A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma proposta interativa e envolvente para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que visa a promover o reconhecimento e a nomeação das letras do alfabeto, além de destacar sua diferença de outros símbolos gráficos. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de buscar letras escondidas na sala de aula ou em um espaço externo, se disponível. Após a caça ao tesouro, será feita uma reflexão acerca da importância de cada letra, colocando-as em ordem alfabética e abordando a relação entre som e escrita. A atividade integra, de modo lúdico, conhecimentos sobre o alfabeto, promovendo a colaboração entre os estudantes e fortalecendo habilidades essenciais de leitura e escrita.
Esta atividade tem como foco principal fortalecer o reconhecimento e a nomeação das letras do alfabeto pelos alunos, promovendo uma distinção clara entre os símbolos alfabéticos e outros sinais gráficos. Encoraja-se também a compreensão das letras como representantes dos sons da fala, facilitando o início do processo de alfabetização. Através do trabalho em equipe durante a busca das letras, os alunos desenvolverão habilidades sociais importantes, tais como comunicação, colaboração e respeito mútuo. Espera-se que, ao fim da atividade, os estudantes consigam identificar todas as letras do alfabeto, colocá-las em ordem e associá-las aos seus respectivos sons.
A caça ao tesouro das letras aborda três importantes objetivos da alfabetização inicial segundo a Base Nacional Comum Curricular: distinguir letras de outros sinais gráficos, reconhecer a escrita alfabética como representação sonora e nomear/recitar o alfabeto. A atividade propõe uma abordagem ativa, integrando conhecimento e ação prática, para fortalecer esses conceitos de maneira natural e divertida, preparando os alunos para etapas futuras da escrita e leitura.
A metodologia adotada para esta atividade combina a abordagem 'Mão-na-massa' com a 'Aprendizagem Baseada em Projetos', promovendo uma experiência imersiva e colaborativa. Os alunos serão estimulados a explorar o ambiente em busca das letras escondidas, colocando em prática habilidades de observação e raciocínio. Após a coleta, a organização das letras em ordem alfabética será feita em grupo, incentivando a discussão e o compartilhamento de ideias sobre cada letra e sua correspondência sonora.
A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em duas partes: na primeira, dedicada à caça ao tesouro, os alunos terão aproximadamente 30 minutos para encontrar todas as letras. A segunda parte, de igual duração, será para a discussão, organização das letras e reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação será processual e baseada na observação das interações e participação dos alunos durante a atividade. Será dada atenção especial ao envolvimento dos alunos na busca das letras, à colaboração entre os pares na organização das letras em ordem alfabética e na participação nas discussões. Pontos de bonificação poderão ser considerados para grupos que demonstrarem maior entusiasmo e colaboração. Além disso, será avaliado o reconhecimento das letras e a capacidade de distinguí-las de outros símbolos.
Os materiais necessários para a atividade incluem letras do alfabeto recortadas em papelão ou papel colorido, que serão escondidas antes da chegada dos alunos. Adicionalmente, seriam úteis cestas ou sacolas para a coleta das letras, adesivos para marcação e um espaço amplo suficiente para acomodar a movimentação dos alunos. Será importante contar também com recursos visuais, como cartazes do alfabeto, para a fase de organização e discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula