Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e interpretação de texto

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é uma metodologia ativa que objetiva promover a leitura e a interpretação de textos literários entre alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de maneira lúdica e interativa. Divididos em pequenos grupos, os estudantes percorrerão um trajeto pré-definido pela sala de aula ou pela escola, onde encontrarão dicas ocultas em fragmentos de contos ou poemas. Essas pistas, meticulosamente escolhidas, guiarão os alunos através de uma jornada de descobertas até o grande 'tesouro': um livro ilustrado. Ao concluir a atividade, cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e o que aprenderam sobre os textos que os conduziram ao tesouro. Este exercício não só estimula a apreciação literária, mas também fomenta a coesão grupal, a comunicação eficaz e a reflexão coletiva sobre os materiais lidos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade busca desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, enfatizando a importância da literatura como fonte de conhecimento e prazer. Além disso, visa estimular o trabalho em grupo, a comunicação, a solução de problemas e a reflexão crítica sobre os textos explorados. Ao integrar a leitura e a interpretação literária em um contexto lúdico, espera-se que os alunos possam reconhecer a relevância da literatura em suas vidas, desenvolvendo um apreço duradouro pela leitura.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Promover a apreciação literária e incentivar o gosto pela leitura.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Estimular a comunicação eficaz e a expressão de ideias.
  • Desenvolver o raciocínio crítico e a habilidade de solucionar problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a leitura e a interpretação de variados textos literários, incluindo contos e poemas. Explorará a narrativa, a poesia visual e concreta, destacando a importância do formato do texto, da diagramação e das ilustrações como elementos que contribuem para o sentido e a apreciação da obra literária. Desta forma, engaja os alunos em uma experiência educativa que valoriza a multidimensionalidade dos textos e a riqueza expressiva da linguagem.

  • Leitura e interpretação de contos e poemas.
  • Apreciação de poemas visuais e concretos.
  • Análise de elementos narrativos e poéticos.
  • Reconhecimento da importância do formato textual e das ilustrações na compreensão e apreciação literária.

Metodologia

Esta atividade é desenvolvida com base em metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, visando uma educação mais participativa e experiencial. Os alunos serão agrupados para procurar dicas escondidas em fragmentos literários, promovendo a interação e o diálogo entre eles. Após encontrarem o 'tesouro', cada grupo refletirá e compartilhará suas descobertas e interpretações em uma roda de debate, consolidando o aprendizado através da expressão verbal e do compartilhamento coletivo de ideias.

  • Caça ao tesouro utilizando fragmentos literários.
  • Trabalho em grupo para solucionar enigmas.
  • Roda de debate para compartilhamento de descobertas e reflexões.
  • Aprendizagem baseada em jogos para estimular o engajamento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a atividade e iniciada a caça ao tesouro. Na segunda aula, os grupos compartilharão suas descobertas e realizarão a roda de debates.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Compartilhamento das descobertas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será realizada através da observação do engajamento e participação dos alunos durante a caça ao tesouro, bem como da qualidade das reflexões e interpretações compartilhadas na roda de debate. Serão considerados critérios como cooperação, habilidade de comunicação, capacidade de resolução de problemas e profundidade das análises literárias apresentadas. Exemplos práticos da contribuição de cada grupo serão utilizados para ilustrar a aprendizagem alcançada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários fragmentos de contos e poemas impressos contendo as dicas para a caça ao tesouro, livros ilustrados como prêmios, espaço adequado na sala de aula ou pela escola para a dispersão das dicas, e materiais para anotação e ilustração para uso durante a roda de debate.

  • Fragmentos de contos e poemas impressos.
  • Livros ilustrados para premiação.
  • Espaço físico adequado para a atividade.
  • Materiais de escrita e ilustração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo