Aventuras em Quadrinhos com Onomatopeias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Tirinhas e Uso de Onomatopeias

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão apresentados ao universo das histórias em quadrinhos. Através da criação de tirinhas, os estudantes serão introduzidos às onomatopeias, como 'boom', 'zap' e 'crash', e aprenderão a usá-las para dar vida a seus personagens. A atividade será realizada em grupo, permitindo que os alunos colaborem na criação de diálogos e na escolha de pontuações adequadas para expressar emoções e entonações. Será proporcionado um espaço de troca, onde os grupos poderão compartilhar suas histórias e discutir o uso das onomatopeias, incentivando a criatividade e a compreensão dos elementos fundamentais dos textos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa auxiliar no desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita e oral dos alunos, promovendo a associação entre imagens e texto na construção narrativa. Além disso, busca introduzir conceitos de pontuação e entonação, utilizando recursos lúdicos que estimulem a criatividade e a expressão pessoal dos estudantes. Através da criação em grupo, os alunos também terão a oportunidade de aprender a cooperar e dialogar dentro do processo criativo.

  • Introduzir os alunos ao conceito de histórias em quadrinhos e tirinhas.
  • Ensinar o uso de onomatopeias para enriquecer a narrativa.
  • Desenvolver a habilidade de criação de diálogos utilizando pontuação adequada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP14: Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

A criação de histórias em quadrinhos permite aos alunos explorar diferentes aspectos da comunicação, desde a concepção de personagens até a escrita coesa de diálogos. Ao integrar onomatopeias em suas tirinhas, eles podem experimentar com a sonoridade e aprender a expressar emoções através de recursos visuais e textuais.

  • Exploração de histórias em quadrinhos como gênero textual.
  • Uso de onomatopeias na construção de narrativas.
  • Desenvolvimento de diálogos com entonação e pontuação adequadas.

Metodologia

A metodologia inclui uma abordagem prática e colaborativa onde os alunos, divididos em grupos, são incentivados a imaginar e construir suas próprias narrativas. Cada etapa do processo será mediada pelo professor, que dará suporte e feedback constante, promovendo a aprendizagem ativa e criativa.

  • Apresentação e discussão de exemplos de histórias em quadrinhos.
  • Trabalho em grupo para criação de tirinhas.
  • Debate e avaliação em roda de feedback entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em uma única aula de 60 minutos para garantir tempo suficiente para todas as etapas, desde a introdução teórica até a apresentação dos grupos.

  • Aula 1: Introdução às histórias em quadrinhos e onomatopeias, criação de tirinhas em grupo e apresentação.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação, criatividade e no entendimento dos elementos textuais apresentados. Os alunos serão avaliados pela contribuição individual no trabalho em grupo e pela habilidade em utilizar onomatopeias e pontuação de forma coerente nos diálogos. O feedback dos colegas, durante a roda de discussões, também servirá como instrumento avaliativo para incentivar a autoanálise e a reflexão crítica. Exemplos incluem avaliar o uso apropriado de onomatopeias para transmitir sons e emoções e a clareza das histórias criadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade foram selecionados para estimular a criatividade e suportar o desenvolvimento pedagógico desejado. O professor fornecerá materiais visuais como exemplos de quadrinhos, além de materiais básicos de desenho que permitirão aos alunos expressarem suas ideias de forma tangível.

  • Exemplares de histórias em quadrinhos.
  • Papel e lápis para desenho.
  • Materiais para colorir, como lápis de cor e canetinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo