A Festa dos Bichinhos

Desenvolvida por: Joana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento das Letras do Alfabeto e Sons Iniciais das Palavras

Nesta aula, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar as relações entre letras e sons por meio de uma atividade prática e lúdica. A atividade começa com a leitura da história 'A Festa dos Bichinhos', que reúne vários animais para uma celebração. Após a leitura, as crianças participarão de um jogo utilizando tampinhas de garrafa, cada uma representando um animal da história e marcada com a letra inicial do nome do animal. Divididos em grupos, os alunos terão a tarefa de associar cada tampinha à letra correspondente, reforçando o reconhecimento do som inicial das palavras representadas pelos animais e sua relação com as letras alfabéticas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são promover o reconhecimento do alfabeto e sua relação com os sons iniciais das palavras, além de desenvolver habilidades de associação entre imagem, som e letra. Através de uma interação lúdica, espera-se que as crianças construam seu entendimento do sistema de escrita alfabética, facilitando um ambiente de aprendizagem onde a leitura é percebida como uma atividade agradável e significativa.

  • Reconhecer letras do alfabeto.
  • Relacionar letras aos sons.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
  • EF01LP26: Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula foca em elementos essenciais para a alfabetização inicial, utilizando histórias e jogos para contextualizar o aprendizado das letras e sons. Esta abordagem amplia o vocabulário dos alunos e incentiva o processo cognitivo de associação entre diferentes formas de representação linguística. A habilidade de identificar personagens e elementos narrativos desenvolve a compreensão de leitura, essencial para futuras práticas leitoras.

  • Identificação de letras do alfabeto.
  • Reconhecimento de sons iniciais.
  • Compreensão de elementos narrativos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade centra-se na pedagogia ativa, onde os estudantes são participantes ativos em seu processo de aprendizado. A leitura da história seguiu-se de um jogo interativo visando à contextualização prática do conteúdo abordado. Este método não só aumenta o interesse dos alunos, como também reforça os conceitos através de atividades práticas e visuais.

  • Leitura participativa de histórias.
  • Jogo coletivo com tampinhas.
  • Trabalho em grupo para associar letras e sons.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi estruturado para proporcionar tempo adequado para a introdução, desenvolvimento e conclusão dos principais pontos de ensino. Com seis aulas de 50 minutos, planejamento tempo suficiente foi alocado para leitura, atividade prática e discussão, proporcionando uma experiência abrangente e completa.

  • Aula 1: Introdução e leitura da história.
  • Aula 2: Discussão sobre a história e os animais apresentados.
  • Aula 3: Apresentação do jogo de tampinhas.
  • Aula 4: Execução do jogo, associação de letras e sons.
  • Aula 5: Reflexão em grupo sobre a atividade.
  • Aula 6: Revisão e encerramento da atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, focada na observação direta e no registro de progresso dos alunos durante o jogo e atividades de grupo. Os critérios avaliativos incluem a capacidade de identificar corretemente as letras do alfabeto associadas aos sons, participação ativa no jogo, e a habilidade de trabalhar em grupo. Exemplos incluem verificar se o aluno consegue reconhecer cada letra e corresponder ao animal correto, e anotar a mediação e interação entre os colegas durante a atividade cooperativa.

Materiais e ferramentas:

Para garantir o sucesso desta aula, é essencial utilizar uma variedade de recursos que apoiam tanto a leitura quanto a atividade prática. A história serve como um recurso narrativo que engaja os estudantes, enquanto as tampinhas de garrafa fornecem o aspecto tátil e visual na atividade de associação de letras.

  • Livro da história 'A Festa dos Bichinhos'.
  • Tampinhas de garrafa marcadas com letras.
  • Cartazes de letras do alfabeto.
  • Materiais de apoio visual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo