Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Ladjan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e escrita
Temática: Reconhecimento de letras e associação fonética

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma proposta de imersão lúdica e educativa no universo da alfabetização, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta aventura pelo espaço da sala de aula, previamente preparada com letras do alfabeto dispersas em locais diversos, cada aluno recebe uma missão especial: encontrar uma letra específica, que não segue a sequência alfabética convencional. Após a localização da letra, o próximo desafio é identificar um objeto presente na sala que inicie com o som correspondente à letra encontrada. Esta atividade tem como finalidade primordial o reconhecimento das letras do alfabeto de forma isolada e fora de sequência, promovendo a associação entre o som inicial dos objetos ao redor e suas respectivas letras. Além disso, os alunos terão a oportunidade de distinguir letras de outros símbolos, uma competência essencial para o desenvolvimento da escrita e leitura. Através desta metodologia ativa, os alunos serão protagonistas de seu aprendizado, explorando o ambiente e interagindo com os elementos ao seu redor, de maneira dinâmica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desse plano é promover o reconhecimento das letras do alfabeto de maneira isolada e não sequencial, incentivando os alunos a associarem essas letras aos sons iniciais de objetos presentes em seu ambiente de aprendizado. Pretende-se, por meio dessa atividade lúdica, desenvolver habilidades fundamentais de distinção entre letras e outros símbolos gráficos, além de estimular a compreensão da representação dos sons da fala no sistema de escrita alfabética. Dessa forma, espera-se contribuir para a alfabetização dos alunos de forma divertida e interativa, fomentando a curiosidade, a observação atenta e a capacidade de relacionar sons a símbolos específicos de maneira significativa e contextualizada.

  • Promover o reconhecimento das letras alfabeto fora da sequência convencional.
  • Estimular a associação entre letras e sons iniciais dos objetos.
  • Desenvolver a habilidade de distinguir letras de outros símbolos gráficos.
  • Compreender a representação dos sons da fala no sistema de escrita alfabética.
  • Incentivar a observação, curiosidade e participação ativa no processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica está alinhada ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização e no letramento. Participando da 'Caça ao Tesouro das Letras', os alunos serão introduzidos ao reconhecimento das letras do alfabeto e à distinção entre estes e outros símbolos gráficos, dois elementos fundamentais para o processo de alfabetização inicial. Através de uma metodologia ativa, busca-se também que os alunos reconheçam o alfabeto como sistema de representação dos sons da fala, relacionando elementos sonoros com sua representação escrita, de maneira divertida e significativa.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto.
  • Associação fonética entre letras e objetos.
  • Diferenciação entre letras e outros símbolos.
  • Compreensão do sistema de escrita alfabética.

Metodologia

A metodologia aplicada será a de aprendizado baseado em jogos, proporcionando uma experiência lúdica e participativa. As letras do alfabeto, dispersas pela sala, servirão como elementos de descoberta e exploração. Cada aluno, ao encontrar a letra atribuída, deverá identificar um objeto correspondente, relacionando som e símbolo de forma prática. Essa abordagem estimula não apenas a memorização visual das letras, mas também o desenvolvimento da consciência fonológica. A interação entre os alunos e o ambiente propicia um aprendizado ativo, onde o conhecimento é construído de maneira colaborativa e significativa.

  • Preparação da sala com letras do alfabeto espalhadas.
  • Missão de encontrar uma letra específica e identificar um objeto correspondente.
  • Discussão coletiva sobre as letras encontradas e os objetos identificados.
  • Registro das descobertas em mural coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o jogo e explicaremos as regras. As duas aulas seguintes serão destinadas à caça das letras e à identificação dos objetos correspondentes. Na última aula, realizaremos uma discussão coletiva sobre as descobertas e faremos um registro visual das letras e objetos identificados, estimulando a reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e explicação das regras.
  • Aula 2: Caça ao Tesouro das Letras - Parte 1.
  • Aula 3: Caça ao Tesouro das Letras - Parte 2.
  • Aula 4: Discussão coletiva e registro das descobertas.

Avaliação

A avaliação será processual e participativa, observando-se o engajamento e a interação dos alunos com a atividade proposta. Serão valorizadas a proatividade na busca pelas letras, a habilidade de identificar corretamente os objetos associados e a contribuição nas discussões coletivas. A experiência será considerada um sucesso se os alunos demonstrarem capacidade de distinguir letras de outros sinais gráficos, reconhecerem a representação dos sons da fala no sistema de escrita alfabética e relacionarem elementos sonoros com sua representação escrita, de maneira colaborativa e reflexiva. Exemplos de ações observáveis incluem: participação ativa na caça às letras, acertos na identificação dos objetos e interações construtivas durante as atividades em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Tesouro das Letras', os recursos necessários incluem letras do alfabeto em tamanho grande, fabricadas em papelão ou outro material resistente, para serem espalhadas pela sala. Será necessária também a preparação de etiquetas ou cartões com a imagem da letra para cada criança, além de materiais para registro coletivo, como cartolina, marcadores e fita adesiva, para a criação do mural das descobertas. O ambiente da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar a movimentação dos alunos e a interação com os objetos da caça.

  • Letras do alfabeto em tamanho grande e material resistente.
  • Etiquetas ou cartões com imagens das letras.
  • Material para registro coletivo (cartolina, marcadores, fita adesiva).
  • Organização espacial da sala de aula para facilitar a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo