Caça ao Tesouro Literário na Feira

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, interpretação e exploração literária

Esta atividade pedagógica prática visa levar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a uma rica experiência de leitura e interpretação através de uma saída de campo a uma feira literária. Utilizando a obra 'Leitura de noite no bosque', de Ana Maria Machado, como ponto de partida, a atividade se desenvolve em torno de uma caça ao tesouro engajante e educativa. Os estudantes, em grupos, são incentivados a buscar pistas escondidas nas páginas do livro e em stands relacionados, trabalhando tanto a leitura compartilhada quanto a exploração do ambiente literário. Para encontrar as pistas, eles precisarão resolver enigmas e buscar palavras-chave que dizem respeito ao conteúdo da história. Cada pista encontrada levará os alunos a uma nova descoberta, promovendo uma imersão profunda tanto na narrativa quanto no universo literário apresentado na feira. A culminância da atividade se dá com a montagem de um mural coletivo, onde cada grupo poderá expor suas descobertas, promovendo assim o compartilhamento de conhecimentos e experiências vivenciadas durante a saída. Esta proposta não só estimula habilidades de leitura e interpretação, mas também fomenta o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de maneira lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais estimular o interesse e o prazer pela leitura entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, além de desenvolver habilidades de interpretação de texto e capacidade analítica. Por meio da busca por pistas escondidas em um livro e em um ambiente literário diversificado como uma feira, espera-se que os estudantes aprimorem sua atenção aos detalhes, compreensão de narrativas e vocabulário. Além disso, a dinâmica de trabalho em grupo visa incentivar o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, comunicação eficaz e resolução conjunta de problemas. A montagem do mural coletivo, por sua vez, proporciona uma oportunidade para que os alunos expressem criativamente suas descobertas e aprendizados, reforçando assim o sentido de comunidade e pertencimento.

  • Estimular o gosto e o hábito pela leitura.
  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto e análise literária.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Aprimorar a atenção aos detalhes e a capacidade de resolver enigmas.
  • Fomentar a expressão criativa e a consciência comunitária.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF15LP03) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • (EF15LP26) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos literários.
  • (EF01LP06) Ler palavras diversas, de uso frequente na língua portuguesa.
  • (EF01LP19) Participar de situações de intercâmbio oral, formulando e respondendo a perguntas sobre textos lidos pelo professor.
  • (EF01HI02) Identificar semelhanças e diferenças entre o modo de vida atual e o de outras épocas.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático desta atividade abrange a leitura e interpretação de textos, com ênfase na narrativa 'Leitura de noite no bosque' de Ana Maria Machado. Busca-se explorar conceitos literários básicos, tais como personagem, enredo e cenário, dentro do contexto da obra selecionada e de forma ampliada na feira literária. Além disso, trabalha-se o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio do trabalho em equipe durante a caça ao tesouro e na elaboração do mural coletivo, promovendo o diálogo, a cooperação e o respeito pelas ideias dos outros.

  • Compreensão de texto e vocabulário.
  • Análise de personagens, enredo e cenário.
  • Resolução de enigmas e busca de pistas.
  • Trabalho em grupo e habilidades de comunicação.
  • Criação de expressão criativa por meio de murais.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada no aluno, utilizando abordagens como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta combinação assegura uma experiência imersiva e participativa, onde os alunos têm papel ativo no seu processo de aprendizagem. Iniciando com a saída de campo à feira literária, os alunos serão imediatamente envolvidos em um ambiente rico em estímulos, propício para a realização da caça ao tesouro. Esta atividade prática, que incluirá a busca de pistas dentro do livro e ao redor dos stands, promove a exploração, a curiosidade e o engajamento direto com o texto e o contexto literário. A roda de debate servirá para o compartilhamento das descobertas e a reflexão conjunta sobre os aprendizados, enquanto a sala de aula invertida permitirá uma preparação prévia e um aprofundamento posterior à visita, por meio de atividades e pesquisas guiadas. Por fim, a aprendizagem baseada em jogos está no cerne da caça ao tesouro, transformando o desafio de aprender em uma experiência divertida e memorável.

  • Saída de Campo: Visita à feira literária
  • Atividade Mão-na-massa: Busca de pistas e resolução de enigmas
  • Roda de Debate: Discussão e compartilhamento de descobertas
  • Sala de Aula Invertida: Preparação prévia e aprofundamento pós-atividade
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: Caça ao tesouro literário

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, preparação e saída de campo para a feira literária. O início da caça ao tesouro será ainda nesta etapa. Na segunda aula, os alunos serão encorajados a finalizar a busca por pistas, seguido pelo planejamento e montagem do mural coletivo.

  • Aula 1: Introdução, preparação e início da saída de campo.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro e montagem do mural.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será contínua e formativa, focando na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todo o processo. Observar-se-á o empenho na busca pelas pistas, a habilidade de trabalhar em grupo, a capacidade de vincular as pistas ao contexto da história e a expressão criativa na montagem do mural. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando os esforços e evolução dos estudantes. Exemplos de critérios podem incluir: cumprimento da tarefa de busca de pistas, contribuição para a discussão em grupo, criatividade e coesão no desenvolvimento do mural. A capacidade de refletir sobre a experiência e verbalizar os aprendizados também será considerada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e recursos tais como cópias do livro 'Leitura de noite no bosque' de Ana Maria Machado para cada grupo de alunos, materiais para anotações (cadernos, lápis, canetas), equipamentos para a montagem do mural coletivo (papel grande, marcadores, colas, tesouras, etc.), e autorizações para a saída de campo. Além disso, é fundamental a colaboração da feira literária, permitindo a organização da caça ao tesouro e o acesso aos stands relacionados à obra.

  • Cópias do livro 'Leitura de noite no bosque'
  • Materiais para anotação e registro de pistas
  • Materiais para montagem do mural
  • Autorizações para saída de campo
  • Apoio da organização da feira literária

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo