Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma prática pedagógica ativa e dinâmica, projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização de maneira lúdica e colaborativa. Nesta atividade, letras feitas de cartolina ou papéis coloridos serão escondidas pelo professor em diferentes locais da sala de aula ou em espaços externos, se possível. Organizados individualmente ou em duplas, os alunos serão incentivados a procurar essas letras, como se estivessem em uma caça ao tesouro. Após encontrar as letras, a tarefa é formar palavras com elas. Essas palavras serão então transcritas para um grande mural da turma, que funcionará como um vocabulário visual coletivo. Isso não apenas promoverá o reconhecimento de palavras e letras, mas também incentivará as crianças a comparar suas produções escritas com as escritas convencionais. A interação entre os alunos durante a caça ao tesouro e a criação coletiva do mural são elementos chave para estimular habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

A principal missão desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização de forma ativa e prazerosa. Ao participarem da 'Caça ao Tesouro das Letras', os estudantes desenvolverão habilidades fundamentais, tais como reconhecimento de letras e palavras, formação de palavras, compreensão de vocabulário básico e capacidade de estabelecer relações entre sons e letras. Adicionalmente, ao transcrever as palavras encontradas para o mural da turma, os alunos começarão a distinguir entre suas escritas espontâneas e as convencionais, promovendo um entendimento inicial das regras ortográficas da língua portuguesa. A colaboração entre pares, essencial nesta atividade, também visa fomentar habilidades sociais e emocionais, preparando os alunos para cenários de aprendizagem cooperativa.

  • Reconhecimento de letras e palavras
  • Formação de palavras através da junção de letras
  • Comparação entre escritas espontâneas e convencionais
  • Desenvolvimento de vocabulário básico
  • Fomento da colaboração e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está estruturado de forma a promover uma aprendizagem significativa e ativa, partindo do reconhecimento e utilização de letras para formar palavras. Os alunos serão incentivados a explorar o ambiente em busca de letras, estimulando não apenas o aprendizado cognitivo, mas também habilidades motoras e de percepção espacial. A criação de um mural coletivo estimula a reflexão sobre a linguagem escrita, o processo de alfabetização e a criação coletiva de conhecimento.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto
  • Formação de palavras a partir da junção de letras
  • Comparação entre escritas espontânea e convencionais
  • Desenvolvimento colaborativo do vocabulário da turma

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade visa proporcionar uma experiência de aprendizagem mão na massa, onde os alunos são os principais agentes de seu próprio conhecimento. A caça ao tesouro proporciona uma exploração lúdica e significativa do ambiente, enquanto a formação de palavras estimula o raciocínio lógico e o aprendizado colaborativo. A criação do mural coletivo serve como ferramenta de reflexão e consolidação da aprendizagem, permitindo uma visível progressão no entendimento dos alunos.

  • Caça ao tesouro para encontrar letras
  • Formação de palavras com as letras encontradas
  • Criação de um mural de palavras da turma
  • Discussões coletivas sobre as palavras e suas ortografias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 10 horas, divididas em sessões de 60 minutos distribuídas ao longo de várias aulas. Este tempo inclui desde a apresentação da atividade, passando pela caça ao tesouro, até a elaboração do mural e a reflexão final sobre o processo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro
  • Aulas 2-5: Continuação da busca por letras e formação inicial de palavras
  • Aulas 6-8: Criação e decoração do mural com as palavras formadas
  • Aula 9: Revisão e correção das palavras no mural
  • Aula 10: Reflexão coletiva sobre a aprendizagem e encerramento da atividade

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, centrada no processo de aprendizagem e nas interações colaborativas entre os alunos. Serão observados critérios como participação ativa na caça ao tesouro, habilidade na formação de palavras, contribuição para a criação do mural e respeito pelas ideias dos colegas. Feedbacks serão fornecidos ao longo de todo o processo, com destaque para o encorajamento e reconhecimento do esforço individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Esta atividade requer materiais simples, mas essenciais para sua realização. Letras de cartolina ou papéis coloridos serão necessárias para a caça ao tesouro. Além disso, o mural pode ser feito em um grande papel pardo ou em uma lousa, onde as palavras serão colocadas. Materiais de arte como canetas coloridas, giz de cera ou tintas podem ser utilizados para decorar o mural e tornar o processo ainda mais atraente para os alunos.

  • Letras de cartolina ou papéis coloridos
  • Grande papel pardo ou lousa para o mural
  • Canetas coloridas, giz de cera ou tintas
  • Fita adesiva ou cola para fixar as letras no mural

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo