Caça ao Tesouro Alfabético

Desenvolvida por: Dulcim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Na atividade 'Caça ao Tesouro Alfabético', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a sala de aula ou o pátio em busca de cartões que estarão escondidos em diversos locais. Esses cartões conterão letras do alfabeto além de outros com símbolos e números. O desafio principal será encontrar especificamente os cartões que possuem letras, distinguido-os dos que contêm outros sinais gráficos. Após a coleta, os grupos colaborarão entre si para organizar as letras encontradas em ordem alfabética, propiciando um ambiente de aprendizado colaborativo e lúdico. Essa atividade visa promover a identificação e familiarização com as letras do alfabeto, além de favorecer o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa prática pedagógica é propiciar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência de aprendizado ativa, centrada na exploração e na descoberta. Busca-se estimular a identificação das letras do alfabeto de forma lúdica e interativa, distingui-las de outros sinais gráficos e números, e promover o reconhecimento do alfabeto como um sistema de representação dos sons da fala. Através do trabalho em equipe, os alunos também desenvolverão habilidades sociais importantes, como a comunicação eficaz e a colaboração.

  • Identificar as letras do alfabeto em meio a outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Promover a colaboração entre os alunos para a construção conjunta do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de observação e pesquisa no ambiente escolar.

Conteúdo Programático

A atividade Caça ao Tesouro Alfabético integra o processo de alfabetização dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela inclui o reconhecimento das letras, diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos, além da ordenação alfabética das letras. Tais conteúdos são fundamentais para o entendimento do sistema de escrita alfabética e para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

  • Diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos.
  • Identificação das letras do alfabeto.
  • Ordenação das letras do alfabeto.

Metodologia

A metodologia ativa adotada, Aprendizagem Baseada em Jogos, propõe uma abordagem mão-na-massa onde os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem através de uma caça ao tesouro. Esta metodologia enfatiza a exploração, a curiosidade e o engajamento dos estudantes, ao permitir que aprendam de maneira significativa enquanto interagem com o ambiente e seus colegas. A atividade está desenhada para promover uma experiência de aprendizado dinâmica e divertida, incentivando os alunos a aplicarem suas habilidades de observação, análise e trabalho em equipe.

  • Utilização da caça ao tesouro como ferramenta pedagógica.
  • Abordagem lúdica para a aprendizagem do alfabeto.
  • Interação e colaboração entre os alunos durante a atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos, totalizando 4 horas. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade e organização dos grupos. As duas aulas seguintes serão para a realização da caça ao tesouro, com a última aula reservada para a revisão e organização das letras encontradas pelos alunos, bem como uma reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução às regras e organização dos grupos.
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro.
  • Aula 3: Continuação da caça e início da organização das letras.
  • Aula 4: Finalização da organização do alfabeto e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro Alfabético' será formativa e baseada na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a atividade. Observar-se-á a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, a eficiência na identificação das letras em meio a outros símbolos gráficos, e a habilidade de organizar as letras do alfabeto em ordem. Uma reflexão guiada pelo professor ao final ajudará a consolidar o aprendizado e a avaliar o processo de forma integrada ao desenvolvimento das habilidades previstas pela BNCC.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização da caça ao tesouro alfabética incluem cartões impressos com letras do alfabeto, símbolos e números, envelopes ou sacolas para esconder os cartões, espaços adequados na sala de aula ou no pátio e canetas ou lápis para anotações dos grupos. O uso de coletes coloridos para identificar os membros de cada grupo pode também facilitar a organização e dinâmica da atividade.

  • Cartões impressos com letras, símbolos e números.
  • Envelopes ou sacolas para esconder os cartões.
  • Canetas ou lápis para anotações dos grupos.
  • Coletes coloridos para identificação dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo