Caça ao Tesouro Alfabético

Desenvolvida por: Taiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A Caça ao Tesouro Alfabético é uma atividade lúdica criada para promover a alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de maneira divertida e dinâmica. Nesta atividade, os estudantes serão incentivados a participar de uma caça ao tesouro pela sala de aula ou pela escola, onde deverão buscar por cartões escondidos que contenham letras do alfabeto. Antes de realizar a caça ao tesouro, será solicitados aos alunos que assistam a um vídeo em casa, o qual explica sobre a ordem das letras e as diferenças entre letras e outros sinais gráficos. Durante a caça, não só deverão localizar as letras mas também identificar qual letra do alfabeto está representada em cada cartão encontrado e se o símbolo é uma letra ou outro signo gráfico, organizando-os em seguida na sequência correta do alfabeto. Este processo visa a auxiliar no desenvolvimento da habilidade de distinguir letras de outros símbolos gráficos, além de promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética, e estimular os alunos a nomear e recitar o alfabeto de forma ordenada.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é consolidar a distinção entre letras e outros sinais gráficos entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, reforçando a fundamentação do sistema de escrita alfabética. Através da interação prática com o material didático - os cartões de letras escondidos -, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar cada letra, reconhecendo-a dentro do contexto do alfabeto e diferenciando-a de outros símbolos gráficos. Destaca-se também a importância de promover a memorização da sequência do alfabeto, incorporando a habilidade de relacionar sons da fala com sua representação gráfica.

  • Distinção entre letras e outros sinais gráficos.
  • Reconhecimento do sistema de escrita alfabética.
  • Nomeação e recitação ordenada do alfabeto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

A atividade de Caça ao Tesouro Alfabético está fundamentada em práticas pedagógicas que favorecem o aprendizado ativo e participativo, contribuindo para a construção do conhecimento sobre a língua escrita de maneira significativa. Este plano de aula foi estruturado para não só promover a alfabetização, mas também para estimular o desenvolvimento cognitivo através da resolução de problemas e do trabalho em equipe, aspectos essenciais para o crescimento intelectual e social dos alunos.

  • Diferença entre letras e sinais gráficos.
  • Sistema de escrita alfabética.
  • Ordem e nomeação das letras do alfabeto.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada nesta atividade, onde os alunos são estimulados a assistir a um vídeo informativo em casa, antes da aula, sobre as letras do alfabeto e a diferença entre letras e outros sinais gráficos. Em sala de aula, a atividade prática de caça ao tesouro propõe uma experiência imersiva na qual os alunos aplicam o conhecimento prévio adquirido, trabalham em equipe para encontrar e organizar as letras, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e interativo.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Caça ao Tesouro pela sala de aula/escola.
  • Identificação e ordenação das letras.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula será executado em uma única aula de 60 minutos, dividido em etapas que incluem a orientação inicial, a realização da caça ao tesouro, a organização das letras encontradas e um momento de reflexão e discussão sobre a atividade.

  • Aula 1: Execução da Caça ao Tesouro Alfabético.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, observando o engajamento dos alunos durante a atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe, a habilidade de distinguir letras de outros sinais gráficos, e a correta identificação e sequenciação do alfabeto. Será dada atenção especial à participação individual e ao esforço em contribuir para a tarefa de grupo, além de se avaliar o entendimento sobre o sistema de escrita alfabética. Através de uma reflexão guiada no final da aula, os professores poderão também discutir as descobertas dos alunos, suas dificuldades e conquistas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro Alfabético, serão necessários cartões com as letras do alfabeto e alguns sinais gráficos variados, vídeos educativos sobre a ordem das letras e a difereniça entre letras e sinais gráficos, além de espaços na sala de aula ou pela escola onde os cartões possam ser escondidos sem risco para a segurança dos alunos. Além disso, materiais de apoio para discussão em grupo sobre as descobertas feitas durante a atividade poderão ser úteis para o momento de reflexão.

  • Cartões com letras do alfabeto.
  • Vídeos educativos.
  • Espaço para esconder os cartões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo