Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma proposta lúdica e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, os estudantes serão convidados a sair em uma emocionante busca por palavras escondidas na sala de aula ou em áreas designadas da escola. Cada palavra encontrada será parte de um enigma, que, quando solucionado coletivamente, revelará uma frase ou pequena história inspiradora. Com o auxílio do professor, que atuará como facilitador, fornecendo dicas e fomentando a colaboração, os alunos serão guiados por esta jornada de descobertas. Após recolher todas as pistas, o grupo será motivado a organizar as palavras em uma sequência lógica, estimulando discussões em equipe sobre possíveis narrativas. Consequentemente, os alunos, em colaboração, serão desafiados a compor um texto único, incorporando todas as palavras descobertas. Este processo envolverá fases importantes como revisão coletiva, edição e ilustração do texto, ressaltando a importância do trabalho em equipe, da criatividade e da aplicação prática de conhecimentos linguísticos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de leitura, escrita e compreensão textual nos alunos, valendo-se de uma metodologia ativa e participativa. Almeja-se fomentar no aluno a capacidade de trabalhar colaborativamente, estimular o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de maneira criativa. Por meio da caça ao tesouro, os estudantes serão convidados a exercitar a interpretação de pistas textuais, organização de ideias e a construção coletiva de narrativas, fundamentais para o processo de alfabetização. Visa também a promoção de momentos de reflexão sobre a importância e o poder das palavras, bem como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como paciência, empatia e cooperação.

  • Estimular a leitura e a escrita de forma lúdica e interativa.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e o espírito de equipe.
  • Desenvolver habilidades de organização de ideias e criação de texto.
  • Promover a interpretação de textos e solução de enigmas.
  • Valorizar o processo criativo e a imaginação dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange conceitos essenciais ao desenvolvimento linguístico e alfabetização inicial, como compreensão leitora, produção textual e colaboração. Ao aventurar-se na 'Caça ao Tesouro das Palavras', os alunos praticarão a identificação e utilização de palavras dentro de um contexto, explorando a sua sonoridade, significado e importância na construção de enunciados. Além disso, a atividade engloba a revisão, edição e ilustração de textos, processos que contribuem para a consolidação de conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de novas competências linguísticas e artísticas.

  • Identificação e significado de palavras
  • Construção de frases e narrativas
  • Princípios básicos de cooperação e trabalho em equipe
  • Revisão e edição de textos
  • Ilustração e suportes textuais

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade promove a aprendizagem por meio da experimentação direta. Os alunos serão divididos em equipes, a fim de estimular a colaboração e o debate de ideias durante a busca e a organização das palavras. A exploração do ambiente, além de ser uma forma engajadora de aprendizado, permite que os estudantes se envolvam ativamente no processo educativo, ligando teoria à prática. O professor atuará como um facilitador, orientando as discussões, oferecendo pistas adicionais quando necessário e ajudando na organização das ideias para a elaboração do texto final, o qual será revisado e ilustrado em conjunto, reforçando a importância da cooperação e criatividade.

  • Exploração do ambiente e busca por pistas
  • Discussão em equipe e organização das palavras encontradas
  • Construção coletiva de uma narrativa
  • Revisão e edição colaborativa do texto
  • Ilustração como forma de expressão e complemento à história

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, os alunos participarão da caça ao tesouro e começarão a organização das palavras encontradas em narrativas. Na segunda aula, eles finalizarão a construção da narrativa, procederão com a revisão e edição do texto e, por fim, realizarão as ilustrações correspondentes.

  • Aula 1: Caça ao tesouro e início da organização das palavras (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização da narrativa, revisão, edição e ilustração do texto (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' se dará por meio da observação contínua do envolvimento e participação dos alunos nas diversas etapas do projeto, desde a busca pelas palavras até a criação do texto final. Será valorizado o trabalho colaborativo, a habilidade de contribuir para o debate de ideias e a criatividade demonstrada na construção da história e nas ilustrações. Além disso, a capacidade de revisão e aprimoramento do texto coletivo, bem como a aplicação correta das estruturas linguísticas e ortografia nas produções finais, serão critérios importantes de avaliação. Exemplos de contribuições positivas e pontos de melhoria serão compartilhados, visando o desenvolvimento contínuo das competências linguísticas dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, como folhas de papel para a anotação das pistas e para a escrita do texto final, lápis, borrachas e materiais de colorir para as ilustrações. Também serão utilizados envelopes ou pequenas caixas para esconder as palavras-chave na área de busca. Adicionalmente, a preparação das pistas e a configuração do percurso da caça ao tesouro devem ser consideradas na organização prévia da atividade, garantindo a fluidez e o engajamento dos alunos durante a execução.

  • Papel para anotações e texto final
  • Lápis, borrachas, materiais de colorir
  • Envelopes ou pequenas caixas para esconder as pistas
  • Pistas pré-preparadas e percurso da caça ao tesouro
  • Câmera ou dispositivo para documentar a atividade (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo