Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Danielle (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma proposta lúdica e interativa para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, focada no processo de alfabetização. O objetivo principal é transformar a sala de aula em um grande mapa do tesouro, onde os alunos, divididos em equipes, irão explorar o ambiente em busca de cartões com letras do alfabeto escondidos entre símbolos gráficos diversos. Recebendo pistas e orientações específicas, as crianças aprenderão a distinguir as letras do alfabeto dos outros símbolos gráficos em um contexto de aventura e descoberta. A atividade promove a colaboração, observação detalhada e o reconhecimento do sistema de escrita alfabética, incorporando as habilidades de segmentação oral de palavras em sílabas. Prevê-se que a experiência seja tanto educativa quanto divertida, estimulando a curiosidade e a habilidade analítica dos alunos no contexto do aprendizado das letras do alfabeto.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é planejada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na exploração e reconhecimento do sistema de escrita alfabética de maneira lúdica e interativa. Ao serem imersos em uma aventura de caça ao tesouro, os estudantes praticarão a habilidade de distinguir letras de outros sinais gráficos, um fundamento importante na alfabetização. Além disso, esta atividade visa reforçar a compreensão de que o sistema de escrita alfabética representa os sons da fala, e a habilidade de segmentação oral de palavras em sílabas, facilitando o processo de leitura e escrita.

  • Promover o reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Distinguir símbolos gráficos que não fazem parte do alfabeto.
  • Entender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Praticar a segmentação oral de palavras em sílabas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se no contexto de alfabetização e letramento, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de reconhecer as letras do alfabeto, diferenciando-as de outros sinais gráficos. Ao incorporar o jogo e a busca por tesouros na aprendizagem, capacita-se os alunos a associarem o ato de aprender com experiências positivas e motivadoras, reforçando não apenas o conhecimento do alfabeto, mas também o entendimento do sistema alfabético como um representante dos sons da fala e a habilidade de segmentar palavras em sílabas.

  • Diferenciação entre letras do alfabeto e outros símbolos gráficos.
  • Reconhecimento do sistema de escrita alfabética.
  • Prática de segmentação de palavras em sílabas.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa. Por meio da caça ao tesouro, os alunos serão estimulados a explorar, investigar e resolver problemas em equipe. A atividade será orientada por pistas, exigindo dos estudantes atenção, raciocínio e colaboração para o sucesso na localização das letras. Tal abordagem fomenta a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, incentivando a curiosidade, a investigação e a aplicação prática do conhecimento em situações reais.

  • Uso do ambiente físico da sala de aula como mapa do tesouro.
  • Divisão da turma em equipes para a caça às letras.
  • Distribuição de pistas e desafios para encontrar as letras escondidas.
  • Análise e discussão em grupo das letras encontradas e dos símbolos que não fazem parte do alfabeto.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o objetivo da atividade, dividiremos as equipes e iniciaremos a caça ao tesouro. Na segunda aula, concluiremos a busca, seguida de uma discussão sobre as letras encontradas e os símbolos não alfabéticos, finalizando com uma atividade de segmentação de palavras em sílabas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Conclusão da caça, discussão e atividade de segmentação de palavras.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e colaboração entre os alunos durante a caça ao tesouro. Avaliaremos a habilidade dos alunos em distinguir as letras do alfabeto dos demais símbolos gráficos, bem como seu entendimento do sistema de escrita alfabética e a capacidade de segmentar palavras em sílabas durante a discussão final. Feedback construtivo será fornecido, focando no processo de aprendizado mais do que na quantidade de letras encontradas por equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões ou papelões pequenos com letras do alfabeto e símbolos gráficos variados, fita adesiva para fixar os cartões em diferentes locais da sala e pistas impressas ou escritas em papel para orientar as equipes na busca. Espaços da sala de aula, como mesas, cadeiras e prateleiras, serão utilizados como esconderijos para os cartões. Materiais básicos de escrita, como lápis e papel, serão necessários para que os alunos anotem suas descobertas.

  • Cartões com letras e símbolos gráficos.
  • Fita adesiva.
  • Pistas impressas ou escritas.
  • Espaços variados da sala de aula.
  • Materiais de escrita (lápis e papel).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo