Caça ao Tesouro da História

Desenvolvida por: Mirele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa e Compreensão Leitora

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver a compreensão leitora e a identificar os elementos fundamentais de uma narrativa, como personagens, enredo, tempo e espaço, por meio de uma caça ao tesouro envolvente. Ao chegarem à sala de aula, descobrirão que a aula do dia é uma aventura: partes de uma história estarão escondidas pelo ambiente, esperando para serem descobertas. Divididos em pequenos grupos, os alunos deverão buscar essas partes da história, escondidas pela sala ou pelo espaço externo da escola, dependendo das condições do dia. Cada grupo receberá pistas iniciais e, então, precisará encontrar todas as partes da história impressas em diferentes papéis. Após encontrá-las, os alunos trabalharão juntos para organizar as partes em uma sequência lógica, construindo assim a narrativa completa. Para finalizar a atividade, cada grupo apresentará a história montada para a turma, promovendo a interação, o trabalho em equipe, além da prática da leitura e da fala diante do público.

Objetivos de Aprendizagem

Com a 'Caça ao Tesouro da História', espera-se que os alunos fortaleçam a habilidade de ler de forma autônoma, desenvolvam a capacidade de identificar e compreender os elementos que compõem uma narrativa e melhorem suas habilidades sociais por meio do trabalho em equipe. Esta atividade também visa a estimular a curiosidade, a atenção aos detalhes e a capacidade de resolver problemas, à medida que os estudantes procuram pistas e decidem a melhor forma de unir as partes da história em uma sequência que faça sentido. Além disso, ao apresentar a história para os colegas, os alunos praticam a oralidade e a expressão clara de ideias.

  • Fortalecer a habilidade de leitura autônoma.
  • Identificar os elementos de uma narrativa.
  • Desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.
  • Incentivar a solução de problemas.
  • Praticar a oralidade e a expressão em público.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda os elementos constitutivos de uma narrativa, fomentando a compreensão de como personagens, enredo, tempo e espaço interagem para criar uma história. Além disso, ao envolver os estudantes em uma metodologia ativa de aprendizagem, estimula-se a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes, como a comunicação eficaz, o respeito mútuo e a capacidade de trabalhar cooperativamente. A organização das partes da história em uma sequência lógica também introduz conceitos básicos de narrativa, preparando os alunos para futuras atividades de escrita e leitura crítica.

  • Elementos de uma narrativa: personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Leitura e compreensão de texto.
  • Comunicação e expressão oral.
  • Trabalho em equipe e habilidades sociais.
  • Metodologia ativa e solução de problemas.

Metodologia

A atividade será baseada na metodologia ativa, priorizando a aprendizagem por descoberta, em que os alunos são os principais agentes do seu próprio aprendizado. Eles serão encorajados a explorar o ambiente, interagir com os colegas e utilizar a criatividade e o raciocínio lógico para solucionar o desafio proposto. A colaboração e a comunicação eficaz serão fundamentais para o sucesso da atividade. O papel do professor será de facilitador, guiando os alunos conforme necessário, mas permitindo que eles liderem o processo de aprendizagem. Esta abordagem promove a autonomia dos estudantes e um maior engajamento com o conteúdo.

  • Caça ao tesouro com pistas escondidas.
  • Trabalho em grupo para a montagem da história.
  • Apresentação oral da narrativa reconstruída.
  • Discussão e reflexão sobre a atividade e os aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, divididos em grupos e iniciarão a busca pelas partes da história. Na segunda aula, os grupos finalizarão a montagem da narrativa e realizarão as apresentações, seguidas de uma discussão sobre a experiência e os elementos da narrativa identificados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Montagem da história e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, no engajamento e na colaboração demonstrada pelos alunos durante a atividade. Será observada a capacidade de trabalhar em equipe, de comunicar ideias e de envolver-se com a tarefa de montar a narrativa. A qualidade da sequência lógica organizada pelo grupo e a clareza da apresentação também serão consideradas. Feedback construtivo será dado, destacando pontos fortes e áreas para melhoria, incentivando a reflexão e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias impressas das partes da história, escondidas previamente pelo professor no ambiente da sala de aula ou área externa; pistas que guiem os alunos em sua busca; e um espaço adequado para as apresentações e discussões em grupo. Estes recursos são essenciais para engajar os alunos na caça ao tesouro e para apoiá-los na reconstrução e apresentação das narrativas.

  • Cópias impressas das partes da história.
  • Pistas para a caça ao tesouro.
  • Espaço físico adequado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo