Caça ao Tesouro dos Sons

Desenvolvida por: Vitori… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem Oral e Escrita
Temática: Fonemas e Sons Iniciais

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Sons' é uma dinâmica interativa que tem como propósito explorar a identificação de fonemas e sua correlação com palavras no contexto dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e desafiados a procurar por objetos na sala de aula que iniciem com determinado som. Após a busca, cada grupo apresentará suas descobertas, destacando as palavras e escrevendo-as no quadro. Essa abordagem visa combinar o lúdico com o aprendizado fonético, promovendo o reconhecimento de sons e suas representações gráficas, além de incentivar o trabalho colaborativo e a interação entre pares.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em desenvolver a capacidade dos alunos na identificação de fonemas e na relação desses com suas correspondências escritas. A prática busca também melhorar as habilidades de comparação de sons e identificação de sílabas iniciais, essenciais para o desenvolvimento da leitura e escrita no início da vida escolar.

  • Desenvolver a habilidade de identificar fonemas em palavras.
  • Conectar sons a suas representações escritas.
  • Comparar e diferenciar sílabas e sons iniciais de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é voltado para o fortalecimento das competências relacionadas aos sons das palavras e sua estrutura fonética. Identificar e manipular fonemas, compreender a segmentação de palavras e reconhecer a importância das letras como representações sonoras são pontos cruciais para o avanço no domínio da escrita e leitura dos alunos iniciantes.

  • Identificação de fonemas.
  • Relação som-letra.
  • Comparação de sílabas.
  • Reconhecimento de sons iniciais.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é a aprendizagem ativa, que incentiva os alunos a participarem ativamente do processo educativo por meio de uma busca interativa e colaborativa. Essa estratégia promove o engajamento dos alunos e facilita a prática da identificação sonora em um ambiente descontraído e movido pela curiosidade.

  • Trabalho em grupo.
  • Busca interativa.
  • Discussão em classe.
  • Prática colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para ser realizado em uma sessão de 1 hora, dividida em blocos de tempo específicos para apresentação, busca e discussão. Essa divisão facilita a organização da turma e garante que todas as etapas da atividade sejam cumpridas e aproveitadas de forma eficaz.

  • Introdução e explicação da atividade (10 minutos).
  • Formação de grupos e início da busca (20 minutos).
  • Apresentação dos itens encontrados por cada grupo (20 minutos).
  • Discussão final e conclusão da atividade (10 minutos).

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma qualitativa, observando sua participação e envolvimento durante a atividade. Critérios como a habilidade de identificar corretamente os sons iniciais, a criatividade na busca por objetos, e a colaboração entre pares serão levados em conta. Por exemplo, a eficácia na apresentação e escrita correta dos fonemas no quadro serão parâmetros importantes para avaliação, bem como a integração e troca de ideias dentro dos grupos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade são simples e visam proporcionar um ambiente que estimule a criatividade e a interação. Tais recursos são pensados para apoiar a busca e a apresentação dos elementos encontrados de forma prática e acessível.

  • Objetos disponíveis na sala de aula.
  • Quadro e giz ou marcadores.
  • Cartões com sons iniciais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo