Bingo das Sílabas Divertidas

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Segmentação de palavras em sílabas

A atividade 'Bingo das Sílabas Divertidas' foi desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o intuito de auxiliar na compreensão e prática da segmentação das palavras em sílabas por meio de uma brincadeira interativa e divertida. Durante o jogo, os alunos recebem cartelas com sílabas, substituindo os tradicionais números utilizados no bingo. Em cada rodada, o professor sorteia fichas com palavras divididas em sílabas, e os alunos têm a tarefa de identificar e cobrir as sílabas correspondentes nas suas cartelas. Além de tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e engajador, a dinâmica do jogo promove a socialização, uma vez que os alunos são incentivados a colaborar uns com os outros, garantindo que todos estejam compreendendo e participando corretamente da atividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentais para o desenvolvimento da percepção fonológica dos alunos, que é crucial nessa etapa educacional. Ao incentivar a segmentação oral de palavras, os alunos passam a internalizar a estrutura fonêmica da língua portuguesa de forma lúdica, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita. Esse processo estimula a identificação de sílabas e fonemas, além de permitir que os alunos estabeleçam uma correlação entre os sons das palavras e suas respectivas representações gráficas, um passo essencial para a aprendizagem da leitura.

  • Desenvolver a habilidade de segmentação oral de palavras em sílabas.
  • Estimular a identificação de fonemas e sua representação por letras.
  • Promover a relação entre elementos sonoros com sua representação escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para fortalecer a consciência fonológica dos alunos, focando na divisão de palavras em sílabas e a associação dessas sílabas aos sons correspondentes na língua. Tal abordagem busca propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem significativo por meio do jogo e da prática oral, permitindo que ele compreenda a lógica das palavras e da língua escrita.

  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Identificação de fonemas.
  • Relação entre sons e representação escrita.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade baseia-se na aprendizagem lúdica e colaborativa. O uso do bingo como ferramenta pedagógica possibilita uma abordagem dinâmica e interativa, garantindo um alto nível de engajamento dos alunos. A atividade visa não apenas melhorar as habilidades fonológicas, mas também promover a socialização entre os alunos, uma vez que eles são incentivados a ajudar uns aos outros e aprender de maneira colaborativa.

  • Utilização de cartelas de bingo com sílabas.
  • Sorteio de palavras divididas em sílabas.
  • Incentivo à colaboração e socialização entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estrategicamente planejado para garantir que todos os pontos importantes sejam abordados dentro do tempo disponível. Com uma carga horária de 1 hora, dividida em uma aula e mais uma pequena parte de outra, os alunos terão a oportunidade de participar de um jogo de bingo completo, seguido por uma discussão e avaliação da atividade.

  • Aula 1: Apresentação das regras do bingo e início do jogo. (50 minutos)
  • Aula 2 (20 min): Continuação e finalização do jogo, seguida de discussão e avaliação.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e observacional durante o desenvolvimento da atividade. O professor deverá observar a participação ativa dos alunos, sua capacidade de segmentar as palavras em sílabas corretamente e a colaboração com os colegas ao longo do jogo. Exemplos de critérios de avaliação incluem: identificar corretamente as sílabas sorteadas e cobri-las na cartela, demonstrar compreensão na segmentação oral das palavras e mostrar-se disposto a ajudar e interagir com os colegas. Será considerado particularmente positivo quando o aluno for capaz de explicar sua escolha de sílabas ao grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram idealizados para que possibilitem uma execução fluida e prática, garantindo que os alunos possam focar na aprendizagem de maneira divertida e interativa. Além disso, os materiais selecionados são fáceis de preparar e possuem um custo baixo, o que facilita a implementação da atividade em qualquer ambiente escolar.

  • Cartelas de bingo com sílabas.
  • Fichas com palavras divididas em sílabas.
  • Prêmios simbólicos para os vencedores.

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