Aventura Alfabeto

Desenvolvida por: Rosang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Alfabetização e Letramento

‘Aventura Alfabeto’ é uma proposta lúdica e interativa de aproximação com o universo das letras e palavras, explorando o cotidiano escolar e doméstico dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através da coleta e classificação de letras e palavras de diferentes fontes, como revistas, jornais, embalagens e etiquetas, os estudantes serão incentivados a reconhecer e refletir sobre a diversidade textual que os rodeia. Cada aluno, contribuindo com seu achado, colaborará na construção de um grande mural alfabético e um dicionário visual coletivo, promovendo assim, não apenas o reconhecimento das letras e palavras, mas também o trabalho em equipe, a análise linguística e a conscientização sobre os múltiplos contextos do uso da escrita. Esta atividade visa, portanto, estimular a curiosidade, a observação, o pensamento crítico e a criatividade, elementos essenciais no processo de alfabetização e letramento.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central da 'Aventura Alfabeto' é introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao vasto mundo das letras e palavras que compõem o nosso cotidiano, de maneira divertida e significativa. Através desta atividade, espera-se não apenas promover o reconhecimento das diferentes letras do alfabeto e a formação de palavras, mas também desenvolver habilidades de observação, classificação, colaboração e reflexão sobre a linguagem e seus usos. Além disso, pretende-se contribuir para o fortalecimento da base alfabética dos alunos, essencial para avanços futuros na leitura e na escrita, bem como despertar o interesse e a curiosidade pelas palavras e seus significados, valorizando as experiências individuais e coletivas de aprendizagem.

  • Reconhecer e diferenciar letras e palavras a partir de fontes variadas do cotidiano.
  • Classificar e organizar letras e palavras em ordem alfabética para a construção de um mural e dicionário visual.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise linguística e semiótica do ambiente.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a alfabetização e o letramento de forma lúdica e significativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade 'Aventura Alfabeto' se insere no contexto da alfabetização e letramento, fazendo uso da metodologia ativa para engajar os alunos em um processo de descoberta e análise da linguagem escrita que os rodeia. Explorando materiais diversos como revistas, jornais, embalagens e etiquetas, os alunos serão conduzidos através de uma experiência imersiva de classificação e reconhecimento de letras e palavras, culminando na criação coletiva de um mural alfabético e um dicionário visual. Este conteúdo permite trabalhar conceitos fundamentais de linguagem, comunicação e representação gráfica, promovendo uma compreensão mais ampla e construtiva do alfabeto e seus usos sociais.

  • Reconhecimento de letras e palavras do cotidiano.
  • Ordenação alfabética.
  • Conceitos de linguagem, comunicação e representação gráfica.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Reflexão sobre o uso da escrita.

Metodologia

Para a 'Aventura Alfabeto', adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, fomentando a autonomia e a participação ativa no processo de aprendizagem. Inicialmente, os alunos serão incentivados a buscar e selecionar letras e palavras em diferentes materiais impressos. Seguindo, haverá momentos de discussão e reflexão em grupo sobre as características e contextos das palavras encontradas. A atividade será consolidada com a organização das letras e palavras no mural, de acordo com a ordem alfabética, e a construção do dicionário visual coletivo. Este método visa não somente o aprendizado sobre a língua, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas essenciais.

  • Seleção de materiais impressos contendo letras e palavras.
  • Discussões em grupo sobre o significado e contexto das palavras.
  • Organização e montagem do mural alfabético e dicionário visual.
  • Reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Aventura Alfabeto' será realizada ao longo de 10 horas, divididas em 12 aulas de 50 minutos. Inicialmente, serão dedicadas duas aulas para a introdução da atividade e explanação das tarefas. As próximas seis aulas focarão na coleta e seleção de materiais e início da montagem do mural. As últimas quatro aulas serão dedicadas à finalização do mural, construção do dicionário visual e reflexões finais sobre a atividade.

  • Aula 1 e 2: Introdução e planejamento da atividade.
  • Aula 3 a 8: Coleta e seleção de materiais.
  • Aula 9 e 10: Início da montagem do mural.
  • Aula 11 e 12: Conclusão do mural e dicionário visual.

Avaliação

A avaliação da ‘Aventura Alfabeto’ será formativa e contínua, focando no envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem ao invés de resultados finais. A participação ativa, colaboração, capacidade de análise e reflexão sobre as atividades realizadas serão aspectos fundamentais. A configuração do mural e do dicionário visual oferecerá uma perspectiva clara do engajamento individual e coletivo, além do desenvolvimento das habilidades propostas. Feedbacks regulares serão fornecidos, orientando os alunos na reflexão sobre suas descobertas e aprendizados. A diversidade de materiais coletados e como foram organizados e interpretados no mural e dicionário também contribuirão para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Aventura Alfabeto', serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como revistas, jornais, embalagens diversas, etiquetas, tesouras sem ponta, cola, papel grande para o mural e canetas ou marcadores coloridos. Esta seleção de recursos foi pensada para facilitar a interação dos alunos com as atividades propostas, estimulando sua criatividade e envolvimento no processo de construção do conhecimento. A diversidade de materiais impressos permitirá uma ampla exploração de palavras e letras, essencial para a riqueza da experiência educativa.

  • Revistas, jornais e embalagens variadas.
  • Etiquetas com nomes e palavras.
  • Tesouras sem ponta e cola.
  • Papel grande para o mural.
  • Canetas ou marcadores coloridos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo