Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Lêda D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' consiste em uma proposta lúdica e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando estimular o reconhecimento e compreensão dos fonemas e suas respectivas representações pelas letras do alfabeto. A sala de aula ou o pátio da escola se transformará em um campo de exploração, onde os alunos irão buscar letras escondidas. Ao encontrar uma letra, cada criança deverá, com o auxílio do professor, vincular a letra a um objeto ou figura que inicie com o som correspondente àquela letra. Este exercício busca fomentar a associação entre o som e sua representação gráfica, facilitando o processo de alfabetização. No encerramento da atividade, os alunos serão desafiados a agrupar as letras coletadas para formar palavras simples, trabalhando de forma colaborativa. Esta estratégia propõe uma aprendizagem ativa, onde os estudantes são protagonistas do próprio conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o reconhecimento das letras do alfabeto, distinguindo-as de outros símbolos gráficos, além de introduzir os alunos no universo da escrita alfabética, destacando sua função como representação dos sons da fala. Com isso, espera-se que os alunos consigam identificar fonemas e compreender sua representação pelas letras, fundamental na jornada de alfabetização. A interação com os colegas durante a caça ao tesouro incentiva também o desenvolvimento socioemocional e a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades essenciais para o crescimento intrapessoal e interpessoal das crianças.

  • Reconhecer as letras do alfabeto.
  • Associar fonemas às suas representações gráficas.
  • Formar palavras simples a partir de letras identificadas.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Diferenciar letras de outros símbolos gráficos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

A alfabetização é um processo fundamental no início da vida escolar, abarcando além da simples memorização das letras, a compreensão de como estas se relacionam com os sons e formam as palavras. Neste contexto, a atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' se insere como uma estratégia didática para a introdução ao sistema alfabético e desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita, fazendo uso de métodos lúdicos e interativos para facilitar a aprendizagem.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Associação de fonemas às letras.
  • Formação de palavras simples.
  • Diferenciação de letras e outros símbolos gráficos.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa e mão-na-massa, esta atividade será guiada tanto dentro da sala de aula quanto no pátio externo, transformando o ambiente escolar em um espaço de exploração e descoberta. Através de uma caça ao tesouro, os alunos serão incentivados a buscar, identificar e associar letras a objetos ou figuras. Esta abordagem prática promove a participação ativa dos estudantes, permitindo que os conceitos sejam absorvidos de forma mais eficaz e significativa.

  • Exploração do ambiente em busca de letras.
  • Associação de letras a objetos ou figuras começando com seu som.
  • Discussão em grupo para a formação de palavras.
  • Atividades colaborativas e lúdicas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem duração total de 2 horas, fracionada em uma sessão de aproximadamente 130 minutos. Este tempo será dividido entre a explicação das regras, a realização da caça ao tesouro, a associação das letras com os objetos ou figuras e, por fim, a composição de palavras pelos alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão dos grupos. Exploração e coleta de letras. Associação das letras a objetos ou figuras. Reunião das letras para formação de palavras. Reflexão e compartilhamento das descobertas.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando-se o engajamento dos alunos durante a atividade, sua capacidade de colaboração em equipe, e a habilidade de associar as letras encontradas a objetos ou figuras corretamente. Será considerado também o processo de formação de palavras simples, avaliando a capacidade de aplicar os fonemas na construção das palavras. O objetivo é fornecer feedback constante para estimular o progresso individual e coletivo dos alunos, encorajando sua participação ativa e compreensão dos conceitos de alfabetização.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários: letras em tamanho grande para serem escondidas pela sala de aula ou pátio, objetos ou figuras que representem os sons das letras, espaços adequados para a exploração dos alunos, e material para anotação. O uso de recursos visuais e tangíveis torna a aprendizagem mais interativa e eficaz, contribuindo para uma experiência educacional completa e dinâmica.

  • Letras em tamanho grande.
  • Objetos ou figuras representativas.
  • Espaço de exploração (sala de aula ou pátio).
  • Material para anotação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo