A Roda dos Contos Mágicos

Desenvolvida por: Márcio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão oral e compreensão leitora

A atividade 'A Roda dos Contos Mágicos' é projetada para ser uma experiência imersiva e participativa para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando um tapete colorido em forma de círculo para formar uma grande roda. O objetivo é fomentar a expressão oral e a capacidade de escuta dos alunos, além de incentivar a participação inclusiva. O professor começa a atividade contando uma história curta com o apoio de imagens grandes e coloridas, facilitando o entendimento dos alunos. Após a contação, cada aluno terá a oportunidade de recontar sua parte favorita da história, utilizando as mesmas imagens como suporte, prestando atenção na construção da narrativa e expressão. Esta metodologia ativa, alinhada com Aprendizagem Baseada em Jogos, visa estimular as competências linguísticas e comunicativas, bem como a confiança para falar em público e a habilidade de ouvir ativamente. A abordagem é especialmente pensada para acolher diversidades, inclusive alunos com autismo, proporcionando um ambiente de aprendizado seguro e confortável para expressarem suas ideias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos deste plano incluem fortalecer a expressão oral e compreensão auditiva dos alunos, promover habilidades de narrativa e estimular a participação ativa e empática em um contexto coletivo. Ao incentivar cada aluno a recontar uma parte da história, o foco é não apenas na capacidade de recordação, mas também na habilidade de organizar e expressar seus pensamentos de maneira clara e coerente. Além disso, buscamos promover a inclusão, permitindo que todos os alunos, independente de suas habilidades de comunicação, participem conforme seu nível de conforto.

  • Desenvolver a expressão oral dos alunos.
  • Incentivar a escuta ativa e respeito pelo turno da fala.
  • Estimular habilidades narrativas e de recontagem de histórias.
  • Promover um ambiente inclusivo e adaptado para todos os alunos.
  • Fortalecer a confiança para falar em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conteúdos como a expressão oral, contação e recontação de histórias, e a compreensão leitora através de imagens. O foco está em permitir que os alunos explorem e desenvolvam suas habilidades de comunicação em um contexto lúdico e participativo, também abordando a importância do respeito mútuo e do trabalho em equipe durante a aprendizagem.

  • Expressão oral e clareza na comunicação.
  • Contação de histórias com o apoio de imagens.
  • Recontação de histórias e seleção de partes favoritas.
  • Escuta ativa e respeito pelos turnos de fala.

Metodologia

A metodologia proposta enfoca a Aprendizagem Baseada em Jogos através de uma abordagem participativa e lúdica. O uso de um tapete colorido e imagens grandes favorece um ambiente acolhedor e estimulante. A contação de história pelo professor inicia a vivência, que é seguida pela recontação pelos alunos, desafiando-os a verbalizar suas compreensões e preferências. Esta abordagem favorece não apenas a absorção do conteúdo, mas a interação social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Contação de história pelo professor.
  • Auxílio de imagens grandes e coloridas.
  • Recontação individual da história pelos alunos.
  • Ambiente inclusivo com tapete colorido e disposição circular.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser executada ao longo de quatro sessões de 50 minutos. Cada sessão será estruturada de forma a abordar diferentes segmentos da atividade, iniciando com a introdução ao tema, seguida pela contação de histórias, a fase de recontação pelos alunos, e finalizando com uma reflexão coletiva sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução ao tema e apresentação da história.
  • Aula 2: Contação da história pelo professor com apoio de imagens.
  • Aula 3: Recontação da história pelos alunos.
  • Aula 4: Reflexão sobre a atividade e fechamento.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma formativa e contínua, observando o desempenho individual dos alunos em compreender e recontar suas partes favoritas da história, bem como a participação, respeito pelo turno da fala e capacidade de escuta. Será dada atenção especial à inclusão e ao incentivo da participação dos alunos com autismo, adaptando as expectativas conforme necessário. A ênfase será mais na expressão e envolvimento do que na precisão ou complexidade da recontação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais utilizados incluem o tapete colorido em forma de círculo, para formar a roda, além de imagens grandes e coloridas relacionadas à história contada. Estes recursos são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e visualmente estimulante, incentivando a atenção e participação ativa dos alunos.

  • Tapete colorido em forma de círculo.
  • Imagens grandes e coloridas da história.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo