Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Laise … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' consiste em uma estratégia lúdica e interativa para facilitar o processo de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, será feita uma divisão da turma em pequenos grupos, considerando os diferentes níveis de leitura e escrita dos alunos. Cada grupo receberá pistas variadas - imagens cujos nomes começam com a letra buscada, a representação da letra em língua dos sinais e a letra em formato cursivo - que os guiem até letras previamente escondidas em locais estratégicos da sala de aula. O objetivo é encontrar todas as letras e, com elas, montar palavras que se relacionem a um tema escolhido pelo professor. Este exercício permite aos alunos identificar fonemas e sua respectiva representação por letras, além de reconhecer o sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala. A atividade propõe um ambiente de aprendizado ativo e participativo, onde os alunos podem explorar o espaço, colaborar com os colegas e aplicar seus conhecimentos de forma prática e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é propiciar uma experiência rica e dinâmica no processo de alfabetização, onde os alunos serão incentivados a reconhecer letras e fonemas, assim como a associação entre eles, de forma lúdica e interativa. Deseja-se também promover a habilidade de trabalho em equipe, estimulando a colaboração e o companheirismo entre os alunos, enquanto desenvolvem habilidades de leitura e escrita. Além disso, busca-se fortalecer o reconhecimento dos diferentes formatos das letras - cursiva e imprensa - e sua correlação com os sons da fala, permitindo assim uma compreensão mais ampla e consolidada do sistema de escrita alfabética. O uso de pistas variadas para encontrar as letras estimula diferentes formas de aprendizado, incluindo visual, cinestésico e auditivo, garantindo que a atividade seja acessível e engajante para todos os alunos.

  • Promover o reconhecimento das letras do alfabeto em diferentes formatos.
  • Facilitar a compreensão do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Estimular o desenvolvimento da leitura e escrita por meio de estratégias lúdicas.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo, exploratório e significativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao programa de alfabetização, visando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos através de uma experiência de aprendizado ativa e colaborativa. A seleção de diferentes formatos de pistas - visual, motora e textual - contempla diversas estratégias de ensino, promovendo a inclusão e acessibilidade. Por meio da busca pelas letras e montagem de palavras, os estudantes exploram elementos fundamentais da língua, como fonemas, grafemas e a estrutura da escrita alfabética, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de leitura, interpretação e escrita.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Fonemas e sua representação por letras
  • Formatos de letras: cursiva e imprensa
  • Leitura e interpretação de imagens e sinais
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade estimula os alunos a serem os principais agentes de seu processo de aprendizagem. O jogo de 'Caça ao Tesouro' foi projetado para permitir que os alunos explorem a sala de aula de maneira ativa, utilizando pistas para descobrir letras e formar palavras. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado mais engajante e significativa, ao mesmo tempo em que atende a diferentes estilos de aprendizagem. A divisão da turma em grupos favorece a interação entre os alunos, reforçando habilidades sociais como comunicação, respeito e paciência, essenciais para o trabalho em equipe.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Uso de pistas visuais, motoras e textuais
  • Atividade de caça ao tesouro
  • Formação de palavras com as letras encontradas
  • Discussão em grupo sobre as palavras formadas e sua relação com o tema escolhido

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Cada aula terá objetivos específicos, como a introdução da atividade, a busca pelas letras, a formação de palavras e, finalmente, uma reflexão e debate sobre as palavras encontradas e sua importância dentro do tema abordado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos
  • Aula 2: Início da caça às letras com base nas pistas fornecidas
  • Aula 3: Continuação da busca e início da formação de palavras
  • Aula 4: Discussão sobre as palavras formadas e sua relação com o tema escolhido

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na observação contínua do engajamento dos alunos durante todo o processo. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, interpretação e trabalho em equipe. A capacidade de identificar as letras, assim como a habilidade de vinculá-las aos fonemas correspondentes e formar palavras, será um indicador importante de aprendizado. Além disso, a participação ativa na discussão de grupo e a colaboração com os colegas serão avaliadas como parte do desenvolvimento socioemocional. Professores podem utilizar rubricas com critérios específicos para avaliar tanto o desempenho individual quanto o desempenho do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como imagens, cartões com letras cursivas e representações em língua de sinais, além de envelopes ou caixas para esconder as letras. Também será útil dispor de um espaço amplo que permita a movimentação dos alunos. O uso de tecnologia, como vídeos que demonstram a língua de sinais, pode enriquecer a experiência. A preparação do ambiente e dos materiais deve ser feita previamente pelo professor, garantindo que todos os elementos estejam prontos e acessíveis para a efetiva realização da 'Caça ao Tesouro das Letras'.

  • Imagens associadas às letras do alfabeto
  • Cartões com letras em formato cursivo
  • Representações das letras na língua de sinais
  • Envelopes ou caixas para esconder as letras
  • Vídeos sobre língua de sinais (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo