Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão e prática da escrita alfabética

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' propõe levar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para uma aventura educativa no entorno da escola ou em um parque local. Os alunos serão incentivados a explorar o ambiente ao redor com o objetivo de encontrar 'tesouros' - palavras ou frases escritas em pedaços de papel, que estarão escondidos em diferentes locais. Utilizando um mapa para auxiliar na busca, essa experiência estimulará habilidades de orientação espacial, além de promover a prática da leitura e escrita. Ao encontrar cada 'tesouro', os alunos serão encorajados a tentar escrever as palavras ou frases encontradas espontaneamente ou por meio de ditado a um colega. Esta jornada ao ar livre não apenas enriquece o processo de alfabetização, mas também cria uma conexão divertida com o aprendizado, fazendo uso do ambiente externo como uma extensão do ambiente de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma metodologia ativa e lúdica. Através da caça ao tesouro das palavras, os alunos terão a oportunidade de praticar a escrita alfabética de forma espontânea ou por ditado, além de comparar suas produções escritas com as escritas convencionais, percebendo semelhanças e diferenças. Essa atividade também estimula a cooperação entre os alunos, a exploração do ambiente fora da sala de aula e o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes como a capacidade de observação, a associação fonema-grafema e a habilidade de orientação espacial.

  • Promover a prática da escrita alfabética de forma espontânea ou por ditado.
  • Incentivar a observação e comparação entre a escrita convencional e as produções escritas dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de mapas.
  • Estimular a cooperação, a observação, e a investigação no ambiente externo.
  • Fomentar o gosto pela leitura e escrita através de atividades lúdicas e interativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a introdução ao alfabeto e à formação de palavras, enfatizando a correspondência fonema-grafema. Será abordada a leitura e interpretação de mapas como ferramenta para a localização dos 'tesouros', o que envolve compreender símbolos e direções. Além disso, a análise comparativa entre diferentes tipos de escrita molda um caminho para os alunos entenderem a estrutura e função das palavras dentro do contexto da língua portuguesa.

  • Alfabeto e correspondência fonema-grafema
  • Formação de palavras
  • Leitura e interpretação de mapas
  • Comparação entre escritas convencionais e produções dos alunos
  • Compreensão do ambiente natural e social como contexto para a prática de leitura e escrita

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida utilizando uma abordagem de metodologias ativas, como a Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. A Saída de Campo permitirá que os alunos explorarem o ambiente fora da sala de aula de maneira guiada, enquanto a Atividade Mão-na-massa engaja os alunos na busca ativa pelos 'tesouros'. A Sala de Aula Invertida será aplicada através da preparação prévia dos alunos para a atividade externa, incentivando-os a pensar sobre o que poderão encontrar. Por fim, a Aprendizagem Baseada em Jogos trará o elemento lúdico para o processo educativo, aumentando a motivação e o envolvimento dos alunos na aprendizagem.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' será realizada ao longo de 10 sessões de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 10 horas. As sessões serão distribuídas entre preparação em sala de aula, a saída de campo propriamente dita e a finalização com atividades de comparação e escrita das palavras encontradas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e revisão do alfabeto.
  • Aula 2: Introdução à leitura e interpretação de mapas.
  • Aulas 3 e 4: Preparação para a saída de campo.
  • Aulas 5 a 7: Realização da saída de campo para a caça ao tesouro.
  • Aulas 8 e 9: Atividades de escrita e comparação das palavras encontradas.
  • Aula 10: Fechamento da atividade e compartilhamento das experiências.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e participação dos alunos durante toda a atividade. Observaremos a habilidade dos alunos em seguir as instruções do mapa, encontrar os ‘tesouros’, e sua disposição para tentar escrever as palavras ou frases encontradas. A capacidade de comparação e reflexão sobre as diferenças e semelhanças entre sua escrita e as palavras encontradas também será considerada. Exemplos de demonstração de aprendizado incluem a participação ativa na busca dos tesouros, contribuições durante as discussões em grupo, e esforços na escrita e comparação das palavras. O feedback será dado de forma contínua, estimulando a autoavaliação e a reflexão sobre o próprio processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste plano de aula, serão necessários mapas do entorno da escola ou do parque local, pedaços de papel contendo as palavras ou frases ‘tesouro’, lápis ou canetas, e cadernos ou folhas para que os alunos registrem suas descobertas. Também pode ser interessante o uso de bússolas ou aplicativos de orientação para enriquecer a experiência de leitura de mapas. Além disso, a preparação prévia em sala de aula pode se beneficiar de recursos visuais, como cartazes do alfabeto e imagens que representem os itens que serão procurados durante a caça ao tesouro.

  • Mapas do entorno da escola ou parque local
  • Pedaços de papel com palavras ou frases
  • Lápis ou canetas
  • Cadernos ou folhas para registro
  • Bússolas ou aplicativos de orientação
  • Recursos visuais para preparação prévia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo