Esta atividade visa promover o reconhecimento e a compreensão da vogal 'i', uma das letras fundamentais do alfabeto e de grande recorrência em nosso idioma. Antes do encontro presencial, os alunos terão acesso a um vídeo ou leitura breve que destaca a presença e a importância da vogal 'i' em diversas palavras. Durante a aula, eles serão divididos em equipes para participar de um caça ao tesouro, com o objetivo de encontrar palavras, previamente escondidas pelo ambiente da sala, que contenham a vogal 'i'. Cada palavra descoberta deverá ser pareada com uma ilustração correspondente, que também estará escondida, estimulando assim a associação entre texto e imagem. Ao final, os alunos apresentarão suas descobertas para os colegas, discutindo o papel da vogal 'i' nas palavras encontradas e compartilhando suas experiências de aprendizagem.
O objetivo desta atividade é familiarizar os estudantes com a vogal 'i', fazendo com que reconheçam sua presença em diferentes palavras e compreendam a importância dessa letra tanto na formação de palavras quanto na articulação de sons. Através do caça ao tesouro, pretende-se também fomentar habilidades de trabalho em equipe, atenção ao detalhe e habilidades analíticas relacionadas à associação entre palavras e imagens, estimulando a percepção multissemiótica dos alunos.
A atividade está fundamentada na abordagem pedagógica da Sala de Aula Invertida, que propõe uma preparação prévia do aluno antes do encontro presencial e uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala. Este método contribui para a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem e estimula a participação ativa durante as atividades.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade permite que os alunos sejam os protagonistas do seu processo de aprendizagem. Com o suporte do vídeo ou leitura prévia, os estudantes chegam à sala de aula preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em uma atividade prática e lúdica. As equipes trabalharão colaborativamente na busca e associação de palavras e imagens, promovendo a compreensão e fixação do conteúdo de maneira mais eficaz e significativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, totalizando 100 minutos de engajamento prático e teórico.
A avaliação será baseada na participação individual e coletiva, na capacidade de associar as palavras encontradas às suas respectivas imagens e na contribuição para as discussões em grupo sobre a importância da vogal 'i'. A apresentação das palavras e ilustrações encontradas será também um aspecto crucial, avaliando a capacidade de expressão e argumentação dos alunos. Exemplos de desempenho satisfatório incluem a correta identificação e associação de palavras e imagens, bem como contribuições pertinentes durante as discussões em grupo.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso prévio a material de leitura ou vídeo sobre a vogal 'i', palavra
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula