A Poesia do Lobo Amigável

Desenvolvida por: Jordan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Escrita e interpretação de poemas

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão copiar um poema que apresenta uma nova versão da história da Chapeuzinho Vermelho, onde o lobo é um amigo. O objetivo é que as crianças pratiquem a cópia fiel de um texto, observando cuidadosamente aspectos como espaçamento entre palavras, pontuação e a estrutura gráfica geral. Após a cópia individual do poema, os alunos serão incentivados a criar ou ilustrar suas cenas favoritas baseadas no texto, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura, mas também de criatividade e amor pela literatura.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são cuidadosamente alinhados para desenvolver competências essenciais nas crianças, como a capacidade de observar e reproduzir a escrita corretamente, além de permitir que as crianças expressem suas interpretações pessoais através da arte. Esta atividade estimula a atenção ao detalhe na escrita e promove a apreciação pela literatura em uma forma acessível e envolvente.

  • Melhorar a habilidade de copiar textos cuidadosamente.
  • Reconhecer e aplicar pontuação adequada em poemas.
  • Estimular a criatividade e expressão artística através da ilustração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

Esta atividade incorpora elementos essenciais de aprendizagem da língua portuguesa. Os alunos serão expostos à prática de escrita, através da cópia de um texto poético, o que os ensinara a lidar com diferentes estruturas textuais e a desenvolver um pensamento crítico e visual através da interpretação e ilustração de suas cenas favoritas.

  • Cópia detalhada de poemas.
  • Estrutura e organização de texto.
  • Interpretação e criatividade artística.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve um misto de leitura, escrita e artes visuais. Os alunos começam por observar e copiar o poema, incentivando um aprendizado ativo e visual. Isso é complementado pela produção artística, permitindo que os estudantes expressem visualmente o que compreenderam e sentiram ao ler o poema, conectando diferentes formas de expressão artística com habilidades lingüísticas.

  • Leitura do texto original em grupo.
  • Cópia individual do poema.
  • Ilustração de cenas do poema.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para esta atividade envolve quatro aulas de 60 minutos, cuidadosamente divididas para maximizar a aprendizagem. Cada sessão se concentra em uma parte específica do processo de aprendizagem, começando com a leitura e compreensão do texto, passando pela cópia e finalizando com atividades de ilustração e reflexão.

  • Aula 1: Apresentação e leitura do poema.
  • Aula 2: Cópia do poema, com atenção para estrutura e pontuação.
  • Aula 3: Revisão da cópia e discussão sobre a história.
  • Aula 4: Ilustração das cenas favoritas e compartilhamento com a turma.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na observação do envolvimento e progresso do aluno em cada etapa da atividade. Serão levados em conta a precisão na cópia do poema, observando-se a correta pontuação e espaçamento. A criatividade artística será avaliada pela capacidade do aluno de expressar visualmente suas interpretações do texto. Exemplos de rubricas incluem verificar a aderência à estrutura original durante a cópia e a originalidade das ilustrações nas partes criativas da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, vários recursos educacionais serão usados para apoiar tanto a cópia do poema quanto a atividade de ilustração. Esses materiais são essenciais para que os alunos possam demonstrar sua compreensão do texto e expressar sua criatividade sem barreiras.

  • Cópias do poema para cada aluno.
  • Papéis em branco e lápis de cor para ilustração.
  • Quadro branco e canetas para explicações e exemplos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo