Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Vladia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos do cotidiano

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é projetada para promover a leitura e compreensão de textos oriundos do cotidiano dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao utilizar textos variados como receitas, avisos, calendários, convites, a atividade não somente engaja os alunos numa busca ativa por informação, como desenvolve habilidades essenciais de leitura e interpretação. Organizada em forma de jogo, a caça ao tesouro conduz os alunos através de uma série de pistas escondidas, cada uma ligada a um tipo diferente de texto. Cada pista lida corretamente os aproxima do 'tesouro final': um conjunto de livros coloridos e atrativos, escolhidos para incentivar o prazer pela leitura compartilhada. Esta dinâmica promove o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, ao mesmo tempo em que torna o processo de aprendizagem mais atraente e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura e interpretação de textos diversos, fundamentais para a sua formação leitora e desenvolvimento acadêmico. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em equipe, promover a autonomia dos estudantes e fazer com que percebam a leitura como uma atividade prazerosa e enriquecedora. Através da interação com diversos tipos de textos, os alunos irão desenvolver capacidades de buscar, selecionar e compreender informações, preparando-os para navegar com mais propriedade no mundo letrado em que vivemos.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos do cotidiano.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Incentivar a autonomia e a proatividade dos alunos.
  • Estimular o prazer pela leitura através de atividades lúdicas.
  • Familiarizar os alunos com diferentes formatos e tipos de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais que fazem parte do cotidiano dos alunos. Através da exploração de receitas, avisos, calendários, convites, entre outros, os estudantes terão a oportunidade de praticar a leitura ativa, identificando propósitos e características específicas de cada tipo de texto. Esta diversidade textual convida à reflexão sobre a importância e funcionalidade da leitura em diferentes contextos da vida cotidiana, consolidando a base para um letramento pleno.

  • Leitura e interpretação de textos do cotidiano.
  • Identificação das características específicas dos diferentes gêneros textuais.
  • Prática de leitura ativa e reflexiva.
  • Exploração da funcionalidade dos textos em contextos variados.

Metodologia

A metodologia ativa será o centro desta atividade, onde os alunos serão os protagonistas de sua aprendizagem. Divididos em pequenos grupos, embarcarão em uma caça ao tesouro dentro do ambiente escolar, guiados por pistas que os levarão a diferentes textos. Cada etapa desafiadora exigirá que interpretem as informações lidas para avançar. O professor atuará como mediador, incentivando a colaboração e oferecendo suporte quando necessário. O uso da gamificação enriquece a experiência ao tornar a aprendizagem mais interativa e motivadora.

  • Leitura de pistas e busca ativa por textos variados.
  • Discussão em grupo para interpretação coletiva das pistas.
  • Uso de gamificação para tornar a aprendizagem mais envolvente.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 1 hora cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade e a formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos participarão efetivamente da caça ao tesouro até a descoberta do 'tesouro' de livros para leitura em grupo.

  • Aula 1: Introdução da atividade e organização dos grupos.
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro e leitura compartilhada do 'tesouro' encontrado.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua ao longo da atividade, observando a participação dos alunos, capacidade de trabalhar em equipe, habilidades de leitura e interpretação de textos. A conclusão da caça ao tesouro e a interação durante a leitura compartilhada dos livros também serão consideradas. O engajamento, o respeito pelas ideias dos colegas e a utilização de estratégias eficazes para resolver os desafios propostos serão aspectos valorizados.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários diversos materiais e recursos para a realização da atividade, entre eles, cópias impressas das pistas, que envolvam diferentes gêneros textuais, livros coloridos e interessantes para o 'tesouro', além de materiais para organização dos grupos e espaço adequado na escola para a caça ao tesouro. A escolha de textos atrativos e representativos de diferentes gêneros garantirá o engajamento dos alunos e o sucesso da atividade.

  • Cópias impressas de pistas envolvendo diferentes gêneros textuais.
  • Seleção de livros coloridos e atrativos para o 'tesouro'.
  • Materiais para identificação e organização dos grupos (crachás, lenços coloridos, etc.).
  • Espaço adequado para a realização da caça ao tesouro na escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo