Caça aos Sons Misteriosos

Desenvolvida por: Simoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Nesta atividade prática e interativa, denominada 'Caça aos Sons Misteriosos', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a engajar em uma experiência de aprendizado dinâmica e inovadora. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão cartões com letras do alfabeto selecionadas aleatoriamente. Com esses cartões em mãos, eles terão a missão de explorar conjuntos os espaços da sala de aula e demais áreas acessíveis da escola, em uma busca curiosa e investigativa por objetos cujos nomes iniciem com as letras fornecidas. Ao localizar tais objetos, deverão realizar duas ações: primeiramente, desenhar o objeto identificado em uma folha de papel; em segundo lugar, tentar escrever o nome do objeto, aplicando assim, na prática, a associação entre som e letra, fundamentais para o processo de alfabetização. A conclusão da atividade se dará com cada grupo apresentando seus 'achados' para a turma, possibilitando uma rica troca de aprendizados e a correção coletiva, onde a escrita convencional dos objetos será comparada às tentativas individuais dos alunos, reforçando o reconhecimento dos sons da fala e suas respectivas representações no sistema de escrita alfabética.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal deste plano de aula é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e significativa no processo de alfabetização, por meio da atividade 'Caça aos Sons Misteriosos'. Essa experiência visa promover a habilidade de associação entre sons e letras, um passo crucial na jornada de alfabetização. Através desta atividade, pretende-se também estimular o reconhecimento de palavras no ambiente, trabalhar em equipe, e comparar as tentativas de escrita dos alunos com as formas convencionais, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento do letramento.

  • Desenvolver a capacidade de associar sons às suas respectivas letras.
  • Praticar a leitura e escrita de palavras simples, identificadas no ambiente escolar.
  • Estimular o trabalho em equipe durante a busca dos objetos.
  • Comparar a escrita convencional com as tentativas dos alunos, promovendo a autoavaliação e a correção.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça aos Sons Misteriosos' é embasada em princípios fundamentais da alfabetização, focando no processo de associação entre sons (fonemas) e suas representações gráficas (letras). Este aprendizado inicial é crucial, pois constitui a base para a compreensão do sistema de escrita alfabética, um dos pilares da língua portuguesa. Ao envolver os estudantes em uma tarefa lúdica e prática, esta atividade também encoraja o desenvolvimento de competências inter e intrapessoais, como trabalho em equipe, comunicação e criatividade.

  • Associação fonética: reconhecer letras e sons correspondentes.
  • Leitura e escrita inicial: prática de escrita de palavras simples a partir da observação.
  • Trabalho em equipe: cooperação entre os alunos durante a busca dos objetos.
  • Comparação e correção: reconhecimento da escrita convencional e tentativa de aproximação.
  • Representação dos sons da fala no sistema de escrita alfabética.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, promovendo o aprendizado por meio da prática direta e da experiência concreta. Ao invés de uma abordagem puramente teórica, os alunos serão diretamente envolvidos em um processo ativo de exploração e descoberta, que facilite a internalização dos conceitos relacionados à associação entre som e letra. Esta metodologia favorece o engajamento, a curiosidade e o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, essenciais para o processo de aprendizagem.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para promover a interação e cooperação.
  • Distribuição de cartões com letras para cada grupo, iniciando a busca pelos objetos.
  • Desenho e tentativa de escrita do nome dos objetos encontrados, aplicando conhecimentos sobre som e letra.
  • Apresentação dos achados de cada grupo para a turma, promovendo a discussão e correção conjunta.
  • Comparação final entre as tentativas dos alunos e a escrita convencional.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Esta distribuição permite a adequada preparação, execução e conclusão da atividade, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira eficaz e significativa.

  • Aula 1: Introdução ao conceito da atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Execução da 'Caça aos Sons Misteriosos' na prática.
  • Aula 3: Apresentação dos resultados e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça aos Sons Misteriosos' será realizada de forma formativa, valorizando o processo de aprendizagem e a participação ativa dos alunos. Foco será dado à capacidade dos estudantes de associar corretamente sons e letras, bem como à criatividade e ao esforço empregado na busca e representação dos objetos. Será também considerada a participação na discussão coletiva e a capacidade de comparar suas produções com a escrita convencional, entendendo assim, as diferenças e semelhanças. Exemplos de avaliação incluem a observação direta durante a atividade, a análise dos desenhos e escritas produzidos, além da contribuição individual e em grupo durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade ‘Caça aos Sons Misteriosos’, serão necessários materiais simples e acessíveis, como cartões ou papéis com letras impressas, folhas de papel para desenhos, lápis, borrachas e canetas coloridas. A escolha destes recursos visa estimular a expressão criativa dos alunos e facilitar a execução da metodologia ativa proposta, garantindo assim, uma experiência de aprendizagem enriquecedora e engajadora.

  • Cartões ou papéis com letras do alfabeto.
  • Folhas de papel em branco para os desenhos.
  • Lápis, borrachas, e canetas coloridas.
  • Espaços da escola acessíveis para exploração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo