Caça ao Tesouro de Anúncios

Desenvolvida por: Jakeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise de Anúncios Publicitários

A atividade 'Caça ao Tesouro de Anúncios' tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e divertida relacionada ao mundo dos anúncios publicitários. Em grupo, os alunos explorarão revistas infantis e folhetos, procurando por anúncios, que após identificados, serão analisados em termos de imagens, formatação e diagramação. Esta abordagem permite às crianças desenvolverem uma compreensão inicial dos elementos visuais e textuais que compõem um anúncio publicitário, enfocando especialmente aqueles dirigidos ao público infantil. Posteriormente, os alunos participarão de uma tarefa prática, onde recriarão um anúncio utilizando recortes e colagens. Esta parte da atividade mão-na-massa estimulará sua criatividade e capacidade de observação, ao mesmo tempo em que reforçará suas habilidades de cooperação e comunicação. Ao final, espera-se que as crianças consigam reconhecer as características específicas dos anúncios publicitários e utilizar esses conhecimentos em suas criações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula focam na capacidade dos alunos de identificar elementos típicos presentes nos anúncios publicitários infantis, assim como desenvolver suas habilidades de observação e criatividade através de atividades de recriação. A experiência promove a reflexão sobre a intenção dos anúncios e a forma como são estruturados para atrair seu público-alvo. Além disso, a atividade se propõe a melhorar a habilidade comunicativa das crianças ao exporem suas ideias e discutirem em grupo.

  • Observar e identificar elementos visuais e textuais em anúncios.
  • Reproduzir anúncios através de criação prática.
  • Desenvolver habilidades comunicativas ao trabalhar em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP16: Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático, a análise e criação de anúncios publicitários são centrais. A atividade convida as crianças a compreenderem os componentes visuais e textuais de um anúncio, além de pensar nas mensagens que transmitem. Com essa análise, os alunos também têm a oportunidade de aplicar essas concepções criativamente, participando de atividades práticas que estimulam a manipulação de materiais físicos e o trabalho coletivo.

  • Análise de imagens e textos em anúncios publicitários.
  • Diagramação e formatação dos anúncios.
  • Produção de anúncios através de colagem.

Metodologia

A metodologia nesta aula é centrada na abordagem prática, com a atividade mão-na-massa permitindo um aprendizado ativo por parte dos alunos. Os grupos exploram anúncios encontrados em materiais impressos e depois utilizam essa análise como base para suas recriações. Esta interação direta com os conteúdos visa a construção de conhecimentos significativos de forma colaborativa, possibilitando aos alunos tanto aprender uns com os outros quanto expressar suas ideias criativas.

  • Divisão dos alunos em grupos de trabalho.
  • Análise coletiva de anúncios publicitários.
  • Atividade de criação prática com recortes e colagens.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi organizado de maneira otimizada para que os alunos passem por todas as fases da atividade em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula está focada na busca e análise dos anúncios enquanto a segunda é dedicada à atividade prática de recriação e à apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e investigação de anúncios.
  • Aula 2: Criação de anúncios e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita através de observação contínua durante a atividade. O professor irá considerar a participação de cada estudante, sua capacidade de colaborar com o grupo e a criatividade demonstrada na recriação do anúncio. Exemplificando, um aluno que participa ativamente das discussões, contribui com ideias e demonstra originalidade na criação terá sua avaliação favorecida. Além disso, ao final da atividade, os grupos serão convidados a apresentar suas recriações para a turma, permitindo que o professor avalie também a clareza e eficácia na comunicação das ideias por parte de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados de forma a facilitar tanto a análise dos alunos quanto a etapa de recriação dos anúncios publicitários. Tais recursos não só incentivam a criatividade, mas também o trabalho prático e colaborativo, promovendo a utilização eficaz de materiais acessíveis.

  • Revistas infantis e folhetos com anúncios.
  • Tesouras e colas.
  • Papéis coloridos e outros materiais de colagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo