Aventuras do Dia a Dia

Desenvolvida por: Marile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão oral e escrita

A atividade 'Aventuras do Dia a Dia' visa incentivar a expressão oral e escrita dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através do compartilhamento de experiências cotidianas e sua transformação em narrativas. Após participarem de uma roda de debate, as crianças irão selecionar momentos de suas vivências que consideram dignos de serem contados como histórias. Dessa forma, planejam e escrevem seus textos individuais, focados nas experiências que gostariam de transmitir e nos leitores que irão receber essas narrativas. Posteriormente, os textos são revisados coletivamente, com apoio do professor, que orienta nas melhorias necessárias. Por fim, com os textos finalizados, as crianças os ilustrarão e os apresentarão numa exposição na sala, promovendo o reconhecimento e valorização de suas produções pela turma.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no aprimoramento das habilidades de expressão escrita e oral dos alunos, bem como na capacidade de planejamento e revisão textual. É importante que as crianças sejam capazes de organizar suas ideias de forma coerente e de compreender a importância de adaptar o texto ao seu público. Além disso, a atividade objetiva contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes durante o processo de construção de suas narrativas pessoais.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Aprender a planejar e estruturar textos narrativos.
  • Incorporar a revisão e aprimoramento de textos no processo de escrita.
  • Promover a oralidade e a cooperação em atividades coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos importantes da construção de narrativas, incluindo a escolha de temas, planejamento da estrutura textual, redação de narrativas e revisão colaborativa. As crianças são introduzidas aos conceitos básicos de escrita planejada, revisão textual e ilustração de histórias. Este conteúdo é fundamental para que os alunos desenvolvam a capacidade de criação e se tornem escritores qualificados desde cedo.

  • Planejamento e escolha de tema para narrativas.
  • Escrita de narrativas pessoais.
  • Revisão e aprimoramento de textos com ajuda do professor.
  • Ilustração de histórias produzidas.

Metodologia

A metodologia aplicada baseia-se em pedagogias ativas, onde os alunos são protagonistas do seu próprio aprendizado. Inicialmente, participam de debates e trocas de experiências orais, permitindo que desenvolvam a habilidade de comunicação verbal. Em seguida, a escrita individual possibilita que cada criança se expresse de maneira autêntica e criativa. A revisão coletiva estimula o trabalho colaborativo e permite aos alunos aprenderem com os erros e acertos dos colegas.

  • Roda de debate sobre experiências do dia a dia.
  • Escrita individual de narrativas.
  • Revisão coletiva dos textos.
  • Ilustração dos textos finalizados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Durante a primeira aula, os alunos participam da roda de debate e começam a escrever suas narrativas. Na segunda aula, ocorre a revisão coletiva dos textos, seguida pela ilustração e exposição das histórias finais.

  • Aula 1: Roda de debate e início da escrita das narrativas.
  • Aula 2: Revisão coletiva dos textos e ilustração.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será feita de forma contínua e formativa, observando-se a participação nas discussões, o envolvimento no processo de planejamento e escrita, bem como a receptividade ao feedback durante a revisão. Exemplos de critérios incluem a clareza no relato das aventuras, a capacidade de seguir o planejamento na escrita, a criatividade tanto na redação quanto na ilustração e o envolvimento ativo na revisão colaborativa. Essa abordagem permite ao professor identificar o desenvolvimento individual de cada aluno e propor intervenções pedagógicas específicas quando necessário.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer a utilização de materiais básicos de escrita e ilustração, além de outros recursos que facilitem o processo de planejamento e revisão. O ambiente físico, a ser organizado em formato de roda, contribuirá para um espaço de diálogo aberto e colaborativo.

  • Papéis e lápis para escrita.
  • Materiais de desenho e coloração (giz de cera, lápis de cor).
  • Quadro para anotações durante a roda de debate.
  • Ambiente de sala de aula organizado em círculo para o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo