Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Rivia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma proposta lúdica e interativa para o processo de alfabetização. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar o ambiente da sala de aula ou um espaço ao ar livre definido pelo professor, em busca de letras do alfabeto escondidas. Estas letras, que representam o 'tesouro', estarão misturadas a outros símbolos, como números, exigindo dos alunos a habilidade de diferenciar as letras de outros sinais gráficos. O objetivo central é auxiliar no reconhecimento das letras do alfabeto, fomentando, assim, a familiarização com o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. A atividade propõe uma dinâmica participativa e colaborativa, onde além da caça ao tesouro, os alunos serão encorajados a participar de uma roda de conversa ao final, compartilhando suas descobertas e aprendizados. Este momento de reflexão conjunta visa consolidar o conhecimento adquirido durante a atividade praticada, além de promover competências sociais como a escuta ativa e o respeito pelas opiniões dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o reconhecimento das letras do alfabeto pelos alunos, diferenciando-as de outros símbolos gráficos, uma competência fundamental na fase inicial de alfabetização. Além disso, busca-se incentivar a percepção do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, contribuindo para a compreensão sobre como as palavras são formadas e estruturadas. Outro objetivo importante é desenvolver a habilidade de identificar fonemas e sua representação por letras, uma base essencial para a leitura e escrita. Por último, a atividade pretende fomentar o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a capacidade de reflexão crítica dos alunos sobre o processo de aprendizado.

  • Reconhecer as letras do alfabeto, diferenciando-as de outros sinais gráficos.
  • Compreender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Desenvolver habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e capacidade de reflexão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

A atividade Caça ao Tesouro das Letras está alinhada ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, integrando-se aos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa voltados para a alfabetização e letramento. Ela permite abordar temas fundamentais como o reconhecimento das letras do alfabeto, a diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos, e o entendimento do sistema de escrita alfabética. Além disso, essa atividade prática reforça a importância da percepção de fonemas e sua representação por letras, elementos cruciais na formação dos alunos enquanto leitores e escritores competentes.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos.
  • Sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Identificação de fonemas e sua representação por letras.

Metodologia

Com base na metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a Caça ao Tesouro das Letras propõe uma experiência de aprendizagem pela prática, onde os alunos estão no centro do processo educativo. Previamente, o professor esconderá letras do alfabeto e outros símbolos pelo espaço definido. Durante a atividade, os alunos, individualmente ou em pequenos grupos, deverão encontrar as letras escondidas, diferenciando-as dos demais símbolos. Este formato dinâmico e interativo é ideal para estimular a participação ativa dos alunos, promovendo também a interação entre pares e com o ambiente de aprendizagem.

  • Preparação do ambiente com letras e símbolos escondidos.
  • Atividade de caça ao tesouro individual ou em pequenos grupos.
  • Identificação e diferenciação de letras e outros símbolos.
  • Roda de conversa para compartilhamento de descobertas e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, serão realizadas a apresentação da atividade e a caça ao tesouro propriamente dita. A segunda aula será dedicada à roda de conversa, onde os alunos compartilharão suas experiências e aprendizados, promovendo uma reflexão conjunta sobre os conceitos explorados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da caça ao tesouro. (50 minutos)
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro e roda de conversa. (50 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' será formativa e contínua, fundamentando-se na observação e análise das interações e participações dos alunos durante todo o processo. Os aspectos a serem observados incluem a capacidade de identificar corretamente as letras do alfabeto, diferenciar as letras de outros símbolos gráficos, e a participação ativa na roda de conversa. A reflexão coletiva sobre as estratégias utilizadas e os conhecimentos adquiridos também será considerada um importante indicador da aprendizagem dos alunos. A interação, colaboração entre pares e o engajamento durante a atividade estarão entre os critérios avaliados, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro das Letras, serão necessários materiais simples, como papéis coloridos ou cartões, onde serão escritas as letras do alfabeto e os diferentes símbolos. Em seguida, estes serão escondidos pelo espaço definido (sala de aula ou espaço ao ar livre). Recomenda-se também o uso de uma caixa ou recipiente para coletar as letras encontradas. Para a roda de conversa, apenas uma arrumação circular das cadeiras ou almofadas no chão é necessária, promovendo um ambiente acolhedor para o compartilhamento das experiências.

  • Papéis coloridos ou cartões.
  • Canetas ou marcadores.
  • Caixa ou recipiente para coleta dos 'tesouros'.
  • Cadeiras ou almofadas para a roda de conversa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo