A Horta das Palavrinhas Mágicas

Desenvolvida por: Vanusa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Desenvolvimento da Leitura e Compreensão Colaborativa

A atividade 'A Horta das Palavrinhas Mágicas' visa engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência dinâmica e prática de aprendizado da linguagem. Os alunos irão criar uma horta em que cada planta simboliza uma palavra retirada de histórias curtas ou de notícias infantis. Esta abordagem prática promove a leitura e a compreensão de maneira colaborativa, utilizando a natureza como uma metáfora para o crescimento e nutrição das habilidades de linguagem. Durante a atividade, cada estudante plantará sementes em vasos, identificadas por rótulos contendo palavras selecionadas. Ao longo do crescimento das plantas, os alunos participarão de leituras e compartilharão histórias que incluem as palavras da horta, incentivando o reconhecimento e o uso do vocabulário em novos contextos. Esta atividade não apenas apoia o desenvolvimento da leitura, mas também acrescenta uma dimensão lúdica e encantadora ao processo educacional, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fomentar o amor pela linguagem desde cedo, incentivando os alunos a compreenderem palavras em diferentes contextos por meio da leitura conjunta e diálogo. Ela busca integrar, de forma orgânica, habilidades de linguagem oral e escrita através de experiências prazerosas e colaborativas.

  • Desenvolver habilidades básicas de leitura e compreensão.
  • Promover a capacidade de colaboração e troca de ideias entre alunos.
  • Estimular o interesse e apreço por histórias e notícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP08: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático enfoca o desenvolvimento das habilidades linguísticas por meio da prática ativa e interativa, com ênfase na leitura e compreensão compartilhada. A atividade explora o uso de palavras em contextos distintos, contextualizados em narrativas e notícias voltadas para o público infantil, promovendo a apreciação do imaginário literário e a dimensão lúdica dos textos.

  • Leitura colaborativa de histórias e notícias.
  • Identificação e contextualização de palavras-chave.
  • Exploração do vocabulário em diversas narrativas.

Metodologia

A metodologia adotada para 'A Horta das Palavrinhas Mágicas' incorpora práticas pedagógicas que privilegiam o aprendizado ativo e significativo. Através da integração de leituras guiadas e trabalho prático de plantação, os alunos são incentivados a associar a linguagem com experiências do mundo real, promovendo uma aprendizagem contextualizada e prazerosa.

  • Leitura compartilhada e discussão em grupo.
  • Atividades práticas de plantação e cuidado das plantas.
  • Criação de histórias colaborativas utilizando as palavras plantadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado de forma a permitir um aprendizado contínuo e gradual ao longo de 20 horas, distribuídas em 30 aulas de 40 minutos. Este cronograma busca equilibrar a teoria e a prática, permitindo aos alunos tempo suficiente para se familiarizar com as palavras novas e integrá-las em seu vocabulário ativo por meio de atividades interativas.

  • Aula 1-2: Introdução à atividade e escolha das palavras.
  • Aula 3-6: Plantio das sementes em vasos.
  • Aula 7-10: Leitura de histórias envolvendo as palavras da horta.
  • Aula 11-14: Cuidados com as plantas e acompanhamento do crescimento.
  • Aula 15-18: Criação e apresentação de histórias utilizando as palavras.
  • Aula 19-30: Revisão das atividades e avaliação final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, centrando-se em como eles aplicam as palavras em diferentes contextos e sua capacidade de colaborar e se comunicar suas ideias. Os critérios incluem a participação nas discussões, capacidade de identificar e usar as palavras corretamente em suas histórias, e cuidadoso acompanhamento das plantas. Exemplos específicos incluem pontuação para cada contribuição significativa em discussões, observação direta do uso adequado das palavras nas atividades de leitura e escrita e avaliação dos cuidados e comprometimentos com a planta que representa sua palavra.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais tangíveis e intangíveis que facilitam o processo de ensino e tornam a experiência de aprendizado atrativa e envolvente para os alunos. Esses recursos são essenciais para garantir que a atividade proporcione uma experiência rica e completa de desenvolvimento de linguagem.

  • Vasos com etiquetas para as palavras.
  • Sementes e materiais de jardinagem.
  • Livros de histórias e notícias infantis.
  • Materiais para escrita e desenho.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo