A Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Rimas e Trabalho em Equipe

Nesta atividade, os alunos participam de uma caça ao tesouro em sala de aula, onde o professor distribuirá pistas que contêm palavras rimadas ou sonoridades semelhantes pelo ambiente. Essas pistas guiarão os alunos a diferentes textos escondidos pela sala. Divididos em equipes, os alunos usarão um mapa para localizar as pistas e decifrar uma mensagem secreta. Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura, reconhecimento de rimas e fomentar o trabalho em equipe, tornando o aprendizado lúdico e envolvente. Ao trabalhar juntos, os alunos desenvolvem também habilidades sociais e de cooperação, essenciais para o desenvolvimento holístico na educação infantil.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade é projetada para promover o reconhecimento e a apreciação de rimas, engajando os alunos de forma lúdica, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências de leitura colaborativa. Os objetivos de aprendizado incluem também o incentivo à interação social e ao trabalho em equipe, por meio de atividades cooperativas que motivam o compartilhamento de ideias e estratégias para resolução de problemas.

  • Estimular o reconhecimento e a identificação de rimas nas palavras.
  • Desenvolver competências de leitura através de textos ocultos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade centra-se em desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer rimas e sonoridades nos textos, além de incentivar a leitura crítica e prazerosa de poemas e outros formatos de texto lúdico. Isso é vital para despertar o interesse dos alunos em leitura desde cedo e construir uma base sólida para habilidades linguísticas futuras.

  • Identificação de palavras rimadas em diferentes contextos.
  • Leitura de textos com o objetivo de encontrar pistas.
  • Exploração de textos poéticos e suas características sonoras.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade promove um aprendizado ativo e colaborativo, onde os alunos se tornam agentes na busca e compreensão de informações através do trabalho em equipe. O uso de pistas rimadas e mapas para a caça ao tesouro cria um ambiente envolvente e desafiador que estimula a curiosidade e a dedicação dos alunos.

  • Divisão dos alunos em equipes de trabalho colaborativo.
  • Uso de pistas rimadas e mapas como ferramentas principais.
  • Atividades lúdicas para promover o aprendizado interativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de dez horas, em dez aulas de 60 minutos cada. Cada aula está estruturada com atividades diferentes para manter o engajamento dos alunos, iniciando com a introdução do tema e terminando com a conclusão da caça ao tesouro e reflexão sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação das equipes.
  • Aula 2: Apresentação do mapa da caça ao tesouro.
  • Aula 3: Primeira busca de pistas e resolução de rimas.
  • Aula 4: Leitura dos textos encontrados e discussão em grupo.
  • Aula 5: Continuação da busca e atividades de rima.
  • Aula 6: Análise das descobertas e montagem da mensagem.
  • Aula 7: Segunda rodada de busca com pistas adicionais.
  • Aula 8: Reflexão sobre o trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Aula 9: Finalização da caça ao tesouro e montagem da mensagem final.
  • Aula 10: Avaliação da atividade e discussão dos aprendizados.

Avaliação

A avaliação se dará por observação contínua da participação e empenho dos alunos durante toda a atividade. O professor deverá anotar o engajamento das equipes, a capacidade de resolver desafios de forma colaborativa e a fluência na leitura dos textos rimados. Critérios de avaliação: 1. Participação ativa nas atividades de leitura e busca de pistas. 2. Colaboração eficaz dentro das equipes. 3. Capacidade de identificar e apreciar rimas. Exemplos: um aluno que contribui com ideias para decifrar pistas e trabalha bem em equipe poderá ser avaliado com notas altas; enquanto um aluno que não participa ou não trabalha de forma colaborativa poderá receber acompanhamento mais próximo para melhorar suas habilidades sociais e de leitura.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são fundamentais para facilitar o aprendizado e garantir o envolvimento dos alunos. Materiais como mapas, textos poéticos e cartões de pistas são cuidadosamente projetados para incentivar a interação e o trabalho em equipe.

  • Mapas da caça ao tesouro.
  • Cartões com pistas rimadas.
  • Textos poéticos e outros materiais de leitura.
  • Materiais de escrita para registro das descobertas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo