A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é desenhada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de aprendizado dinâmica, interativa e significativa, que inicia em casa e se desdobra na sala de aula. Em casa, os alunos, com o auxílio dos responsáveis, engajam-se na leitura de uma receita simples ou de instruções de montagem, iniciando o processo de familiarização com diversos gêneros textuais. Posteriormente, em sala, organizados em equipes, os alunos participam de uma caça ao tesouro que os leva por diferentes 'estações', onde devem ler e compreender variados gêneros textuais como avisos, convites ou listas para avançar na atividade. A jornada culmina na descoberta de um 'tesouro' - um novo livro de histórias ou um objeto ligado à leitura realizada em casa, reforçando a importância da leitura atenta e da compreensão textual. Esta atividade objetiva desenvolver habilidades de leitura, interpretação de texto e trabalho em equipe, apoiando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de resolver problemas em contexto lúdico.
O principal objetivo desta atividade é estimular os alunos a desenvolverem habilidades de leitura e compreensão textual, explorando a diversidade dos textos e suas funções no cotidiano. Busca-se promover a autonomia dos estudantes no processo de leitura, propiciando situações em que possam aplicar estratégias de compreensão textual, trabalhar em equipe e resolver problemas de forma colaborativa. Além disso, a atividade visa reforçar a importância da leitura como ferramenta de acesso ao conhecimento e ao prazer, incentivando o hábito leitor e a apreciação de diferentes gêneros textuais.
O conteúdo programático abrange o reconhecimento de diferentes gêneros textuais, tais como receitas, instruções de montagem, avisos, convites e listas. Será dada ênfase à compreensão e interpretação desses textos, considerando suas características específicas e finalidades. Estratégias de leitura para melhor compreensão e interpretação dos textos também serão abordadas, além do desenvolvimento de habilidades sociais no trabalho em equipe.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada para engajar os alunos desde o início, incentivando a preparação prévia em casa e possibilitando a aplicação do conhecimento em sala. Durante a caça ao tesouro literário, os estudantes serão divididos em grupos, fomentando a colaboração e a comunicação eficaz entre eles. Ao encontrar pistas em diferentes estações, os alunos praticarão a leitura e interpretação de textos em variados contextos, propiciando uma aprendizagem significativa e contextualizada.
A atividade terá uma carga horária total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. Iniciará com a preparação prévia em casa, seguida pela organização dos grupos em sala e a execução da caça ao tesouro ao longo das sessões. Concluirá com a apresentação dos 'tesouros' encontrados e uma reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação será formativa, observando o engajamento dos alunos durante as atividades em grupo, a habilidade de leitura e compreensão textual demonstrada nas estações da caça ao tesouro, e a capacidade de colaboração e comunicação entre pares. Será considerado também o envolvimento na tarefa de casa, como preparação inicial para a atividade. Exemplos de engajamento e colaboração serão destacados como indicadores de sucesso, juntamente com a demonstração de compreensão das instruções lidas e sua aplicação para localizar o tesouro.
Os recursos necessários incluem textos variados (receitas, instruções de montagem, avisos, convites, listas), pistas impressas para a caça ao tesouro, espaços designados como estações dentro da sala de aula ou da escola, e os 'tesouros' a serem encontrados (novos livros de histórias ou objetos relacionados). Também será importante contar com a colaboração dos responsáveis na etapa inicial da atividade em casa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula