Caça aos Sons Mágicos

Desenvolvida por: Ana Ka… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência Fonológica e Letramento

A atividade 'Caça aos Sons Mágicos' é uma prática pedagógica integrada, projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, cujo foco está no desenvolvimento da consciência fonológica através do reconhecimento auditivo e na associação de sílabas às suas respectivas representações escritas. Durante a atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo receberá cartões contendo diversas sílabas. O professor ou a professora, então, pronunciará palavras de forma clara e pausada, cabendo às crianças identificar e selecionar os cartões que contenham as sílabas correspondentes às pronunciadas, com o objetivo de formar a palavra completa. Após a formação de cada palavra, será promovida uma breve discussão sobre como os sons auditivos estão diretamente ligados às suas representações gráficas, estimulando uma maior compreensão da relação entre fala e escrita. Esta atividade pedagógica prática visa promover não apenas o reconhecimento auditivo, mas também estimula a análise sonora, comparação de palavras, bem como oferecer uma oportunidade de manuseio físico das palavras, através dos cartões. Os alunos têm a chance de explorar e consolidar de maneira lúdica e cooperativa o aprendizado acerca da língua escrita, potencializando o processo de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Caça aos Sons Mágicos' é promover, de maneira lúdica e interativa, a consolidação da habilidade de reconhecer e associar sons de sílabas com suas representações escritas entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procura-se também reforçar a importância da audição atenta e da percepção auditiva como ferramentas fundamentais no processo de alfabetização, além de estimular o trabalho em equipe, a análise crítica e a memorização de padrões sonoros e visuais. A atividade permite que os alunos comparem palavras, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, bem como reconheçam e diferenciem letras em formatos diversos, contribuindo significativamente para o avanço no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

  • Promover o reconhecimento auditivo de sílabas e sua associação com a escrita
  • Estimular a compreensão da relação som-representação escrita
  • Desenvolver habilidades de comparação fonológica entre palavras
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e participação ativa
  • Estimular o reconhecimento de letras em diversos formatos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
  • EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Conteúdo Programático

Dentro do currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, o foco desta atividade se dá na exploração e consolidação da consciência fonológica e no processo alfabetizador através de estímulos lúdicos e práticos. Trabalhar com sílabas e sua respectiva representação gráfica permite aos alunos uma imersão no universo da língua escrita, por meio da qual podem explorar, de forma significativa, a materialidade e funcionalidade das letras e sílabas no processo de composição e decomposição de palavras.

  • Consciência fonológica
  • Reconhecimento e associação de sílabas
  • Relação entre som e escrita
  • Análise e comparação de palavras
  • Reconhecimento de letras em diferentes formatos

Metodologia

A metodologia ativa será empregada na condução da atividade 'Caça aos Sons Mágicos', enfatizando a interação e participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. A divisão dos alunos em pequenos grupos favorece a colaboração e o desenvolvimento social, enquanto a manipulação física dos cartões de sílabas permitirá aos alunos experimentar concretamente os conceitos abordados. A dinâmica de pronunciar palavras e de identificar sílabas correlatas estimula não apenas a audição atenta, mas também o raciocínio rápido e a capacidade de associar sons às suas representações escritas.

  • Trabalho em grupo para promover o ensino colaborativo
  • Uso de cartões de sílabas para manipulação física e visual
  • Pronunciação lenta e clara das palavras pelo professor
  • Discussão em grupo sobre a formação das palavras e seus sons
  • Comparação de palavras para identificação de semelhanças e diferenças sonoras

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira sessão, será feita a introdução da atividade, com explicação dos objetivos e a formação dos grupos. Em seguida, começará a dinâmica de seleção de sílabas. A segunda sessão será dedicada à continuação e ao aprofundamento da atividade, com espaço para mais rodadas de seleção de sílabas e uma discussão mais detalhada sobre as palavras formadas e seus aspectos fonológicos.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade (60 minutos)
  • Aula 2: Continuação, aprofundamento e conclusão da atividade (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça aos Sons Mágicos' será feita de forma contínua e formativa. O professor observará a participação individual e em grupo dos alunos, levando em consideração a capacidade de identificar e relacionar as sílabas ouvidas com sua representação escrita, a colaboração dentro do grupo, a participação nas discussões e a habilidade de comparação entre palavras. Exemplos específicos de sucesso serão destacados, como a correta formação de palavras, a ativa participação nas discussões e a demonstração clara de compreensão dos conceitos trabalhados. Será dada feedback construtivo para promover a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caça aos Sons Mágicos', serão necessários cartões de papel ou cartolina com sílabas impressas ou escritas à mão, divididas de acordo com as sílabas mais comuns da língua portuguesa. Além disso, o espaço da sala de aula deve ser organizado de maneira que os grupos possam trabalhar juntos, mas com espaço suficiente para não interferirem uns nos outros. A utilização de um quadro branco ou lousa para as discussões coletivas sobre as palavras formadas também será útil.

  • Cartões de papel ou cartolina com sílabas
  • Espaço adequado para trabalho em grupo
  • Quadro branco ou lousa para discussões

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