Brincando com Sílabas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma roda de debate focada em segmentação de palavras em sílabas, utilizando imagens como principal suporte visual. A proposta busca consolidar o reconhecimento de sílabas, explorando a relação entre imagem e som, promovendo a oralidade e capacitando as crianças a identificarem a estrutura silábica das palavras que compõem seu vocabulário cotidiano. Além de aprimorar as habilidades cognitivas necessárias para a fase escolar em que se encontram, como o reconhecimento de letras e sílabas, e associar imagens a palavras simples, a atividade contribuirá para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a paciência ao aguardar a vez de falar e o respeito às regras definidas pelo grupo. O fechamento da atividade incluirá um jogo de rimas que desafiará os alunos a criar novas palavras a partir das sílabas discutidas na roda, promovendo a criatividade e o protagonismo estudantil, uma vez que as crianças estarão aptas a sugerirem novos termos em um contexto lúdico e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados no desenvolvimento da oralidade e na segmentação silábica, competências fundamentais para o letramento infantil. Ao segmentar oralmente palavras com o apoio de imagens, os alunos terão a oportunidade de reforçar a consciência fonológica, uma habilidade que é crucial para o entendimento da relação entre os sons da fala e a escrita. Adicionalmente, ao participar de um jogo de rimas, os estudantes exercitam a criatividade, ao mesmo tempo que reforçam a capacidade de associação e memória. Esse tipo de atividade não só desenvolve habilidades linguísticas básicas, mas também fortalece habilidades cognitivas, como a solução de problemas e a aplicação do conhecimento em novas situações. O ambiente colaborativo da roda de debate impõe que os alunos pratiquem o diálogo e a escuta ativa, essenciais para seu crescimento pessoal e social.

  • Desenvolver a capacidade de segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • Fortalecer a consciência fonológica através do reconhecimento de sons e sílabas na formação das palavras.
  • Ampliar o vocabulário por meio de atividades de rima e criação de novas palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está em perfeita sintonia com os objetivos de estimular a oralidade e o domínio da segmentação silábica. Através da prática guiada e lúdica, os alunos trabalharão aspectos fundamentais da língua portuguesa, como a identificação de sílabas, a correlação entre imagens e palavras e a prática da rima. O uso de suportes visuais, como cartões ilustrativos, enfatiza a importância de recursos multisensoriais no aprendizado infantil, proporcionando uma experiência inclusiva que facilita o engajamento de todos os alunos, independentemente de suas diferentes formas de aprendizagem. Graças a esse tipo de abordagem, além de habilidades linguísticas, os alunos desenvolvem a prática da escuta ativa e do diálogo, aprendendo a expressar suas ideias dentro de um contexto coletivo e estruturado. Assim, consolidam-se as bases para uma alfabetização eficaz, em conformidade com os parâmetros nacionalmente estabelecidos.

  • Identificação e segmentação de sílabas.
  • Relação entre imagens e palavras.
  • Introdução a rimas e criação de palavras.

Metodologia

A metodologia planejada para esta atividade valoriza o aprendizado interativo e colaborativo, essencial para as séries iniciais. A roda de debate será a principal estratégia, permitindo que os alunos tenham voz ativa em uma dinâmica que simula um ciclo de comunicação real. Nesse formato, os alunos serão incentivados a aguardar sua vez, respeitando a fala dos colegas e aprendendo com as contribuições de seus pares. O uso de imagens facilita a associação de palavras, e a gamificação introduzida pelo jogo de rimas serve como instrumento para a consolidação do aprendizado de maneira envolvente e motivadora. Desta forma, a atividade não apenas ensina sobre segmentação silábica, mas também promove habilidades sociais vitais, como paciência, respeito e construção colaborativa do conhecimento.

  • Uso de rodas de debate para estimular a oralidade.
  • Atividades interativas com cartões de imagens ilustrativas.
  • Jogo de rimas para fomentar a criatividade e a associação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi pensado para realizar-se em uma única aula de 60 minutos, com momentos bem delimitados para maximizar a concentração e a participação dos alunos, respeitando seus tempos de atenção e engajamento. A aula será subdividida em partes: introdução à atividade e explicação da dinâmica (15 minutos); prática de segmentação silábica com uso de cartões de imagens (30 minutos); e o fechamento com o jogo de rimas (15 minutos). Esse cronograma foi cuidadosamente estruturado para garantir um equilíbrio entre instrução guiada e prática autônoma, proporcionando aos alunos várias oportunidades para explorar e aplicar habilidades em um ambiente seguro e encorajador.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e introdução aos cartões ilustrativos (0-15 min)
  • Momento 1: Boas-vindas e apresentação da atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos de maneira amigável e explicando brevemente o objetivo da atividade do dia. Diga algo como 'Hoje, vamos brincar com sons e sílabas usando imagens divertidas. Vocês vão gostar muito!' Isso ajuda a despertar o interesse e a contextualizar o que será feito a seguir. Certifique-se de que todos tenham clareza sobre o que será explorado.

    Momento 2: Introdução aos cartões ilustrativos (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua os cartões ilustrativos, garantindo que cada aluno receba pelo menos um. Explique que esses cartões os ajudarão a associar palavras simples às imagens, formando sílabas a partir dessas palavras. Convide os alunos a observarem as imagens e a pensarem nas palavras que elas representam. Pergunte: 'O que vocês veem nestas imagens? Que palavras podem ser?' Feedback positivo é crucial; então, elogie as contribuições com entusiasmo.

    Para avaliação, observe a participação e o engajamento dos alunos ao responderem suas perguntas e ao manusearem os cartões. Tenha atenção para aqueles que precisam de mais estímulo para participar, incentivando-os com perguntas diretas, porém encorajadoras, como: 'O que mais você vê nessa imagem?'.

  • Aula 1: Segmentação silábica com imagens e roda de discussão (15-45 min)
  • Momento 3: Segmentação Silábica (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a escolherem um cartão ilustrativo e observarem a imagem e a palavra correspondente. Explique que a atividade é identificar as sílabas que compõem cada palavra associada às imagens. Peça a cada aluno para levantar a mão quando identificarem as sílabas da palavra e, em seguida, diga-as em voz alta. É importante que o professor incentive a participação de todos, utilizando perguntas motivadoras como: 'Quantas sílabas você consegue ouvir?'. Caminhe pela sala para fornecer suporte individual, se necessário, principalmente para aqueles que podem encontrar dificuldades. Registre suas observações sobre o progresso de cada aluno.

    Momento 4: Roda de Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um círculo para a roda de discussão. Permita que cada aluno compartilhe as sílabas que identificaram em seu cartão ilustrativo, incentivando a comparação de palavras semelhantes que possam aparecer em diferentes tarjetas. Solicite aos alunos que apontem palavras que rimen ou sejam foneticamente próximas. Utilize essa atividade para fomentar a interação entre eles e solidificar o aprendizado colaborativo. Avalie a participação e o engajamento dos alunos nas discussões e incentive o respeito às falas de cada um, promovendo um ambiente de escuta ativa.

    Momento 5: Prática Guiada (Estimativa: 15 minutos)
    Proponha uma atividade prática onde os alunos criem desenhos que representem novas palavras a partir das sílabas discutidas. Oriente-os a apresentarem seus desenhos e a segmentarem oralmente as novas palavras criadas. Isso promoverá a associação entre imagem e palavra e impulsionará a criatividade. Avalie a capacidade dos alunos em criar palavras coerentes e a atitude colaborativa ao compartilhar ideias. É fundamental que o professor reforce as ideias e apoio dos outros colegas com feedback positivo, garantindo que todos sintam-se valorizados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para aumentar a inclusão e acessibilidade, utilize imagens claras e de fácil compreensão nos cartões ilustrativos, garantindo que todos possam entender o que está sendo abordado. Utilize recursos audio visuais como áudio para descrever as imagens quando necessário. Mantenha-se atento a alunos que possam precisar de mais tempo para processar as informações e forneça apoio individualizado conforme necessário. Crie um ambiente acolhedor e incentive a interação entre pares, permitindo que os alunos se ajudem mutuamente. Dê feedbacks construtivos e incentive todos a participarem, respeitando o ritmo individual de cada um.

  • Aula 1: Jogo de rimas e encerramento (45-60 min)
  • Momento 6: Início do Jogo de Rimas (Estimativa: 20 minutos)
    Explique aos alunos que agora vocês farão um divertido jogo de rimas. Divida a turma em pequenos grupos para fomentar a colaboração e interação. Distribua uma lista de palavras para cada grupo e peça que pensem em palavras que rimem. É importante que você circule pela sala, incentivando os grupos, ajudando-os a identificar rimas e oferecendo sugestões quando necessário. Observe se as crianças conseguem captar o conceito de rima e incentive-as a explorar diferentes palavras. Avalie o envolvimento dos alunos durante o jogo e sua capacidade de encontrar rimas adequadas.

    Momento 7: Apresentação das Rimas (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo apresente oralmente as rimas que criaram. Garanta que cada aluno tenha a oportunidade de falar. Após cada apresentação, promova feedback positivo, elogiando o esforço e a criatividade do grupo. Utilize este momento para reforçar e corrigir de forma amável quaisquer equívocos nas rimas. Permitir que eles apresentem suas rimas ajuda a desenvolver confiança e habilidades de fala em público. Avalie a habilidade de identificar e criar rimas durante as apresentações.

    Momento 8: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finaliza a atividade reunindo a turma e conduzindo uma rápida discussão sobre o que aprenderam e mais gostaram durante a aula. Pergunte aos alunos o que foi mais difícil e o que foi mais divertido e permita que compartilhem suas experiências. Comente sobre o progresso observado e motive-os a continuarem praticando rimas em casa. É importante que você reforce a importância de participar e respeitar as falas dos colegas, realçando um ambiente de respeito mútuo. Use este momento para reforçar o aprendizado da aula e estimular a reflexão individual e coletiva.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mantenha-se atento para garantir que todos os alunos tenham voz durante a atividade. Ofereça suporte individualizado aos alunos que apresentem dificuldades em formar rimas ou promovam menos interação. Para alunos que necessitem de estímulos visuais adicionais, você pode apresentar as rimas através de imagens associadas, utilizando cartões ilustrativos ou desenhos. Valorize e estimule as contribuições de todos, independentemente do nível de complexidade das rimas apresentadas. Lembre-se de criar um ambiente acolhedor e motivador para que todos possam sentir-se confortáveis em participar.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará de forma contínua e formativa, aproveitando cada interação dos alunos para observar seu progresso e domínio das habilidades desenvolvidas. Os processos avaliativos incluem: 1) Observação direta durante a dinâmica da roda de debate, onde o professor deverá estar atento à participação dos alunos e ao uso correto das sílabas. 2) Feedback verbal e imediato durante o jogo de rimas, incentivando os estudantes a tentar novamente e aprimorar suas respostas. 3) Registros anotados pelo professor sobre o progresso individual e coletivo, levando em conta o desempenho na segmentação de palavras e na criação de rimas. A avaliação formativa permitirá ajustes no percurso de ensino a tempo, garantindo que cada aluno possa desenvolver suas competências no ritmo mais adequado, respeitando seu processo de aprendizagem e encorajando o crescimento contínuo em um ambiente de aprendizado positivo e colaborativo.

  • Observação direta do uso correto das sílabas pelos alunos.
  • Feedback verbal durante o jogo de rimas.
  • Registros anotados sobre o progresso individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para garantir que todos os alunos tenham uma experiência de aprendizado enriquecedora e participativa. Os cartões com imagens simples são elementos chave, permitindo que os alunos façam associações visuais que facilitam a aprendizagem das sílabas. Esses materiais são de baixo custo e podem ser reutilizados em diversas atividades futuras. Além disso, o espaço da sala de aula será adaptado para criar um ambiente de roda de debate, promovendo um espaço centrado em diálogo e compartilhamento. A utilização de recursos lúdicos como o jogo de rimas permitirá a introdução de elementos de entretenimento, tornando a aprendizagem uma experiência agradável e motivadora.

  • Cartões com imagens simples e ilustrativas.
  • Espaço organizado em formato de roda de debate.
  • Materiais para o jogo de rimas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta muitos desafios em sua rotina, entretanto, é importante considerar como garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Ainda que a turma não tenha alunos com condições ou deficiências específicas, estratégias inclusivas sempre enriquecem o ensino. As atividades propostas são pensadas para serem acessíveis e promoverem a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades prévias. Devemos estar atentos a potenciais sinais de que algum aluno precise de suporte adicional e garantir que todos possuam chance de contribuir e se expressar no ambiente coletivo, utilizando diversos formatos de comunicação. Essa atividade, ao integrar práticas de comunicação visual combinada com oralidade, garante que as diferentes formas de aprendizagem sejam respeitadas, promovendo um ambiente inclusivo por natureza.

  • Uso de suportes visuais para facilitar a compreensão.
  • Ambiente de roda que incentiva a comunicação de todas as maneiras possíveis.
  • Atenção a sinais que indiquem necessidades de suporte adicional.

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