Caça aos Sons

Desenvolvida por: Tanizi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Caça aos Sons' promove uma experiência imersiva para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao explorarem o ambiente escolar em busca de objetos cujos nomes iniciem com sons específicos das letras do alfabeto. Ao encontrarem tais objetos serão encorajados a capturar fotos destes, desenvolvendo uma relação direta entre os sons iniciais, sua representação gráfica através das letras e a aplicação prática da escrita alfabética. Este caça ao tesouro sonoro não só anima o processo de aprendizagem como também reforça a identificação e associação dos sons às suas respectivas letras, tornando o aprendizado da escrita alfabética uma aventura lúdica e significativa. Além disso, a atividade se alinha à metodologia ativa, incentivando os estudantes a serem protagonistas de sua jornada de aprendizagem através da exploração, observação e associação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fortalecer o reconhecimento dos alunos do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, por meio de uma experiência interativa e engajadora. Além de promover a capacidade de observar e comparar escritas convencionais às suas produções, percebendo semelhanças e diferenças, os alunos aprenderão a distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Essa abordagem prática visa estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo universo das letras e sons, facilitando a compreensão e aplicação do sistema alfabético em contextos variados.

  • Reconhecer e associar sons das letras do alfabeto a objetos do ambiente escolar.
  • Desenvolver habilidades de observação e comparação entre diferentes formas de escrita.
  • Estimular a capacidade de investigação e exploração do ambiente.
  • Promover o entendimento prático do sistema de escrita alfabética.
  • Incentivar a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica se aplica diretamente no contexto de alfabetização e letramento, com foco no reconhecimento dos sons das letras e na associação fonética ao sistema de escrita alfabética. Através da exploração lúdica, os alunos terão a oportunidade de aplicar e reforçar o aprendizado das letras do alfabeto, diferenciand-as de outros sinais gráficos, e observar a relação direta entre o som, o símbolo (letra) e o objeto referenciado, promovendo assim um entendimento intuitivo e prático do alfabeto e de sua aplicabilidade na representação da linguagem falada.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Associação fonética entre som e letra.
  • Diferenciação entre letras e outros sinais gráficos.
  • Exploração do ambiente escolar para identificação de objetos.
  • Uso de tecnologias (como câmeras ou celulares) para documentar a atividade.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade se baseia na aprendizagem ativa, na qual os alunos são estimulados a explorar o ambiente escolar em busca de objetos que correspondam aos sons iniciais das letras do alfabeto, incentivando a autonomia e o aprendizado experiencial. Essa abordagem proporciona uma rica oportunidade para que desenvolvam habilidades de observação, análise e associação, fundamentais para o reconhecimento das estruturas do sistema de escrita alfabética. Através da fotografia dos objetos, os estudantes terão ainda um recurso visual que os auxiliará na associação do som à letra correspondente, reforçando o vínculo entre teoria e prática, e maximizando o potencial de retenção e compreensão do conteúdo.

  • Exploração e observação do ambiente escolar.
  • Identificação e fotografia de objetos.
  • Associação dos objetos encontrados às letras do alfabeto.
  • Atividades práticas de letramento.
  • Uso de tecnologia e mídias digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em sete aulas de 40 minutos cada, totalizando uma carga horária de 5 horas. Inicialmente, haverá uma introdução teórica sobre os sons das letras e seu papel no sistema de escrita alfabética. Em seguida, os alunos serão organizados em pequenos grupos para explorarem o ambiente escolar, identificando e fotografando objetos. As sessões seguintes envolverão a análise e discussão conjunta das fotos capturadas, associando-as às letras correspondentes do alfabeto, culminando na produção de um mural coletivo dos objetos e suas letras inicias.

  • Aula 1: Introdução ao sistema de escrita alfabética e seus sons.
  • Aula 2: Organização dos grupos e instruções da atividade.
  • Aula 3-5: Exploração do ambiente para captura das fotos.
  • Aula 6: Análise e discussão das fotos capturadas.
  • Aula 7: Montagem de mural coletivo e revisão da atividade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, observação das habilidades de trabalho em equipe, capacidade de identificar objetos cujo som inicial corresponda às letras do alfabeto, participação na análise e discussão das fotos e envolvimento na produção do mural coletivo. Será valorizado o processo de aprendizagem e a interação dos alunos com os materiais e entre si, mais do que a precisão na associação correta entre sons e letras. Feedbacks construtivos serão dados continuamente, visando a melhoria e compreensão dos conceitos trabalhados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade será necessário um dispositivo de captura de imagens para cada grupo, como câmeras digitais ou smartphones com permissão de uso. Também será preciso acesso a computadores ou tablets para visualização e seleção das fotos capturadas, além de materiais para a confecção do mural, tais como cartolinas, canetas e cola. A preparação de recursos didáticos impressos com orientações sobre os sons das letras e sua representação gráfica servirão de apoio teórico e guia de referência durante a atividade.

  • Câmeras digitais ou smartphones.
  • Computadores ou tablets.
  • Materiais para mural (cartolina, canetas, cola).
  • Recursos didáticos impressos sobre o sistema de escrita alfabética.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo