Caça-alfabeto Inclusivo

Desenvolvida por: Cley R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Alfabetização e Diversidade

Neste plano de aula, propõe-se uma atividade lúdica e educativa chamada 'Caça-alfabeto Inclusivo', na qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a sala de aula em busca de letras do alfabeto e símbolos que representem a diversidade racial e inclusão. Cada 'tesouro' encontrado - seja uma letra ou um símbolo como a bandeira do orgulho LGBTQIA+ ou símbolos de diferentes culturas - será uma oportunidade para que os estudantes exercitem a identificação entre letras e outros sinais gráficos, reconheçam o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala e desenvolvam consciência sobre a diversidade. A atividade será baseada nos princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, promovendo uma experiência imersiva e significativa para o processo de alfabetização e inclusão social.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, e segmentar oralmente palavras em sílabas. Adicionalmente, ao integrar símbolos que representam a diversidade racial e inclusão, a atividade visa promover um ambiente de respeito e reconhecimento da pluralidade cultural e social. Desta forma, espera-se não só avançar no processo de alfabetização dos alunos, mas também contribuir para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos em relação às diferenças.

  • Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
  • Associar letras aos seus respectivos sons.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • Reconhecer e respeitar a diversidade cultural e social.
  • Estimular o trabalho em equipe e a participação coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o reconhecimento das letras do alfabeto e a compreensão de sua representação sonora, além da sensibilização para temas de diversidade e inclusão. A proposta é apresentar um aprendizado integrado, onde a alfabetização é vista não apenas como um processo de aquisição de habilidades de leitura e escrita, mas também como uma oportunidade para desenvolver valores de respeito e empatia.

  • Letras do alfabeto
  • Sons das letras
  • Diferença entre letras e símbolos gráficos
  • Diversidade racial e cultural
  • Símbolos de inclusão social

Metodologia

A metodologia adotada para a realização desta atividade combina Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, proporcionando uma experiência educativa ativa, interativa e multicultural. A caça ao tesouro será organizada em etapas, onde cada aluno ou equipe de alunos buscará itens escondidos, refletindo sobre suas características e significados. Esta abordagem prática visa promover o engajamento, a cooperação entre os alunos e a aplicação direta dos conhecimentos em um contexto significativo e divertido.

  • Preparação do ambiente com os 'tesouros' a serem encontrados.
  • Exploração ativa da sala de aula pelos alunos.
  • Discussão em grupo sobre os itens encontrados.
  • Atividades de reflexão sobre diversidade e inclusão.
  • Expressão oral para identificação dos sons das letras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, haverá a apresentação da atividade e a primeira etapa da caça ao tesouro, focando na identificação de letras e símbolos. A segunda aula será dedicada à continuação da atividade prática e à discussão sobre os temas de diversidade e inclusão, além de exercícios de segmentação oral das palavras.

  • Aula 1: Apresentação e primeira etapa da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, discussão e atividades complementares.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focada no processo de aprendizagem em detrimento da obtenção de resultados quantitativos. Observar-se-á a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, o envolvimento na busca e identificação dos 'tesouros', bem como a compreensão e respeito pelas diversidades representadas. Exemplos de critérios incluem: engajamento na atividade, habilidade em distinguir letras de outros sinais gráficos, pronúncia correta dos sons das letras e respeito e interesse pelo aprendizado sobre diversidade e inclusão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como letras do alfabeto e símbolos da diversidade impressos ou confeccionados, bandeiras representativas de diferentes culturas e orientações sexuais, além de materiais para a preparação e organização da sala de aula, como fita adesiva para demarcação de áreas ou esconderijos dos itens. O professor também pode fazer uso de tecnologias digitais, como áudios com pronúncias das letras, para auxiliar na atividade.

  • Letras do alfabeto e símbolos impressos ou confeccionados.
  • Bandeiras e símbolos de diversidade.
  • Fita adesiva e outros materiais para organização do espaço.
  • Reprodutor de áudio ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo