagem descritiva. Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam autoconfiança para discutir e articular suas interpretações e insights, promovendo uma comunicação clara e bem fundamentada.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise textual.
  • Reconhecer e utilizar a função dos adjetivos descritivos no texto.
  • Enriquecer o vocabulário em inglês com ênfase em adjetivos.
  • Promover a comunicação oral e escrita baseando-se em interpretações textuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703: Analisar de maneira crítica e valorativa os argumentos expressos em textos de diferentes gêneros e registros de linguagem.
  • EM13LP30: Identificar, em textos persuasivos e argumentativos, recursos linguísticos e estratégias argumentativas utilizados pelo autor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca no uso de adjetivos como ferramenta para enriquecer descrições textuais em inglês. Ao longo da atividade, os alunos explorarão como os adjetivos descritivos ampliam a percepção e a interpretação de paisagens através de leitura e análise de texto. Os alunos serão guiados a identificar a função e o impacto dos adjetivos na construção do significado do texto, com um olhar atento para a escolha lexical do autor e suas implicações emocionais. A novidade neste conteúdo é a fusão de aspectos estilísticos e linguísticos, que permitem aos alunos uma compreensão aprofundada dos elementos textuais e do poder descritivo dos adjetivos em inglês.

  • Leitura e Interpretação de Textos Descritivos.
  • Uso de adjetivos em inglês para construção de significado.
  • Análise da função dos adjetivos na descrição textual.
  • Reconhecimento do impacto da escolha lexical na emoção e interpretação do texto.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade será centrada no aluno, promovendo seu protagonismo na construção do conhecimento através de leitura crítica e análise ativa de textos. A atividade inicia-se com uma leitura compreensiva e investigativa do texto principal, seguida de reflexões individuais e em grupo sobre como os adjetivos descritivos moldam a percepção e interpretação das paisagens. As discussões em grupo facilitarão a troca de percepções e compreensões diferentes, enquanto prevê-se a apresentação verbal das interpretações dos alunos, fortalecendo suas habilidades comunicativas. A valorização do processo de análise crítica será o cerne da metodologia, permitindo aos alunos a prática de criatividade e autonomia intelectual em suas interpretações.

  • Leitura crítica de textos com foco em adjetivos.
  • Discussão em grupo sobre interpretações textuais.
  • Apresentação oral das análises textuais.
  • Troca de percepções e discussões colaborativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Paisagens Infinitas' será conduzida ao longo de uma aula de 60 minutos, permitindo aos alunos dedicarem atenção integral à leitura, discussão e análise do texto. O cronograma prevê uma introdução na primeira parte da aula, seguida pela leitura e análise do texto com intervalos para discussão em grupo. Nos momentos finais, os alunos serão incentivados a apresentar suas interpretações e discussões dos efeitos dos adjetivos encontrados no texto. Este cronograma detalhado foi projetado para garantir que cada aluno tenha tempo e espaço para explorar o texto em profundidade enquanto participa ativamente de discussões colaborativas e reflexões críticas.

  • Aula 1: Introdução, leitura e análise do texto, discussão em grupo, apresentações orais das interpretações.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando a importância dos adjetivos na descrição de paisagens e na construção de imagens mentais. Explique brevemente o objetivo da atividade 'Paisagens Infinitas'. Permita que os alunos compartilhem suas ideias sobre descrições vívidas e o impacto dos adjetivos. É importante que os alunos se sintam à vontade para expressar suas percepções iniciais.

    Momento 2: Leitura e Análise Inicial do Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua o texto base com descrições paisagísticas e oriente os alunos a realizarem uma primeira leitura individualmente. Instrua-os a sublinharem ou destacarem os adjetivos encontrados. Após a leitura, discuta brevemente algumas das passagens destacadas para concluir se os alunos entendem o papel dos adjetivos na criação de imagens mentais. Intervenha para esclarecer qualquer dúvida e fomente a discussão sobre as impressões iniciais dos alunos.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos para analisarem coletivamente os adjetivos destacados. Instrua cada grupo a escolher um trecho do texto e discutir como os adjetivos influenciam a percepção da paisagem descrita. É importante que todos contribuam com suas perspectivas. Circule pela sala para observar a discussão, oferecendo ajuda e orientações conforme necessário. Avalie a participação e as contribuições de cada membro do grupo.

    Momento 4: Apresentações Orais das Interpretações (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma. Oriente-os a focar no impacto dos adjetivos na construção das imagens mentais e na emoção do texto. É importante que os alunos pratiquem a comunicação clara e a escuta ativa durante as apresentações. Após cada apresentação, promova um feedback construtivo entre os alunos. Avalie a capacidade dos alunos de articular suas interpretações e de se engajar num diálogo respeitoso e construtivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada e adaptável, composta por uma combinação de modalidades que incentivam a reflexão crítica e o desenvolvimento contínuo das competências previstas. Será utilizada a avaliação formativa durante as atividades, por meio da observação das discussões em grupo e feedbacks orais que visam apoiar o progresso dos alunos e aprofundar sua compreensão da atividade. Além disso, a avaliação somativa será realizada por meio de uma tarefa escrita, onde os alunos devem redigir uma análise crítica sobre os adjetivos no texto e seu impacto no leitor. Esta análise será avaliada com base em critérios claros, como compreensão textual, originalidade e coerência na argumentação, proporcionando um feedback detalhado e construtivo, que inclui sugestões de melhoria baseadas nas competências trabalhadas.

  • Avaliação formativa por observação e feedbacks orais.
  • Avaliação somativa através de análise escrita dos adjetivos e seus impactos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos a serem utilizados nesta atividade incluem principalmente o texto base que contém as paisagens a serem analisadas, assim como dicionários bilíngues e ferramentas digitais que podem facilitar a compreensão dos alunos acerca de novos vocabulários. Outro recurso fundamental será a lousa digital ou projetor para guiar apresentações e discussões em sala de aula. Estes recursos foram escolhidos não apenas para facilitar o acesso do aluno ao conteúdo, mas também para integrar a tecnologia de forma eficaz ao ambiente de aprendizagem, fornecendo subsídios que ampliam e sustentam o processo de análise crítica de textos.

  • Texto base com descrições paisagísticas.
  • Dicionários bilíngues.
  • Lousa digital ou projetor.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que a tarefa de ensinar requer adaptações constantes para garantir que o aprendizado seja acessível para todos. Portanto, embora não haja condições de deficiência específicas nesta turma, apresentamos estratégias que visam a inclusão e a equidade. Na atividade 'Paisagens Infinitas', podemos adotar práticas que consideram necessidades e ritmos individuais dos alunos. Sugere-se o uso de material digital em formatos variados, como áudio-descrições para aqueles que preferem escutar, ou em fontes ampliadas, quando necessário. Envolverá também o uso de um vocabulário claro e inclusivo durante as instruções, com atenção especial à criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo onde todos os alunos sintam-se incentivados a compartilhar suas percepções. Ao promover um clima acolhedor e incentivador, visamos garantir que cada aluno participe ativamente, reconhecendo e respeitando a diversidade linguística e cultural existente na turma.

  • Uso de material digital com opções de acessibilidade.
  • Adaptações visuais, como fontes ampliadas quando necessário.
  • Ambiente colaborativo e incentivo ao compartilhamento de percepções.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo