Nesta atividade, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, busca-se desenvolver a habilidade de identificar palavras iniciadas com vogais em um texto simples, posteriormente utilizando essas palavras para formar frases curtas. A atividade é estruturada em leitura compartilhada, trabalho colaborativo em duplas e momentos de revisão com a ajuda do professor. Toda a atividade está alinhada à BNCC EF15LP06, que encoraja a releitura e revisão de textos de maneira colaborativa, promovendo aprimoramentos na escrita e no entendimento das regras ortográficas. Além de aprimorar a leitura e a escrita, a atividade também busca promover habilidades sociais, como a colaboração entre pares e o respeito por turnos de fala, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de seguir instruções e expressar emoções.
A principal meta é facilitar o reconhecimento de palavras que começam com vogais, promovendo uma interação aprofundada com o texto e incentivando a prática de formação de frases simples. Esse objetivo atende ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura e interpretação textual, fundamentais nesta fase do alfabetização.
O conteúdo programático incluiu o reconhecimento e utilização de palavras iniciadas com vogais, a prática de formação de frases e a revisão de textos em parceria com colegas e professor. Estes elementos são fundamentais não apenas para o desenvolvimento da competência linguística, mas para o aceite e ampliação da capacidade de colaboração e autocorreção de maneira crítica e construtiva.
Pedagogicamente, a atividade faz uso da leitura compartilhada e do trabalho em duplas para incentivar a colaboração, o que ajuda na consolidação do aprendizado. A revisão coletiva favorece a reflexão crítica sobre o que foi produzido, enquanto a criação de um ambiente de suporte mútuo permite que os alunos se sintam seguros para experimentar e aprender com os erros.
O cronograma compreende uma única aula de 60 minutos, planejada para guiar os alunos do aquecimento e abertura ao desenvolvimento da atividade e fechamento de reflexões. A estrutura abarca um tempo específico para cada etapa, garantindo que o processo de aprendizagem seja progressivo e bem suportado.
Momento 1: Introdução e leitura do texto em grupo (Estimativa: 20 minutos)
Comece a aula introduzindo o tema A Aventura das Palavras Mágicas. Faça uma breve explicação sobre a importância das vogais no alfabeto. Distribua cópias do texto A Aventura das Palavras Mágicas para cada aluno. Realize uma leitura em voz alta, estimulando os alunos a acompanharem individualmente. É importante que você faça pausas estratégicas para destacar palavras que começam com vogais, incentivando a participação dos alunos ao pedir que eles identifiquem essas palavras. Observe se todos estão acompanhando a leitura.
Momento 2: Identificação de palavras e formação de frases em duplas (Estimativa: 25 minutos)
Forme duplas entre os alunos e entregue folhas de exercício para que sublinhem as palavras iniciadas por vogais no texto. Oriente as duplas a listarem essas palavras separadamente e, em seguida, tentarem criar frases curtas com elas. Circule pela sala oferecendo apoio e incentivos, corrigindo de forma construtiva se necessário. Permita que os alunos se expressem livremente, mas guie-os a formular frases coerentes e simples. Avalie a interação e colaboração entre alunos, bem como a compreensão das tarefas.
Momento 3: Revisão e discussão das produções (Estimativa: 15 minutos)
Reúna a turma novamente e peça às duplas que compartilhem suas frases com a classe. Use um quadro ou lousa para anotar algumas das frases apresentadas. Permita que a turma forneça feedback positivo aos colegas. Isso não só facilita a correção colaborativa, mas também contribui para o reconhecimento das emoções e a valorização dos esforços uns dos outros. Finalize com uma breve discussão sobre novas descobertas e dificuldades encontradas durante a atividade. Avalie a participação dos alunos e o cumprimento das atividades propostas.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para garantir que todos os alunos sejam incluídos, adapte a leitura em voz alta utilizando recursos visuais, como imagens correspondentes às palavras. Se algum aluno demonstrar dificuldade, aproxime-se e ofereça uma explicação mais detalhada. Promova a colaboração com colegas que possam fornecer apoio. Ao circular pela sala, observe e incentive a participação de todos, assegurando um ambiente onde todos se sintam à vontade para partilhar suas ideias e dúvidas. Faça uso de um tom encorajador e mostre disponibilidade para ajudar.
A avaliação continua e diversificada contribui para o desenvolvimento efetivo das habilidades propostas. O objetivo é proporcionar feedback contínuo, ajudando os alunos a reconhecerem seu progresso e áreas de melhoria. Perspectivas a considerar incluem a observação participativa, em que o professor avalia a capacidade dos alunos de colaborar e contribuir durante a atividade, e uma verificação de aprendizagem por meio de discussões orais e correções colaborativas em classe. Critérios observam a habilidade de identificar e utilizar palavras corretamente e aprimorar frases através da revisão. Por exemplo, um grupo pode ser chamado a compartilhar as frases geradas e, com ajuda, discutir como melhorá-las.
Os recursos são cuidadosamente selecionados para apoiar os objetivos da atividade, utilizando recursos acessíveis como textos simples, folhas de exercícios e quadro para escrita conjunta. O uso de materiais visuais, como cartazes bien elaborados, pode ajudar na assimilação das vogais e suas aplicações no texto.
Sabemos da sobrecarga de trabalho que o professor enfrenta, mas é crucial apresentar estratégias práticas e eficazes de inclusão e acessibilidade que assegurem a participação de todos os alunos. Embora esta turma não tenha alunos com necessidades específicas, seria benéfico garantir que todos os materiais visuais estejam dispostos em lugares acessíveis a todos. O método de divisão em duplas também é pensado para fomentar colaboração inclusiva, permitindo que todos participem de forma equitativa.
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