Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Eliana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Retorno às aulas

Nesta atividade lúdica e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos em um caça ao tesouro em sala de aula, que tem como tema central o retorno às aulas. O professor irá espalhar palavras relacionadas a este tema em diversos locais da sala. Os alunos, então, deverão buscar estas palavras e colá-las em uma faixa de papel na ordem em que foram encontradas, incentivando a prática de organizar palavras seguindo a orientação da escrita ocidental, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Essa dinâmica promoverá a interação entre os alunos, além de favorecer o entendimento sobre a formação de frases e a importância da ordem na leitura e escrita. A atividade será conduzida de maneira a estimular a curiosidade, a investigação e a cooperação entre os participantes, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento da estrutura e organização textual, ensinando aos alunos que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página. Além disso, visa estimular habilidades de leitura, compreensão de palavras e frases, e o trabalho cooperativo entre os alunos, ao mesmo tempo em que os familiariza com vocabulário relativo ao retorno às aulas. Pretende-se também desenvolver a motricidade fina através do manuseio do papel e cola na montagem das faixas de palavras, e incentivar a expressão oral ao final da atividade, onde cada aluno terá a oportunidade de ler as frases formadas.

  • Reconhecimento da organização textual (da esquerda para a direita e de cima para baixo)
  • Estímulo à leitura e compreensão de palavras e frases
  • Favorecimento do trabalho cooperativo e interativo
  • Desenvolvimento da motricidade fina e expressão oral
  • Familiarização com o vocabulário do tema retorno às aulas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

Conteúdo Programático

Esta atividade está projetada para introduzir os alunos ao reconhecimento e compreensão da estrutura linear da leitura e da escrita, utilizando uma metodologia ativa e lúdica. Através do caça ao tesouro das palavras, os estudantes serão capazes de associar o jogo e a diversão ao processo de aprendizagem, o que é essencial no desenvolvimento inicial das habilidades de leitura e escrita. Além disso, o exercício de formar frases a partir de palavras encontradas reforça a aplicação prática da teoria, mostrando aos alunos como as palavras se organizam para construir sentidos dentro de um texto.

  • Estrutura da escrita ocidental
  • Leitura e formação de frases
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Desenvolvimento da expressão oral e motricidade fina
  • Vocabulário relacionado ao retorno às aulas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade propõe uma abordagem interativa de aprendizagem, onde os alunos terão um papel ativo na construção do seu conhecimento. Ao espalhar as palavras pela sala, o professor incentiva uma aprendizagem baseada na exploração e na descoberta, características fundamentais dessa metodologia. A montagem das faixas de papel com as palavras, seguida da formação de frases, permite que os alunos apliquem na prática conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais efetivo e memorável.

  • Preparação e disposição das palavras pela sala
  • Busca ativa pelas palavras pelos alunos
  • Organização e colagem das palavras em faixas de papel
  • Leitura coletiva das frases formadas
  • Reflexão e discussão sobre o tema e vocabulário utilizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a explicação da atividade e a busca e organização das palavras. A segunda aula será dedicada à colagem das palavras encontradas nas faixas de papel e à leitura das frases formadas pelos alunos.

  • Aula 1: Explicação e início da busca pelas palavras (60 minutos)
  • Aula 2: Colagem das palavras nas faixas e leitura das frases (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, observando a participação, cooperação e engajamento dos alunos durante a realização do caça ao tesouro. Será avaliada a habilidade de cada aluno em seguir as instruções, encontrar as palavras e colaborar na organização das mesmas na faixa de papel. A expressão oral também será avaliada durante a leitura das frases formadas, notando-se a fluência, pronúncia e compreensão do significado. Feedback construtivo será dado ao longo da atividade para estimular o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário o uso de palavras impressas relacionadas ao retorno às aulas, faixas de papel onde serão coladas as palavras, cola, tesoura sem ponta (acompanhamento do professor é essencial) e espaços na sala onde as palavras serão escondidas. Esses materiais contribuirão para a execução da metodologia 'Mão-na-massa', permitindo que os alunos interajam com os elementos do jogo de maneira segura e educativa.

  • Palavras impressas em papel
  • Faixas de papel grande
  • Cola e tesoura sem ponta
  • Espaço na sala de aula para esconder as palavras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo