Aventura dos Alimentos Saudáveis

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Educação Física
Temática: Alimentação Saudável

A atividade 'Aventura dos Alimentos Saudáveis' é projetada para engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na discussão e compreensão da importância de uma alimentação saudável. Utilizando uma abordagem lúdica e interativa, essa atividade promoverá o trabalho em equipe, a aprendizagem ativa e a consciência sobre escolhas alimentares. Após serem divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão cartões com imagens e nomes de diversos alimentos, categorizando-os como saudáveis ou não saudáveis em grandes círculos no chão. Essa etapa inicial visa a identificação e classificação dos alimentos. Posteriormente, os grupos selecionarão um alimento saudável e desenvolverão uma história criativa que explique como esse alimento contribui para a saúde e o bem-estar. As histórias serão apresentadas para a classe, criando um espaço para debate e partilha de conhecimento sobre nutrição e saúde. Além disso, essa atividade favorecerá o desenvolvimento de habilidades de comunicação, criatividade e compreensão crítica dos alunos acerca da temática da alimentação saudável.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade estão alinhados com a promoção da consciência nutricional entre os estudantes do 1º ano, incentivando-os a reconhecer e escolher alimentos saudáveis. Através da participação ativa, como na classificação dos alimentos e criação de histórias, os alunos desenvolverão habilidades fundamentais, tais como trabalho em equipe, expressão oral e escrita, além de raciocínio crítico sobre as consequências das escolhas alimentares para a saúde. Essa experiência visa, ainda, estimular a imaginação e criatividade dos alunos, aprofundando seu entendimento sobre como uma alimentação balanceada é essencial para o crescimento, saúde e bem-estar geral.

  • Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a criatividade através da criação de histórias.
  • Promover compreensão sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
  • Incentivar práticas de expressão oral e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02 - Descrever características de animais (por exemplo, de locomoção, alimentação, habitação) e plantas (partes principais, como raiz, caule, folha, flor, fruto e semente) de diferentes ambientes.
  • EF01EF06 - Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e direções nos deslocamentos e brincadeiras, reconhecendo os limites do corpo e evitando situações de risco.

Conteúdo Programático

A metodologia ativa 'Mão-na-massa', aplicada nesta atividade, é essencial para o desenvolvimento prático do conhecimento sobre alimentação saudável. Ao participar ativamente da classificação dos alimentos e da criação de histórias relacionadas, os alunos são incentivados a aplicar o conhecimento de forma interativa e significativa. Essa abordagem promove a consolidação da aprendizagem através da experimentação e reflexão, permitindo aos estudantes uma compreensão profunda sobre a importância de uma dieta balanceada e as funções dos diferentes grupos alimentares no organismo.

  • Classificação de alimentos saudáveis e não saudáveis.
  • Criação de histórias envolvendo alimentos e seus benefícios.
  • Debate sobre alimentação saudável.
  • Importância de uma dieta balanceada.
  • Funções dos diferentes grupos alimentares.

Metodologia

A abordagem 'Mão-na-massa' será implementada ao longo desta atividade, incentivando a participação ativa dos alunos na aprendizagem sobre alimentação saudável. Através da manipulação de cartões de alimentos e da colaboração em grupo para classificá-los e criar histórias, os estudantes estarão engajados em um processo de aprendizado por descoberta. Esta metodologia permite que os alunos conectem os conceitos aprendidos com suas experiências pessoais, promovendo um entendimento mais aprofundado sobre o tema e estimulando o pensamento crítico e a criatividade.

  • Divisão da classe em pequenos grupos.
  • Classificação de alimentos com base em cartões ilustrativos.
  • Criação de histórias que ilustram os benefícios dos alimentos saudáveis.
  • Apresentação e debate das histórias criadas pelos grupos.
  • Discussão guiada sobre alimentação saudável e suas implicações para a saúde.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Aventura dos Alimentos Saudáveis' será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao conceito da atividade, divididos em grupos e participarão da fase de classificação dos alimentos. Na segunda sessão, os grupos finalizarão a criação das histórias e as compartilharão com a turma, seguido por um debate orientado pelo professor sobre alimentação saudável.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da classificação dos alimentos.
  • Aula 2: Conclusão das histórias, apresentação para a classe e debate sobre alimentação saudável.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, colaboração em equipe e na qualidade das histórias criadas pelos grupos. Será considerado o entendimento dos alunos sobre os alimentos saudáveis, a criatividade nas histórias e a capacidade de argumentação durante o debate. Um questionário de múltipla escolha sobre alimentação saudável também será aplicado para avaliar a absorção dos conceitos discutidos. Incentivos lúdicos e feedback construtivo serão fornecidos para promover o engajamento e a reflexão sobre a aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Aventura dos Alimentos Saudáveis', serão necessários cartões com imagens de diversos alimentos, fita adesiva para demarcar os círculos no chão, materiais de desenho e escrita para a criação das histórias, e um espaço adequado para acomodar a movimentação dos grupos. Esses recursos são fundamentais para a interação efetiva e para facilitar o processo de aprendizado dos alunos, proporcionando uma experiência educativa rica e envolvente.

  • Cartões ilustrados com imagens de alimentos.
  • Fita adesiva ou giz para demarcação dos círculos no chão.
  • Materiais de desenho e escrita (lápis, borracha, folhas de papel).
  • Espaço de sala de aula adequado para movimentação e atividade em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo