Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura Estrutural e Colaborativa

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a participar de uma dinâmica de leitura interativa. Durante a aula, o professor esconderá cartões contendo palavras-chave retiradas de um texto específico em vários locais da sala de aula. Os alunos, divididos em grupos, terão a missão de encontrar todos os cartões e, com base na cooperação, reconstruir o texto seguindo a ordem correta das palavras. Essa atividade não só promove a interação entre os estudantes, mas também reforça o conhecimento acerca da estruturação dos textos, enfatizando a leitura de cima para baixo e da esquerda para a direita. Ao concluir a caça ao tesouro, os alunos se reunirão para ler o texto completo, permitindo discutir sua estrutura e finalidade, estimulando uma compreensão aprofundada e compartilhada das narrativas e textos que fazem parte do repertório do cotidiano infantil.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos centrais da atividade são desenvolver a habilidade de leitura coletiva, estruturar frases de forma correta e compreender o funcionamento de um texto. É fundamental promover o engajamento dos alunos em exercícios que incentivem a leitura de forma ordenada e com fluência. Isto ajuda tanto no reconhecimento das letras e palavras quanto na compreensão do conteúdo e mensagem do texto. Atividades como essa são essenciais para despertar o interesse das crianças pela leitura desde cedo, além de proporcionar um ambiente de aprendizado colaborativo e desafiador.

  • Desenvolver habilidades de leitura coletiva.
  • Promover o reconhecimento das palavras e sua estrutura.
  • Incentivar a cooperação entre os alunos na solução de problemas de leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade aborda a introdução ao mundo da leitura através de uma prática lúdica e interativa. Através dessa dinâmica, os alunos terão a oportunidade de, não somente encontrar palavras-chave, mas também entender seu contexto e importância dentro de um texto. Essa abordagem prática concentra-se em desenvolver nas crianças uma compreensão holística da leitura, incentivando o trabalho em equipe e o uso correto da leitura para interpretação e entendimento de mensagens escritas.

  • Introdução à leitura de texto completo.
  • Identificação e organização de palavras-chave.
  • Trabalho colaborativo em equipe.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta aula foca na interação prática e direta das crianças com as palavras e os textos. A proposta é que o aprendizado se dê de modo participativo, onde cada grupo deverá se organizar para encontrar as palavras e ajudar uns aos outros a reconstruir o texto na ordem correta. Este tipo de metodologia valoriza a participação ativa, criatividade e solução de problemas de forma colaborativa, cimentando a compreensão textual por meio de uma atividade que diverte e ensina simultaneamente.

  • Caça ao tesouro com palavras-chave.
  • Diálogo e colaboração para reconstrução do texto.
  • Leitura e discussão em grupo sobre o texto.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será executado em um total de 2 horas divididas em duas sessões. Durante a primeira sessão, os alunos estarão envolvidos na busca pelas palavras-chave, enquanto a segunda sessão será dedicada à montagem e leitura do texto, seguida de uma discussão. A divisão temporal oferecida está alinhada com as necessidades pedagógicas para que os alunos possam explorar o conteúdo com tranquilidade e entusiasmo, incentivando uma aula rica em descobertas cognitivas e sociais.

  • Aula 1: Busca e coleta das palavras-chave (60 minutos).
  • Aula 2: Montagem e leitura do texto, seguida por discussão (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será composta por observação contínua durante toda a atividade e por registros ao final de cada sessão. Os critérios de avaliação incluem o envolvimento e participação na busca das palavras, a capacidade de montar o texto na ordem correta e o nível de colaboração com os colegas. Haverá ênfase na maneira como os alunos discutem e compreendem o texto reconstituído. Exemplos de critérios podem incluir: a habilidade de explicar o significado de uma palavra encontrata, recontar o texto através da ordem correta de palavras dadas, e demonstrar observação ativa durante a leitura completa do texto com o grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização da atividade serão simples, porém essenciais para criar um ambiente envolvente e eficaz. Destacam-se os cartões com palavras-chave que serão escondidos previamente pelo educador, o texto original com as palavras em destaque para auxiliar no momento da leitura e montagem. Esses materiais devem ser manejáveis e seguros para as crianças, incentivando a exploração e o aprendizado simultaneamente.

  • Cartões com palavras-chave.
  • Texto original para leitura final.
  • Espaço adequado para movimentação dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo